EM BOA HORA: Conheça 10 dicas para economizar combustível

Com os protestos por todo o Brasil e com a gasolina a quase 5 reais o litro o jeito é tentar economizar como dá. Algumas pessoas ainda conseguem deixar o carro na garagem durante a semana, mas tem muita gente que não consegue.
Aí, para economizar, acaba seguindo algumas daquelas dicas infalíveis, que na maioria das vezes são ciladas!
Nós fomos ouvir um especialista em mecânica e preparamos uma matéria especial para você leitor. Confira as dicas:
Pontos para economizar combustível

1º A calibragem – Verifique no manual do proprietário a calibragem recomendada para os pneus do veículo. Cada modelo tem uma, que pode variar dependendo ainda do peso carregado. Pneus murchos deixam o carro mais pesado e consumindo mais combustível.
2º As trocas de marchas – Procure trocar as marchas sempre na rotação correta, mantendo o giro do motor compatível à marcha escolhida. Quanto maior a velocidade e quanto mais tempo você demora em uma marcha menor, mais combustível o carro gasta.
3º A Manutenção – Com o veículo funcionando corretamente evita-se o consumo de combustível. Checagem dentro do prazo de filtros de ar, de óleo, de combustível, além da substituição das velas evitam esse consumo extra.
4º O ar-condicionado – Fundamental para amenizar o calor, o ar-condicionado é um dos principais de vilões do consumo de combustível. Como é operado pelo motor, o ar-condicionado acaba puxando mais energia (combustível). E o detalhe é que carros com menor cilindrada gastam mais com o ar ligado. Por isso, use o ar apenas quando realmente for necessário.
5º Os vidros – Se usar o ar-condicionado gasta mais combustível, a solução seria abrir as janelas certo? Errado. Andar com os vidros abertos interfere na aerodinâmica do carro e no consumo de combustível, principalmente a mais de 80 km/h.
6º O peso – Quanto mais peso dentro do veículo maior o consumo. Cargas superiores a 10 quilos já influenciam no consumo, pois o motor terá que fazer mais força para colocar o veículo em movimento.
7º Velocidade constante – Quanto mais vezes o carro anda e para, mais ele consume combustível. Alternar aceleração com frenagens bruscas também aumentam o consumo. O segredo é manter uma velocidade constante e reduzir gradativamente antes de estacionar.
8º Limites de velocidade – Respeitar os limites de velocidade é um bom jeito de economizar Um carro consome cerca de 20% a mais quando está a 100 km/h do que quando está a 80 km/h.
9º Os mitos – Sabe deixar o carro em ponto morto em descidas? Isso não economiza combustível, pelo contrário, gasta mais. Se o carro estiver desengatado e sem auxílio do freio-motor, o sistema de freio será mais exigido e poderá falhar. Nesse caso, a dica é deixar o carro engatado na marcha mais alta, mesmo sem acelerar. Andar na reserva também não consome mais combustível.
10º O motorista – Mas Quem faz mais diferença no consumo de combustível é o motorista. Dependendo de quanto ele vai pisar no acelerador irá indicar se o consumo vai ser alto ou baixo. Aceleradas desnecessárias e freadas bruscas também são ruins.


Nenhum comentário:

Postar um comentário