Oficial diz que governo joga crise no “colo” das Forças Armadas

Um dos oficiais-generais consultados disse que não adianta liberar estrada se o caminhoneiro não fizer a mercadoria circular - Foto: Jotta de Mattos | Estadão Conteúdo
Pela segunda vez, em menos de seis meses, os militares estão preocupados com a posição em que foram colocados diante da população, por conta de uma crise, agora provocada pela greve dos caminhoneiros Um integrante do Alto Comando das Forças Armadas disse ao jornal O Estado de S. Paulo, sob a condição de anonimato, que o governo jogou a crise “no colo” deles de novo, como quando foi decretada a intervenção na segurança pública no Rio de Janeiro.
Ele diz que a crise poderia ter sido evitada se o governo tivesse agido com antecedência. A grande preocupação das Forças Armadas é parecer que os militares querem protagonismo, o que, diz ele, não procede. Além disso, fontes consultadas se queixam que em casos como esses é atribuída uma responsabilidade às Forças Armadas para resolver problemas que não estão apenas nas mãos do Exército, Marinha e Aeronáutica.
A avaliação da cúpula militar, que tem feito pelos menos duas reuniões diárias, por videoconferência, incluindo as três Forças, é que “a situação é muito delicada” e o “quadro se agravou muito nas últimas horas (no domingo)”, mesmo com a desobstrução de rodovias em  pontos do Brasil. 
Um dos oficiais-generais consultados disse que não adianta liberar estrada se o caminhoneiro não fizer a mercadoria circular. O dia de hoje é considerado crucial para medir a temperatura do que está por vir, mas os militares lembram que surgiu um agravante, com potencial comparado a uma “bomba atômica”: a greve de 72 horas dos petroleiros, anunciada para quarta-feira. 
Os militares dizem que estão à disposição para ajudar, sempre dentro do respeito aos preceitos constitucionais e agindo a pedido do Planalto, e não por iniciativa própria. O incômodo é que, quando Temer anunciou a convocação das forças federais para ajudar a restabelecer a ordem, pareceu que os militares iam chegar e, como se fosse papel deles, e resolver a paralisação.
A avaliação é de que todas as medidas foram tomadas de afogadilho, deixando claro para o País a sensação de que tudo que “está dando tudo errado”. (Estadão)

5 comentários:

  1. ESSES FILHOS DA PUTA SO ESTÃO PENSANDO NELES, NÃO VI NENHUM PEDIR PRA BAIXAR O PREÇO DA GASOLINA, DA CARNE, DO FEIJÃO, SO DO DIESEL QUE SO BENEFICIA A ELES, E FICAM ATRAPALHANDO TODO O PAIS, E OS BESTA APOINHANDO. ACORDA POVO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi sua resposta, vc está se referindo aos caminhoneiros? se sim meu nobre, vc deve estar equivocado, pois a classe está sim lutando contra o preço do DISEL, GASOLINA e ETANOL, não só isso, o problema é que pessoas como vc não se junta ou não apoia o manifesto pois deve ter condições de pagar 10,00R$ no litro da gasosa. então meu nobre boa sorte pois se não tiver exito esse movimento, creio eu que os 0,46c$ que eles congelaram por 2 meses, irá afetar não só o preço do combustivel, mas sim do feijão, pão, ovos, e etc... por mim o comercio e industrias e todas a outras instituições eram pra aderir a esse movimento, nem que saiba por 6hs, da seguinte forma: Não abrir o comercio ou industria e todos os funcionários sair em passeata até a cajá e lá protestar, se cada cidade fizesse isso imagine... puts lembrei, dessa vez não tem DEPUTADOS injetando dinheiro pra bater panela... Só Deus por nós.

      Excluir
  2. A POLICIA TEM QUE AGIR PRA ACABAR COM ESSE VANDALISMO, QUEM QUER FAZER GREVE É PROBLEMA DELES MAIS NÃO PODEM PROIBIR QUEM QUER PASSAR, TEMOS O DIREITO DE CIRCULAR, ESSES CARAS SAO VANDALISTAS, QUEM MAIS É QUE O POVO DE FERRE

    ResponderExcluir
  3. O que mim deixa revoltado foi a forma em que a polícia federal eles não agiro corretamente não tirou os caminhoneiro conversado agiro de violência sem necessidade cedo que ninguem estava armado eles atiraram gás acrimogenico nos caminhoneiro atira com bala de borracha batera nos caminhoneiro aplicará esplay de pimenta por causa deles até gente inocente sofre danos devido às bala de borracha eles vieram umas 11 da noite aqui pra Baixa de Toquinha muito triste com isso e ainda por causa deles um caminhoneiro morreu e Santo Antônio de Jesus meu Deus ajuda nossa nação não queremos mais sofre fora Themes chega de nosso país sofre tanto

    ResponderExcluir