Lula comandava esquema de corrupção identificado na Lava Jato, diz procurador

Resultado de imagem para imagens de lula presidente
O procurador da República Deltan Dallagnol afirmou nesta quarta-feira (14) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva era o "comandante máximo do esquema de corrupção identificado na [Operação] Lava Jato". Dallagnol fez a declaração durante entrevista coletiva em que a força-tarefa do Ministério Público Federal (MPF) responsável pela operação, detalhou a denúncia que envolve Lula, a esposa dele, Marisa Letícia, e mais seis pessoas.
O ex-presidente foi denunciado à Justiça Federal por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, crimes cujas penas, somadas, podem chegar a 32 anos e seis meses de prisão. Segundo os procuradores, Lula recebeu vantagens indevidas das empresas envolvidas no esquema de corrupção da Petrobras, como a compra de um apartamento tríplex em Guarujá, no litoral paulista, a reforma e decoração do imóvel, além de contratos milionários para armazenamento de bens pessoais. Essas vantagens, somadas, totalizariam mais de R$ 3,7 milhões.
Dallagnol ressaltou que a corrupção identificada nas investigações é sistêmica e envolve diversos governos e partidos. De acordo com o procurador, existe uma "propinocracia" em curso no Brasil, no qual os poderes Executivo e Legislativo trocam favores, nomeações políticas e cargos, para obter "governabilidade corrompida, perpetuação criminosa no poder e enriquecimento ilícito".
Para Dallagnhol, o sistema é bancado por cartéis de empresas que se aproveitam do esquema para garantir a assinatura de contratos milionários com o Poder Público. É a primeira vez que o ex-presidente é denunciado à Justiça Federal no âmbito da Lava Jato.
A denúncia inclui também o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, e o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, além dos ex-executivos da empreiteira Agenor Franklin Magalhães Medeiros, Paulo Roberto Valente Gordilho, Fábio Hori Yonamine e Roberto Moreira Ferreira.
A denúncia segue agora para a 13ª Vara Federal de Curitiba, para apreciação do juiz Sérgio Moro. Caso seja acatada pelo juiz, Lula, Marisa e os outros denunciados se tornarão réus na operação. (Agência Brasil)

5 comentários:

  1. Não sou PT mas sei q isso tudo é para atrapalhar Lula na eleição... Pq na verdade na política tem de quase tudo só falta mesmo é honestos.

    ResponderExcluir
  2. O qur se viu ontem na TV foi o MPF pagar o maior mico da história da justiça brasileira. (Não temos provas, mas temos convicção).lula se tornou um problema, um pesadelo na vida da "direita",não pode matar,não pode prender e se deixar solto ele vira presidente em 2018. Só cego não ver o óbvio,que o bloco da direita formada pela mídia,PSDB,PMDB,DEM,FIESP estão unidos para destruir o PT,mesmo que pra isso seja preciso destruir o Brasil.

    ResponderExcluir
  3. O Brasil já foi destruío, agora tem que prender mesmo esse bandido, q as custas do trabalhafor financiou todo essa roubalheira ai, e pior ainda é q tem quem defenda.

    ResponderExcluir