Profissionais de imprensa são vacinados com a primeira dose contra a covid-19 neste sábado (5)

Jornalistas e radialistas participaram, na manhã deste sábado (5), da vacinação contra a covid-19, na UniFTC, localizado na Avenida Artêmia Pires, em Feira de Santana. Os profissionais de imprensa foram vacinados com a primeira dose da vacina Oxford/ Astrazeneca. A vacinação da categoria ocorre em meio à luta do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) para garantir a imunização desses profissionais, que estão expostos trazendo informações à população e com riscos de contrair a doença.

O radialista Valdir Moreira, que atua na área trabalhando nas ruas, comemorou a aplicação da primeira dose e lamentou ter perdido colegas de trabalho durante a pandemia.

“A vacina é importantíssima, porque a gente tem visto muita coisa, colegas de trabalho sendo enterrados, e agora é o momento de ser vacinado na luta pela vida. Não só a gente que trabalha no rádio, que é repórter, locutor, mas que todas as pessoas sejam vacinadas em Feira de Santana pra que a gente consiga controlar essa doença o mais breve possível. O radialista Jorge Bianch também falou sobre a expectativa em torno da vacina e comemorou a luta da categoria, através da mobilização feita pelo Sinjorba.

“Estávamos nessa expectativa, apesar de toda a confusão pra essa vacinação, o Ministério Público tentando barrar, recorrendo ao STF. Mas deu tudo certo e tomamos essa dose. Acho que é algo importante e merecido pra essa categoria que vem fazendo o trabalho desde o início, informando a sociedade. Acho que não é um privilégio como muitos estão dizendo, é algo realmente que a categoria merecia”, destacou. De acordo com o secretário de comunicação do município, Edson Borges, a vacinação ocorre de forma tranquila. Ele ressaltou que a prefeitura cumpriu a determinação da Comissão Intergestores Bipartir (CIB) e a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que determinou a vacinação dos profissionais de imprensa.

“Foi tudo tranquilo, os colegas apresentaram a documentação exigida. As pessoas que são autônomas também podem trazer os comprovantes de atuação. É uma vacinação que estamos fazendo cumprindo orientação da CIB, que regula a vacinação no estado e também uma decisão do Tribunal de Justiça da Bahia. Fizemos hoje esse mutirão, no meio da manhã já tínhamos 40 vacinados, e acredito chegaremos a 100 vacinados. Vários também já foram vacinados, independente do mutirão de hoje, porque infelizmente tinham comorbidade.”

O presidente do Sinjorba, Moacir Neves, salientou que apesar da vacinação estar ocorrendo em algumas cidades da Bahia, a luta ainda não acabou.

“Eu quero chamar os colegas jornalistas e radialistas de Feira de Santana e região, para se manterem unidos, vigilantes e mobilizados. O MP foi ao STF pedir que impedissem a nossa vacinação, até agora não saiu a decisão. Mas nós esperamos que a Justiça no âmbito federal mantenha a decisão tomada aqui na Bahia pelo Tribunal de Justiça”, informou. Ele criticou ainda a postura do Ministério Público Estadual (MPE) por tentar impedir de todas as formas a imunização da categoria. 

"É incompreensível a postura do Ministério Público, essa questão foi politizada, lamentavelmente. E agora, nós vamos cerrar fileiras para garantir a nossa vacinação. A prefeitura de Feira de Santana está de parabéns por ter iniciado a vacinação, mesmo sob pressão e intimidação ocorrida por parte do MPE, numa postura autoritária e incompreensível. E agora é garantir a vacinação para imunizar os profissionais de imprensa, pra que a gente continue levando informação de qualidade à população com segurança e sem o risco de adoecimento e mortes como têm ocorrido nos últimos meses na Bahia”, declarou Moacir Neves. Fonte:  Acorda Cidade


2 comentários:

  1. Vergonha! tantas classes que estão espostas as maselas diariamente e esses caras forçando a barra atraves do uso de apelação contra os governos, as pessoas dos mercados, das farmacias, dos bancos, lotericas esses não pararam e estão la sem receber a vacina deles. mais uma vez vergonha. Fça o favos de postar, não fique sendo corporativista por favor

    ResponderExcluir