Portugal apura morte de criança por possível reação à vacina

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos 
de Saúde de Portugal (Infarmed) informou na segunda-feira 17 que iniciou uma investigação para esclarecer se um menino de 6 anos de idade morreu em virtude de uma reação à vacina anticovid. Embora já tivesse completado o esquema vacinal, o jovem contraiu o vírus.
De acordo com o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, a criança deu entrada no local apresentando um quadro de parada cardiorrespiratória. No entanto, apenas depois da autópsia será possível verificar se a morte do menino pode estar associada à infecção, à vacina ou a outros motivos.
Suspeita de reação adversa à vacina
O Infarmed confirmou que recebeu uma notificação de suspeita de reação adversa no caso da morte da criança. “Isso será tratado pela Infarmed em conjunto com a Unidade Regional de Farmacovigilância de Lisboa, Setúbal e SO menino tomou a primeira dose da vacina em 8 de janeiro. Durante a semana, na escola, acabou infectado. No dia 16, depois de ter testado positivo para covid-19, deu entrada no Hospital de Santa Maria e morreu no mesmo dia. O antarém”, disse, em comunicado, a agência de notícias Lusa.
Segundo o órgão regulador, estão sendo recolhidos “dados adicionais por parte do notificador para análise e avaliação da imputação de causalidade, uma vez que, não sendo a aparente relação temporal o único determinante na avaliação da causalidade, é necessário proceder à recolha de toda informação clínica”.
O menino tomou a primeira dose da vacina em 8 de janeiro. Durante a semana, na escola, acabou infectado. No dia 16, depois de ter testado positivo para covid-19, deu entrada no Hospital de Santa Maria e morreu no mesmo dia. (R.Oeste)



Um comentário: