Servidora é afastada após aplicar vacina contra poliomielite em pacientes que deveriam receber imunizante contra Covid

Por conta do erro de uma servidora da Secretaria Municipal de Saúde de São João da Barra, no Rio de Janeiro, 44 pessoas receberam vacina contra a poliomielite no lugar do imunizante contra a Covid-19. A profissional que aplicou as vacinas, funcionária de carreira da prefeitura, foi afastada até que a apuração seja concluída. 
De acordo com informações do site IG, as pessoas que receberam a vacina estão agendadas para retornar ao posto em 15 dias. O caso ocorreu na última terça-feira (17), na unidade da Estratégia Saúde da Família da Nova São João da Barra, na sede do município. Segundo a secretaria, a servidora da unidade admitiu ter se confundido no momento de separar os frascos e aplicou a vacina contra poliomielite em pessoas com idades entre 21 e 44 anos.

Das 83 doses da CoronaVac agendadas para a aplicação na terça-feira, foram aplicadas 63, e das 40 doses agendadas da AstraZeneca, foram aplicadas 36. A unidade de saúde possui câmara de armazenamento e não houve perda de vacinas. 

A secretaria lamentou o ocorrido por meio de nota e informou "que será instaurado um processo administrativo para apurar o caso". Disse ainda que "o fato isolado não prejudica o andamento da vacinação no município, que segue avançando na imunização de pessoas a partir de 21 anos, com cadastramento para pessoas acima de 15 anos". (Agência Brasil: Imagem/ BN)

2 comentários:

  1. Pelo menos não fizeram como os de cruz das almas Bahia

    ResponderExcluir
  2. Mas lá não tem pessoas do tipinho de Sandra mas Gustavo Azevedo e outros

    ResponderExcluir