Ministério da Saúde assina compra de vacina russa Sputinik V

O Ministério da Saúde assinou nesta sexta-feira (12) contrato para compra de 10 milhões de doses da vacina russa Sputnik V. De acordo com informações do portal G1, o cronograma previsto pelo pasta prevê 400 mil doses do imunizante desenvolvido pelo instituto russo de pesquisa Gamaleya até o final de abril.
Outras 2 milhões devem ser entregues no fim de maio, e outras 7,6 milhões em junho. A Sputnik V ainda não tem sua utilização autorização pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A vacina teve eficácia de 91,6% contra a doença, segundo resultados preliminares publicados na revista científica "The Lancet", uma das mais respeitadas do mundo. Já a eficácia contra casos moderados e graves da doença foi de 100%.
“Agora, para que possamos efetivamente aplicar a Sputnik V em nossa população e realizar os pagamentos após cada entrega de doses dessa vacina, só necessitamos que a União Química providencie com a Anvisa, o quanto antes, a autorização para uso emergencial e temporário", explica Elcio Franco, secretário-executivo do ministério da Saúde. BNews

2 comentários: