STF mantém decisão de liminar que proíbe guerra de espadas em Senhor do Bonfim, na Bahia

Guerra de espadas em Senhor do Bonfim, Bahia — Foto: Juliana Viana/TV São Francisco
O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a decisão de uma liminar que proibia a tradicional guerra de espadas na cidade de Senhor do Bonfim – Região Norte Baiana. A decisão foi tomada pelo ministro Luiz Fux, que é o presidente em exercício da corte. No documento, ele repetiu uma medida da ministra Carmen Lúcia, tomada em maio de 2018, que fala sobre o risco de morte dos praticantes da guerra de espadas.
O pedido de suspensão da liminar foi feito pela prefeitura da cidade, que alegou que a proibição prejudica a economia do município, porque implica diretamente na redução das receitas e na diminuição do turismo no período dos festejos juninos.
No começo deste mês, a decisão de proibir a guerra de espadas já havia sido recomendada pelo Ministério Público Estadual da Bahia (MP-BA). A competição com fogos de artifício foi suspensa pelo terceiro ano seguido. Em 2003 foi instituído o Estatuto do Desarmamento e a proibição da guerra de espadas se baseou no Artigo 16, que trata da posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Desde então, o Ministério Público acompanha a situação da guerra de espadas. (G1).

2 comentários:

  1. Os espadeiros não respeitam as leis brasileiras mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Ninguem tá nem aí para decisão do promotor,as espadas correram soltas em cruz das Almas(grande falta de respeito a uma decisão judicial)

    ResponderExcluir