Palestra com representantes do Exército é vista como uma "luz no fim do túnel" na tradição das espadas em Cruz das Almas

Uma importante palestra com dois representantes do Exército, foi vista como uma "luz no fim do túnel" para os defensores da tradição das espadas de fogo em Cruz das Almas. 
O evento aconteceu na noite de quarta-feira (6) na Câmara Municipal da cidade e reuniu espadeiros, Polícia Civil, na pessoa do delegado Cristovão Eder e Militar com o tenente Algusto, além da Imprensa, advogados, alguns vereadores, tenente Clareane e o  sargento Rafael, representando o Exército Brasileiro. A galeria ficou pequena para o grande número de pessoas que tinha a vontade de saber como seria possível o retorno da tradição que acabou sendo proibida por lei. Todo o caminho para a liberação da tradição, foi mostrado pelos oficiais, que inclusive franquearam a palavra para os participantes do evento, onde foram feitas diversas perguntas. 
Um dos pontos que ficou claro para a população, foi a questão do fabricante de espadas, passar a ser um micro empresário. Também foi discutida a quantidade de pólvora e o tamanho do artefato. Alguns vereadores e representantes da cidade de Senhor do Bonfim, também marcaram presença na reunião, uma vez que a cidade também defende a volta da tradição das espadas. 
As vereadoras, Camila Moura e Maria Cedraz, falaram da importância de terem ido a Salvador, juntamente com uma associação de espadeiros da cidade, para trazer a reunião para o município, afim de tentar resgatar essa importante tradição. 
-Estamos contentes e vamos lutar para que tudo seja feito dentro dos padrões, conforme manda a lei, para que ninguém seja prejudicado". Cruz na Tela

18 comentários:

  1. Gostei irmão, o trabalho é esse.

    ResponderExcluir
  2. Rapaz eu não gostava muito dessa Camila não, ate por não conhecer mas se continuar assim vai ser nossa chefe do executivo logo logo.
    #queromeusaojoaodevolta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maluco. Por gnt igual a vc q o brasi ta na merda. So jogar migalhas q se contenta. Vc devia era ledir por educação, saúde, segurança. E n por essa merda. Mas pelo visto vc é um q vive da aposentadoria dos pais. Vive de bolsa esmola.

      Excluir
  3. Ainda tem seres Humanos querendo voltar essa tradição ?
    Puta que pariu, sabendo q vai ter espadas traiçoeiras ou seja vai ter elemento fazendo espada para matar... se fosse como antigamente ai sim daria valor a tradição, mais como o mundo ta agora digo não as espadas!!! Obs minha opnião...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aprende a ler primeiro. Regras e normas leu? Agora deixa de ser idiota e vai comprar um pedaço de corda.

      Excluir
  4. Se é tradição tem que ter um lugar específico para tal tradição e ñ ficar tocando aleatoriamente e prejudicando a população e até mesmo chegando a ter vítimas fatais. Sou contra a essa tradição, e estou expressando aqui meu direito de cidadã, que as autoridades competentes que construam um espaço para queima da tradição, assim quem quiser participar que fique à vontade, evitando assim que nossas casas sejam destruidas por conta dessa tradição que tantos defendem, já tive meu telhado destruído e ninguém pagou por uma única telha, e cadê a responsabilidade de assumir um prejuízo financeiro e uma dor de perder seu ente querido por conta da tradição? Se é tão importante pra alguns que façam essa tradição com responsabilidade assumindo os prejuízos que vinher ocorrer por conta disso, principalmente essas duas vereadoras que apoiam essa tradição pensando elas que vão se reeleger com isso,é melhor vçs irem procurar ajudar a população que sofrem com a falta de emprego, os jovens que estão morrendo por conta das drogas, as famílias carentes passando necessidades sem um pão pra tomar café de manhã, pensa nisso vereadoras. Fica aqui minha opinião de cidadã cruzalmense.

