Abertura do 1º Encontro Homens de Axé acontece em Ilhéus

thumbnail_Biblioteca Pública recebe 1º Encontro Homens de Axé de Ilhéus
A partir das 19h desta sexta-feira, dia 15, a Biblioteca Pública Adonias Filho, localizada na Praça Castro Alves, Centro, recebe o Primeiro Encontro Homens de Axé de Ilhéus, realizado pelo Núcleo Homens de Axé – Renafro/Ilhéus. A iniciativa, que tem apoio da Secretaria de Cultura (Secult) de Ilhéus, discutirá entre outros temas, a saúde desse público.
No sábado, o evento terá início às 8h30min, também na biblioteca. O encontro dará continuidade às discussões sobre a saúde do homem desenvolvidas pelo grupo de trabalho Homens de Axé, da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde. Pretende também estimular nos espaços internos e externos aos terreiros o desenvolvimento de promoção da igualdade de gênero e da saúde a esse público.
Também com apoio da Secult, já foram realizados outros eventos importantes para discutir aspectos acerca das religiões afro-brasileiras, como o Projeto Terreiro Legal, em 2014, o X Seminário Nacional Religiões Afro-Brasileiras e Saúde e a I Conferência e o II Encontro de Juventude de Terreiro de Ilhéus, ambos em 2015.
Programação – Na sexta, dia 15, às 20h será realizada a Conferência de Abertura, como o tema “As práticas de cuidados e a Promoção da Saúde dos Homens de Terreiros: O olhar da tradição religiosa Afro-Brasileira para as políticas públicas”. Às 20h30min ocorre apresentação cultural.
No sábado, dia 16, o evento terá início às 8h30min, com o credenciamento; às 9h terá as boas vindas e cânticos de louvor à vida e à natureza; 9h20min acontecerá a apresentação do vídeo “Homens de Axé: Praticas de Saúde  e Vivências nos Terreiros de Ilhéus”; 9h40 será realizada a roda de conversa “A política de atenção à saúde do homem no Brasil: Os paradoxos da medicalização do corpo masculino”; a partir das 10h20min será realizado debate.
Pela tarde, às 13h50min será discutido “O cuidado da saúde dos Homens nos Terreiros: Qual o papel do Terreiro na Saúde dos Homes”; às 14h20min, o tema da discussão será “Jovens Homens de Terreiros: Drogas, o que os Jovens homens de terreiro têm a ver com isso”; às 15h20min, a roda de conversa será com o tema “Por uma agenda de saúde para os homens de terreiros de Ilhéus”. 
O evento será encerrado às 16h20min,  com apresentação cultural. (Radar Notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário