Área fechada por decisão de reitor da UFRB provoca insatisfação na população cruzalmense

Foto: Ueviton Santana
A suspensão do acesso ao Campos da (UFRB) de Cruz das Almas, para práticas desportivas e de lazer, vem provocando uma grande insatisfação no povo cruzalmense. Na portaria de  N° 754, de 16 de julho de 2020, do gabinete do reitor, Fábio Josué Souza dos Santos, restou citados
 no seguinte artigo: 
Art. 1º - Suspender, por tempo indeterminado, o acesso e circulação de pessoas no Campus Universitário de Cruz das Almas para a realização de práticas desportivas e de lazer, tais como caminhadas, corridas, ciclismo, esqueitismo, prática de futebol, voleibol, piqueniques, visitas, passeios e similares, inclusive durante os finais de semana e feriados. § 1º - A suspensão de acesso e circulação para a prática de atividades desportivas e de lazer acima referida aplica-se para “visitantes”, pessoas da comunidade externa, como também membros da comunidade interna. § 2º - Os Serviços de Portaria e Vigilância da Universidade ficam determinados a proibir o ingresso de pessoas no campus com o objetivo de praticar atividades desportivas e de lazer, bem como devem monitorar e coibir circulação de transeuntes praticantes das atividades suspensas. 

Fundamentos para tal decisão
CONSIDERANDO a necessidade de a UFRB colaborar com a sociedade e com os órgãos públicos no enfrentamento da pandemia, através da adoção de medidas que contribuam para diminuir a cadeia de transmissão e contágio pelo COVID-19, tais como aquelas que visem o máximo distanciamento social possível e a não ocorrência de aglomerações. 
Havia na cidade, no tempo em que essa decisão foi tomada, uma crescente nos números de contaminados pelo novo coronavirus e acompanhado a isso, ocorreu também o fechamento total, adotado pelo poder público municipal, o que foi entendido normalmente e respeitado pela população. 
Após um certo período de restrições e de algumas medidas para o controle da proliferação da doença, os números começaram a diminuir e o comércio de Cruz das Almas voltou a funcionar,  como em todo  país, mas o reitor resolveu não flexibilizar e manteve o fechamento do campus, provocando nos moradores da cidade, uma grande insatisfação, porque mesmo sendo uma área federal, o local sempre foi utilizado para realização de alguns esportes e lazer. 
Vigilantes expostos ao sol, cumprem a ordem do reitor Fábio Souza dos Santos e não deixam ninguém passar pelos portões, mesmo usando máscaras e portando cápsulas de álcool gel, como determina a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde. "Enquanto o Brasil inteiro flexibiliza e reabre áreas para esportes e lazer, o reitor aqui em Cruz das Almas, mantem um lugar desse fechado agindo com mãos de ferro. Esqueceram de avisar a ele, que esporte e lazer, aumentam imunidade", desabafou um ciclista que mora na cidade. Cruz na Tela

6 comentários:

  1. Isto apenas reforça o ímpeto autoritário desmedido e estúpido que é regra geral na ideologia seguida por este reitor. Quer ser dono de qualquer forma de alguma propriedade e através da proibição satisfaz o seu ego pelo poder de mandar.

    ResponderExcluir
  2. E o tráfico lá dentro, ele proibiu também? É só uma pergunta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A faculdade paga bolsa pra osnestudantes e a grana fica la.msm na UFRBosta, na mão dos traficantes, q ja tem mais de 10 anos e a policia n prende

      Excluir
  3. Infelizmente, para o uso de drogas não proibiu a entrada, dezenas de pessoas fazem uso do campo para uso de entorpecentes em várias dependências do campo, é triste o fato para a saúde o vem está do cidadão de bem existe Barrera e decreto. Obs: usuários aproveitam o paisagismo da universidade para o consumo de maconha a céu aberto nos bancos fundo da retória e na frente dos vigilantes e nada nunca foi feito. Indignação de um morador da cidade que fazia uso do local para praticas esportivas e para passeio.

    ResponderExcluir
  4. Esse miserável Carrasco como eu queria que as eleição para reitor fosse igual a de prefeito aí ele ia ver ele ser mais reitor da UFRB, uma Área dessa as pessoas sempre fez atividades físicas nesse local e ele se acha dono dessa área proibindo tudo, parece que tem ódio da população que frequenta essa área

    ResponderExcluir