Segundo caso de meningite é registrado em Cru das Almas; vítima é uma adolescente

Resultado de imagem para imagens ilustrativas para casos de meningite
Em menos de dez dias da morte de uma jovem com meningite na cidade de Cruz das Almas, no recôncavo, mais um caso foi registrado. 
De acordo com informações levantadas pela reportagem do Cruz na Tela, a vítima dessa vez foi uma adolescente de 14 anos. Ela deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (Upa) na última segunda-feira (11), com dores de cabeça muito forte e febre alta. 

Devido aos sintomas apresentados pela vítima, os médicos acharam necessário lhe transferir imediatamente para o Hospital Roberto Santos em Salvador, onde foi diagnosticado com a doença. 
Após o diagnóstico, a garota foi levada para o hospital apropriado para esses tipos de casos, o Colto Maia, onde permanece internada. 

A  nossa reportagem  procurou a Vigilância Epidemiológica do município, onde a coordenadora, Lucicleide Morais informou que nos dois casos, as vítimas tiveram os cuidados devidos, sendo que o primeiro foi mais grave, do tipo (meningite menigocócica) e o segundo é do tipo viral.

Os dois tipos da doença
doença meningocócica é uma infecção bacteriana aguda, rapidamente fatal, causada pela Neisseria meningitidis. Esta bactéria pode causar inflamação nas membranas que revestem o sistema nervoso central (meningite) e infecção generalizada (meningococcemia). As alterações climáticas influenciam a dinâmica da transmissão da doença meningocócica e as epidemias são mais freqüentes durante o inverno nas regiões temperadas e nas estações secas em regiões tropicais. Além disso, entre os sorogrupos a capacidade potencial de provocar epidemias é diferenciada. Ainda segundo a coordenadora, a adolescente continua internada e o seu estado de saúde é instável. 

Os principais sinais e sintomas da meningite bacteriana costumam se manifestar rapidamente e podem incluir:
  • Febre alta e calafrios
  • Alterações do estado mental
  • Náusea e vômitos
  • Áreas roxas, como machucados
  • Erupções, pontos vermelhos
  • Sensibilidade à luz (fotofobia)
  • Dor de cabeça forte
  • Pescoço rígido (meningismo).

Meningite é a inflamação da membrana que encobre o cérebro e a medula espinhal. Infecções perfazem boa parte das causas desta inflamação. Infecções por vírus (meningite viral) são a causa mais frequente de meningite e, na maioria das vezes, é uma doença autolimitada e benigna. 

Os sintomas são, em geral:

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo to vendo que o São João de Cruz das Almas vai fraco agora com easa doença ai quero ver os turistas irem pra ai esse ano eu mesmo to fora. Tudo isso que falaram ai é mentira a meningite é uma doença muito grave e quando se tem um caso num local pode ter certeza que varias pessoas ja então com a doença e nem sabe ainda pois ela demora uns dias pra se manifestar no corpo.

    ResponderExcluir