Companheira de Mãe Stella entra com ação contra representante legal do terreiro

Mãe Stella de Oxóssi está morando no município de Nazaré desde dezembro passado - Foto: Mila Cordeiro l Ag. A TARDE l 11.12.2017
A psicóloga e escritora Graziela Domini, de 55 anos, companheira da ialorixá Maria Stella de Azevedo Santos, conhecida como Mãe Stella de Oxóssi, 92, ingressou na Justiça, esta semana, com uma queixa-crime contra o obá odofin (ministro de Xangô) e presidente da Sociedade Cruz Santa do Ilê Axé Opô Afonjá, Ribamar Daniel, pelos crimes de difamação e calúnia.
De acordo com a peça, Ribamar, que comanda a instituição responsável por manter oficialmente o terreiro, teria difamado e caluniado Graziela ao acusá-la publicamente de dopar Mãe Stella, dilapidar o patrimônio do templo e impedir o acesso de outras pessoas à ialorixá considerada a mais importante sacerdotisa de candomblé viva.
À época das declarações, quando a mãe de santo mudou-se para o município de Nazaré, no Recôncavo Baiano, um vídeo vazado na internet chegou a mostrar Graziela sendo expulsa de um cômodo do terreiro por filhos de santo da casa.
Uma representação contra ela, também, foi feita no Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), por meio de um abaixo-assinado subscrito por 71 deles. Na ocasião, na carta entregue ao órgão, a companheira da ialorixá, também, foi acusada de retirar móveis tradicionais da Casa de Xangô, de fechar o Museu Ilê Ohun Lailai, criado em 1982, e de substituir a sacerdotisa em rituais litúrgicos, como o jogo de búzio. Ela nega tudo. 
Argumentos
"Eu nem precisei arrolar testemunhas. Ela [Graziela] não precisa de testemunhas. Ele [Ribamar] falou na Rede Globo, falou no jornal A TARDE e falou em outros veículos para fazer afirmações reiteradas contra Graziela", afirmou o advogado criminalista Rogério Mattos, que, logo após o ocorrido, foi constituído pela psicóloga e por Mãe Stella.
Segundo o jurista, a intenção da queixa-crime é chegar uma retratação pública do líder religioso, nos autos do processo e nos veículos a que ele deu entrevista. Essa proposta, contou Mattos à reportagem, será feita na primeira audiência de conciliação que for marcada pelo Juizado Especial Criminal, instância do Poder Judiciário que trata de crimes de pouco potencial ofensivo, como os de difamação e calúnia.
Contatado para se posicionar, Ribamar Daniel mostrou-se surpreso com a informação relatada pela reportagem. Em viagem ao Maranhão até dia 25 de março, ele afirmou que precisaria consultar um advogado antes de falar. Entretanto, defendeu-se das acusações. "Não sei do que se trata para falar. Se houver justiça, eu vou ser absolvido. Eu não fiz nada". 
Atividades religiosas
Enquanto isso, segundo o religioso, o Ilê Axé Opô Afonjá prepara-se para a abertura oficial do ano de atividades, que acontece no Domingo de Páscoa – este ano no dia 1º de abril. Na sequência, afirmou Ribamar, são retomados rituais cotidianos do terreiro, como o amalá (comida votiva para o orixá Xangô) e a limpeza dos quartos. Obrigações litúrgicas que dependem da presença da ialorixá não ocorrerão. "Sempre respeitamos a hierarquia, então esses rituais  continuam suspensos sem a presença da mãe de santo", afirmou ele. (A Tarde)

22 comentários:

  1. Essa puta velha nessa idade quer chupar piguelo....que papel viw.

    ResponderExcluir
  2. Essa velha é o cão no piguelo da outra

    ResponderExcluir
  3. Essa puta velha tem que ir chupar buceta no inferno

    ResponderExcluir
  4. A fetiçeira que faz sabão.kkkkk....é cada coisa viw.rindo muito ainda tem otário que segue uma babaca dessa.

    ResponderExcluir
  5. Uma senhora dessa idade n se respeita além de fazer fetiço a vida toda agora roçando....pior é a outra feia que tem coragem de colocar a boca no piguelo mucho e fedido dessa velha imunda.

    ResponderExcluir
  6. Toma vergonha velha safada vai procurar jedus cristo

    ResponderExcluir
  7. Deicha a velha chupar o piguelo dela

    ResponderExcluir
  8. Duas feia na cama....deus é mais....parece filme de terror....se foçe um filme o nome séria...o piguelo maldito de oxôssi.kkkk

    ResponderExcluir
  9. Tinha que pegar essa velha endemôniada e dá uma surra

    ResponderExcluir
  10. Meu deus isso é fim de mundo até vc vovó é sapatna....gente isso é fim de mundo

    ResponderExcluir
  11. Macumba e sapatonismo ...tô chocada

    ResponderExcluir
  12. Essa velha chupa pinguelo com ninguém

    ResponderExcluir
  13. Nunca ví pai de santo homem...mais uma velha dessa chupando cú e buceta só pode ser fin de mundo.

    ResponderExcluir
  14. Ta repreendido em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  15. Deixa essa cachorra velha curte os utimos dias de vida que ela tem chupando o pinguelo da outra ela vai morre chupando kkkkkk

    ResponderExcluir
  16. Deixa essa cachorra velha curte os utimos dias de vida que ela tem chupando o pinguelo da outra ela vai morre chupando kkkkkk

    ResponderExcluir
  17. Essa velha perece dona zilda da familia dinosalro avó baby. Não quero a vovó Kkkkk

    ResponderExcluir
  18. Psicóloga . Kkkkkkkkkkkkkk

    Gente que acha que tem a receita para todos os problemas e não resolve nem os seus .

    O que ela quer e o dinheiro .

    ResponderExcluir
  19. Se macumba existisse, pai de santo nan precisava de justiça! Idiota e quem acredita e gasta dinheiro com isso.

    ResponderExcluir