    ResponderExcluir
  5. Com poucas palavras sou capaz de derrubar a possível autorização, ou seja, a anuência do Exército Brasileiro para a fabricação e queima de fogos desse tipo em qualquer região do Brasil, quer ver? aguarde...

    ResponderExcluir
  6. Ueviton Santana, qual foi a lei que proibiu as espadas em Cruz das Almas? Número da lei? Ano de publicação? É lei federal, estadual ou municipal? É por informações mentirosas como essa que dia a dia a chamada "MÍDIA" perde credibilidade diante da população. SÓ MENTIRAS E CRETINICES. Se eu fosse você iri estudar jornalismo de verdade ao invés de só ficar postando mentiras na internet e na rádio. E mais uma coisa: quem faz as leis é o Poder Legislativo e não o Poder Executivo ou Judiciário. Em Cruz das Almas a proibição foi fruto de Orlandinho e alguns donos da cidade (os empresários mais ricos) e o promotor da época com o apoio de "jornalistas" da sua laia.

    ResponderExcluir
  7. Que nada, o povo gosta da clandestinidade. Ninguém quer se adequar. Tem muito puliça q é espadeiro e passa a mão na cabeça dos parceiros. N combatem como deve ser feito, por isso fica assim do jeito q ta. Se pegassem e prendessem e pagfasem fiança cara, aí todo mundo ia querer se regularizar pra n cair no erro.
    Todo ano tem reunião igual a essa e continua na mesma. Aguardemos o são joao 2018 e vai ta a mesma merda.
    Devia pegar uma área, cercar, colocar arquibancadas e camarote, cobrar ingresso, deixar os espadeiros fazendo espetáculo. E mais, sair do bolso deles e de qm gosta, o aluguel de ambulância com medicos , segurança com bombeiro civil. Aí sim.
    Que comece o mi mi mi!!!

    ResponderExcluir
  8. Vão lutar pra trazer emprego pra cidade,saúde q ta uma porcaria,ta la um hospital de faixada pq n t nada..ah mim poupe viu..agr qr trazer a tradição q tradição q agente não pode nem sair de casa pq corre o risco de tomar uma espadada q leva ate a morte,aff lutem pelo q interessa rapaz

    ResponderExcluir
  9. MUITO ME ADMIRA AS VEREADORAS MARIA CEDRAZ QUE SE DIZ EVANGÉLICA QUE DEVERIA IMPEDIR UMA CULTURA ASSASSINA QUERER JUNTO COM CAMILA MOURA QUE SE DIZ DEFENSORA DO POVO ESTAREM APOIANDO A VOLTA DA LIBERAÇÃO DAS ESPADAS. SINCERAMENTE! NÃO SEI MAIS O QUE PENSAR, POIS A POLÍTICA VIROU CONVENIÊNCIA MESMO. E OUTRA COISA ASSIM COMO TODOS TÊM DIREITOS DE OPINAREM NESSE ESPAÇO VIRTUAL, EU TAMBÉM TENHO. ESPERO QUE OS DEFENSORES DAS ESPADAS ENTENDAM MEU PONTO DE VISTA, POIS EU JÁ PERDI UM ENTE QUERIDO SEM NEM AO MENOS PARTICIPAR DA GUERRA. ELE FOI ASSASSINADO POR QUEM JOGOU A ESPADA, O VIU E NÃO EVITOU E ELE NÃO PÔDE SE DEFENDER. NÃO DEU EM NADA, QUEM PERDEU A VIDA FOI ELE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OXE AGORA VEJA, COITADA DE MARIA CEDRAZ, MEU POVO "EVANGÉLICO", APRENDAM UMA COISA, QUEM ESTA NA POLÍTICA GOVERNA PARA O POVO. DE MANEIRA QUE O DIREITO DE TODOS SEJAM PRESERVADOS. SE A MARIA SE PRONTIFICA A POR ORDEM NESSAS "DESGRAÇAS" (POR QUE NÃO TEM GRAÇA) DESSAS ESPADAS É BOM PRA TODO MUNDO, PRA MIM E PRA VOCÊ. AS MALDITAS ESTÃO PROIBIDAS MAIS AINDA SÃO TOCADAS, NO SÃO JOÃO PASSADO DUAS VÍTIMAS GRAVES QUE EU CONHEÇO LEVARAM ESPADADAS NA CARA. SE TEM LEGISLAÇÃO, LOCAL PRÓPRIO, VAI QUEM QUER E AS RUAS SÃO LIBERADAS. E OLHE SÓ, QUEM POSTOU ESSE COMENTÁRIO DEVE SER AMIGO DE UM EX-VEREADOR, QUE TAVA FALANDO MAL DA MARIA NA FRENTE DA PARATI NO SÁBADO, POR VOLTA DAS 14 HS. ELE DIZIA ASSIM, PARA UM CASAL QUE TAMBÉM É CRISTÃO: "- UMA MULHER QUE DIZ QUE É CRENTE, APOIANDO ISSO...ELA DISSE QUE O O POVO GOSTA...BLÁ BLÁ BLÁ..." É COISA VIU. NÓS CRENTES TEMOS QUE VIVER A BÍBLIA, CONHECER NOSSA CONSTITUIÇÃO,LEGISLAÇÃO E DIREITOS CIVIS. EU ODEIO ESPADAS, SÓ PRA CONSTAR.

