Eleitores apontam problemas nas urnas eletrônicas durante votação para presidente

Resultado de imagem para IMAGEM DE UMA URNA ELETRONICA
Vários eleitores estão apontando problemas nas urnas eleitorais na hora em que vão votar para presidente da república. Segundo alguns eleitores, na hora que digitam o número do presidenciável, Jair Bosonaro, aparece a foto e o número do candidato Addad. Um jornal de Belo Horizonte, informou que uma mulher chegou a registrar queixa na Central de Flagrantes 3 (Ceflan do Barreiro) por afirmar que n ão conseguiu votar em Jair Bolsonaro. Alguns  eleitores, também disseram que a foto não apareceu, mas confirmaram o voto.
Vários vídeos foram postados nas redes sociais, com a mesma queixa. Ainda de acordo com informações, todas as denúncias estão sendo apuradas pela Polícia Federal. 

Confira o que disse a Justiça Eleitoral sobre as denúncias:

A Justiça Eleitoral esclarece que a mensagem que circula em redes sociais e aplicativos de bate-papo sobre a ausência de processamento de todos os votos na urna eletrônica é falsa. A informação falsa trata principalmente do voto para presidente, como se a urna não estivesse processando o voto.
São utilizados diferentes modelos de urnas eletrônicas nas seções eleitorais em Minas Gerais, e a velocidade de processamento e posterior encerramento dos votos, após o eleitor apertar a tecla confirma, é diferente de acordo com o modelo da urna eletrônica. A urna mais atual – modelo 2015 – processa os votos mais rapidamente que a urna mais antiga – por exemplo, modelo 2008. Para comprovar, foram feitas filmagens na auditoria de votação paralela em duas urnas, uma modelo 2015 e outra modelo 2008, para que o eleitor entenda como se dá o encerramento da votação e tenha a segurança de que todos os seus votos são devidamente registrados pela urna eletrônica.

Ainda, a Justiça Eleitoral esclarece que um vídeo que circula na internet no qual a urna, supostamente, “auto completa” o voto para presidente também é falso. Os vídeos não mostram o teclado da urna, onde uma pessoa digita o restante do voto. Não existe a possibilidade de a urna auto completar o voto do eleitor, e isso pode ser comprovado pela auditoria de votação paralela, nos mesmos vídeos abaixo. 

Autoria da notícia: (Em.com.br Política/ Esclarecimento do site da Justiça Eleitoral)

Um comentário:

  1. O povo não se conforma com o pt por ter um candidato até o candidato de Lula ter perdido querem dizer que roubou

    ResponderExcluir