Homem é picado por lacraia em Cruz das Almas



Um garçom de 28 anos, da Pumba, zona rural da cidade de Cruz das Almas, no recôncavo, foi picado na manhã de terça-feira 30, por uma lacraia. Segundo a própria vítima ao Cruz na Tela, calçou o sapato e não percebeu e quando chegou no trabalho, foi atacado. Ele disse que o local começou a doer, depois ficou dormente e ele correu de imediato até a (Upa) onde foi medicado e depois liberado.
Saiba sobre a lacraia:
As lacraias têm o corpo alongado, dividido em segmentos (geralmente entre 12 a 15 partes). A cabeça tem um par de antenas e duas garras de veneno. Cada segmento do corpo possui duas pernas. Dentre os mais de 30 tipos de lacraia, a espécie da centopeia que pode ser encontrada em Santa Cruz do Sul e região geralmente tem tons marrom ou esverdeado e o tamanho varia entre um e 15 centímetros, conforme o biólogo.
Como prevenir
As centopeias são animais noturnos, que se escondem durante o dia em espaços escuros. Por isso, é muito provável que sejam encontrados debaixo de pedras, folhas ou cascas de árvore. Nas casas, podem aparecer em hortas, canteiros ou jardins. O principal cuidado para se evitar uma picada é manter a atenção ao mexer em pedras ou folhas. Conforme Köhler, a utilização de luvas no jardim ou horta é suficiente para que o animal não consiga picar a pessoa.
O que fazer
Caso a prevenção não seja suficiente, a orientação dos biólogos é de que a vítima procure atendimento médico. Pra os profissionais, um dos problemas é que as pessoas esperam que apareçam sinais da picada, como o inchaço, mas é importante procurar um posto de saúde o quanto antes.

7 comentários:

  1. Vai lacraia, vai lacraia, vai lacraia,vai lacraia,vai lacraia, vai vai pocotor pocotor pocotor minha equinha pocotor "o julgamento e o cavalinho eles não anada só "cuando sai pra pasiar leva a egua pocotor

    ResponderExcluir
  2. O veneno das lacraias é muito pouco tóxico para o homem. Embora existam muitas lendas a respeito desse animal, não há, no Brasil, relatos comprovados de morte nem de envenenamentos graves em acidentes com lacraias. Os sintomas são: dor forte e inchaço (edema) no local da picada.
    Luis Mendes - professor de biologia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem, é bom sabermos pra não ficarmos alarmado as pessoas falam demais diz que mata.Mas è bom termos cuidados

      Excluir