      Excluir
  10. No dia que o membro da família de quem defende isso fosse vítima fatal causada por acidente com espada, como eu...queria ver se continuariam defendendo essa cultura idiota. Que coloca em risco a vida de quem participa do uso deste material, assim como de pessoas que detestam...Minha opinião...

    ResponderExcluir
  11. Um absurdo a volta dessa cultura assassina! Como se não bastasse o povo sofrer devidi aos avançis do ttafico de drogas, falta de segunça, saude de qualidade, educação de qualidade e ainda ter que sofrer com a legalização desse tipo de cultura. Não foi o bastante o nùmeto de moradores e turista que jà morreram por conta desse artefato tão perigoso! Porque os representantes políticos não vai na governadoria do Estado cobrar ao governador Rui Costa pelas promessas feitas a Santa Casa de Misericordia que até agora nada? O hospital ipet que tbm esta fechado funcionando apenas como posto do bairro? Não temos serviço público de saùde adequado e vc espadeiro qndo entar na emergencia e serviços q tem disponiveis pra salvar a sua vida ou de um enti querido seu por causa de espada vc vai mudar de ideia. Q nao seja um filho seu e nem sua mãe. Querem cultura? Tentem uma cultura que possa transmitir valores de honrarias as proximas gerações. Cruz das almas cidades de muitas boas culturas como a da agricultura. Casa da cultura está abandonada só tem festa de drogado passem lá dia de sexta e vejam is jovens se drogando por falta de bias culturas. Tentem imaginar um drigado e um bebado soltando espada... Qnto a nossas representantes vereadoras perderam a minha admiração. Vamos povo de Cruz cobrar juntos as promessas vamos expor nossas opiniões!

    ResponderExcluir
  12. Se o BRASIL cumprisse as leis, não precisaria ter essas viadagens (regras e normas), não vai adianta em nada seu zero a esquerda, vai procurar dançar um forro, da um cheiro no cangote de uma mulher cheirosa e não um monte de pnc queimando dinheiro atras de espadas... gosto é igual a cu cada um tem o seu.... poderia ficar sem essa, foi soltar sua piada no comentário dos outros, vai estudar para ser doutor ai sim libera a merda das espadas!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ou vai continuar tentando voltar a tradição

    ResponderExcluir
  13. Q volte mesmo as espadas e q gosta curta e q não gosta não curta mas n se metam na vida dos outros a opinião e um voto livre

    ResponderExcluir
  14. Que capetas Cheia de cão essa vereadoras... Poderia ser qualquer outra só não as chamadas gospel

    ResponderExcluir
  15. Só pq é evangélica não pode apoiar espadas ou casamento gay??? Está errado mas tem quem goste

    ResponderExcluir