Dois milhões de doses da vacina de Oxford chegarão no Rio de Janeiro no sábado

Os dois milhões de doses da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica Astrazeneca em parceria com a Universidade de Oxford, que serão importadas da Índia para o Brasil, devem desembarcar no Rio de Janeiro na tarde do próximo sábado (16). No domingo (17), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) vai decidir sobre a liberação para uso emergencial de vacinas contra o coronavírus no país.

São dois pedidos à espera de aval. O primeiro foi feito pelo Instituto Butantan, para o uso de 6 milhões de doses da vacina Coronavac que foram importadas da China ainda no ano passado. Já o segundo o pedido de autorização da Fiocruz para o uso dessas duas milhões de doses da vacina de Oxford.
O Ministério da Saúde avalia marcar o início da imunização em um evento no Palácio do Planalto na terça (19) com governadores. A ideia é vacinar um idoso e um profissional de saúde -a agenda, porém, ainda não foi confirmada.

Atualmente, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, enfrenta críticas por não dar uma previsão exata para o início da imunização, dizendo apenas que deve ocorrer no "dia D" e na "hora H".
O imunizante será trazido pela companhia aérea Azul em parceria com o governo federal, em um único voo. Um Airbus A330neo, a maior aeronave da frota, vai decolar do Recife nesta quinta (14) rumo à cidade indiana de Mumbai para buscar a carga estimada em 15 toneladas.

O avião será equipado com contêineres que garantem o controle de temperatura de 2ºC a 8ºC, de acordo com as recomendações do fabricante. O voo deve chegar ao Brasil no sábado, pousando no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio, por volta das 15h.

Assim que a vacina chegar ao Galeão, seguirá para a unidade de Manguinhos da Fiocruz, que fica em Bonsucesso, na zona norte do Rio. Isso porque a vacina precisa ter uma rotulagem nacional para ser distribuída. É justamente a Fiocruz, que pesquisou os efeitos da substância no país, que colocará as novas etiquetas. Esse processo deve levar um dia.

Na sequência, as doses da vacina seguem para o Centro de Logística do Ministério da Saúde, localizado no bairro do Taboão, em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo. A vacina deve ficar cerca de três dias armazenada em geladeiras que garantam a temperatura. Todo o transporte deve ter esse cuidado, com caminhões equipados. Fonte: Folhapress

6 comentários:

  1. Oia o Pinao ali, os pesquisadores(a) estão trabalhando bem ativos...��

    ResponderExcluir
  2. A gora eu quero ver pé-pato do bairro de dona rosa roba ciménto da prefeitura , agora é 10 kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade esse e outros disviava material d prefeitura e o cimento até o cara da oficina comprou , engraçado o secretário e o Rolandin so dava madeira e telhas usada a quem o covem! Agora oque e do povo usando d cargo p usufluir vão p inferno bando d covos⛏️

      Excluir
  3. Graças a Deus pra as coisa normalizar porque sem essa vacina aqui no Brasil o povo fica colocando desculpas agora com vacina quero vê como as coisas vão andar. Porque mais que a vacina é Deus e ele que permitiu tudo isso no mundo poroso temos que está ligado com Jesus o o Protetor das nossa vida.

    ResponderExcluir
  4. Ednaldo Ribeiro com esse virus q asola o mundo você Prefeito q acha d separa urgência e Emergência p Crianças? Pq? Suspeitos si mistura entre outros e Risco na Upa todos observação,internados Usam mesmo banheiro , vamos nos ajudar pense muda isso, q vc Continui governando c sabedoria e humidade, como certos Médicos ai na Upa

    ResponderExcluir