Juiz de Cruz das Almas fala sobre queima de espadas no município

O juiz da vara crime de Cruz das Almas, Renato Alves Pimenta, falou com exclusividade ao Cruz na Tela nesta terça-feira (31) no Fórum Dr. Tancredo de Almeida Neves,  sobre a queima de espadas no município, tradição que ficou proibida desde 2011, depois de uma decisão judicial. 

Segundo o magistrado, não será permitido o fabrico, queima, armazenamento ou transporte de materiais ligados a suposta tradição. Ele chegou a dizer que tal prática não cabe mais à cidade, devido o seu desenvolvimento e ao perigo à própria vida de cada cidadão. 

"O balão que inclusive foi uma tradição, hoje também é uma prática proibida por lei, devido ao perigo de incêndios e também se forem soltos perto de aeroportos por exemplo," acrescentou o juiz.  

Ainda segundo ele,  várias pessoas respondem processos na justiça,  sobre a queima de espadas e não será diferente com quem insistir, desrespeitando a lei. 

Outros assuntos foram esclarecidos pelo Dr. Renato, inclusive sobre as  Audiências de Custódia que vêm sendo realizadas um dia seguinte a cada prisão em flagrante, pela polícia, tratado que se deu em 1992, no entanto, foi recentemente que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) adotou as medidas a fim de colocar a Audiência de Custódia em prática. 

Sobre a violência na cidade, ele disse que várias reuniões com o Ministério Público, Polícia Militar, Civil e a sociedade, estão acontecendo para tratar do assunto e com isso tentar ajudar a própria população, dando uma atenção devida a todos os casos que chegam ao conhecimento das autoridades. Cruz na Tela

17 comentários:

  1. Daqui a pouco tem um monte de desocupado criticando a decisão da justiça. Dizendo q era tradição e blablabla. Respeitar os mais velhos, viver em paz, n usar drogas, isso tb era uma tradição e acabou. Aí ninguém reclama.
    Fiz três comentários no site e n foi publicado nenhum. Pensei q o site desse a voz ao povo.

    ResponderExcluir
  2. o que oferece mais perigo ao cidadão cruzalmense, a queima de espadas ou a bandidagem e o tráfico que impera em nossa cidade? o que eles deviam se preocupar em combater fazem apenas vista grossa. infelizmente isso é o sistema. ai vem com conversinha dizendo que estão lutando contra isso. a policia só aparece depois que a merda ja aconteceu.

    ResponderExcluir
  3. TEM QUE PROIBIR MESMO, MUITAS VIDA FORAM PERDIDAS POR CAUSA DESTA TRADIÇAO DE MALUCO, FORA O PREJUIZO QUE ELAS CAUSAM AOS MORADORES DA CIDADE CIDADE. ESTAVA MAIS DO QUE NA HORA MESMO, E CADEIA PARA QUEM FABRICA E SOLTA, E AS PENAS DEVERIAM SER MAIS SEVERAS. FICA A DICA.

    ResponderExcluir
  4. Vcs estão preocupados com espadas tem coisas melhor pra se preocupar é a criminalidade da cidade !

    ResponderExcluir
  5. Deveriam proibir também bombas fortes, isso prejudica audição das pessoas e sem contar no susto que pode levar a morte.

    ResponderExcluir
  6. Vamos ver se ele vai consegui impedir msm pois sempre é o mesmo papo mais no dia até a polícia some

    ResponderExcluir
  7. Eu vou tocar espada msm quero ver quem vai me impedir

    ResponderExcluir
  8. Com a proibição ou não, iremos soltar... Vai pro meio quem gosta

    ResponderExcluir
  9. Engracado como uma tradicao centenaria passa a ser crime porque um promotor nao gosta de eapadas ai todia tem que aceitar a proobicao.
    Porque a mesma pessoa que proibiu espada nao acabou tambem com jogo de bicho que e contravencao e esta abertamente em toda a cidade.
    As rifas tambem foram proibidas e ja estao voltando a expor seua premios pelo centro da cidade ja sao vistos carros com propaganda tomando a vaga de quem procura estacionar para e fazer compras no comercio ai a justica nao proibe.

    ResponderExcluir
  10. QUEM A POLÍCIA PEGAR TOCANDO ESPADA VAI PRESO E RESPONDE PROCESSO!!

    ResponderExcluir
  11. Sou Cruzalmense c orgulho e gosto muito das espadas pois nasci e cresci vendo essa tradicao linda, mas de fato a cidade cresceu de mais e tocar em toda cidade, fica complicado na praça por exemplo as espadas iriam danificar o comercio, o certo é ter lugares especificos para tocar, mas acabar com uma tradicao centenária é muito desrespeito.

    ResponderExcluir
  12. Isso é Caó, brinquem e se divirtam mesmo mulekada.kkkkk
    Bom São João p noix.kkkk

    ResponderExcluir
  13. Liberem as Espadas ou Nois Do BDM Vamos começar Uma Guerra

    ResponderExcluir
  14. Vcs bdm vai cai e tudo ba cadeia

    ResponderExcluir
  15. Sou de cruz das almas mais moro em SP tem muito orgulho da minha cidade quando falo pros colegas que sou de lá sabem o que eles falam logo vc é de lá das guerras das espadas nosso cruz das almas e conhecida por essa tradição que tem a vários anos e agora querem acabar , porque não vão acabar com o tráfico de drogas que tá tomando comota da cidades isso sim é que tem que acabar seu juiz não querer acabar com uma tradição que vem de vários anos

    ResponderExcluir
  16. BDM é tudo otario. Tem que proibir espadas msm. Botar pra pagar 5000 mesmo. Neguinho tem que sifu para aprender, e a bandidagem, tem que cortar no aço. O outro disse que nasceu vendo espada, só se for as cutucadas q tomava na cabeça qdo tava, dentro da barriga da mãe. Deixa de mimimi Zé povinho, vao votar no PT e continuar ignorantes.

    ResponderExcluir
  17. Libera as espadas são tradições
    Vai atrás quem quer

    ResponderExcluir