Reajustes de preços da gasolina e diesel podem ser diários, anuncia Petrobras

A Petrobras anunciou hoje (30) mudanças na sua política de reajuste dos preços da gasolina e do diesel comercializados em suas refinarias em todo o país. Os reajustes poderão, a partir da próxima segunda-feira (3), ocorrer em menor espaço de tempo, com a possibilidade de ser até diários, dependendo das oscilações do preço do produto no mercado externo.
A revisão da política de preços da estatal foi aprovada quinta-feira (29), pela Diretoria Executiva e comunicada hoje à imprensa e ao mercado pelos diretores de Finanças e Relacionamento com os Investidores, Ivan Monteiro, e de Refino e Gás Natural, Jorge Celestino. “Com as alterações, a partir de segunda-feira (3), a área técnica de marketing e comercialização da companhia terá delegação para realizar ajustes nos preços, a qualquer momento, inclusive diariamente, desde que os reajustes acumulados por produto estejam, na média Brasil, dentro de uma faixa determinada (-7% a +7%), respeitando a margem estabelecida pelo Gemp (Grupo Executivo de Mercado e Preços)”, informou a diretoria.
Qualquer alteração fora dessa faixa terá que ser autorizada pelo grupo, composto pelo presidente da estatal Pedro Parente e pelos diretores executivos de Refino e Gás Natural e Financeiro e de Relacionamento com Investidores
Na avaliação do diretor Ivan Monteiro, a mudança “representa um novo marco na politica de preços da companhia ao dar maior liberdade e margem de ação à área comercial, que terá liberdade para praticar [para cima ou para baixo] reajustes até mesmo diariamente”.
A avaliação do diretor da Área de Refino e Gás natural, Jorge Celestino, “os ajustes que vinham sendo praticados, desde o anúncio da nova política em outubro do ano passado, não vinham sendo suficientes para acompanhar a volatilidade crescente da taxa de câmbio e das cotações de petróleo e derivados no mercado externo”.
No entendimento da diretoria da estatal, “com a revisão anunciada, a nova política de preços aprovada permitirá maior aderência dos preços do mercado doméstico ao mercado internacional no curto prazo e possibilitará à companhia competir de maneira mais ágil e eficiente, recuperando parte do mercado que vinha perdendo para os derivados importados”.
Os diretores fizeram questão de ressaltar que, com as alterações, “os princípios da política de preços, aprovada em outubro de 2016, permanecem inalterados, levando em consideração o preço de paridade internacional (PPI), margens para remuneração dos riscos inerentes à operação, impostos (PIS, Cofins e ICMS) e o nível de participação no mercado”.
No último reajuste anunciado pela Petrobras, ainda na vigência da atual política, feito no dia 14, o diesel subiu 5,8% e a gasolina 2,3%.
Os diretores anunciaram, ainda, que os reajustes futuros no preço dos combustíveis passarão a ser divulgados pela internet, no site da companhia ( e nos canais internos de comunicação aos clientes.

5 comentários:

  1. O que esse governo ilegitimo esta fazendo com nosso país?! Aumento na energia,agua,gás,olheo e gasolina... Aumentos diaris ou mensal chega estamos sendo estuprados pelos representantes que acham que sao donos do país

    ResponderExcluir
  2. O povo tem o que merecem!raça de idiotas burros acharam que Lula era o diabo toma aí pra aprender .

    ResponderExcluir
  3. Eu falei que vocês iriam sentir saudades do PT,eu vô sofrer também,mas confesso que estou torcendo que Lula não volte...pobre tem que sofrer,quem já viu pobre ser de direita.Pobre antes do PT não existia e muitos deles ficaram contra Lula e Dilma.

    ResponderExcluir
  4. O problema desse pais é exatamente isso ai,fanatismo partidario,quero q todos os partidos acabem,sou contribuinte nao de partido e sim de uma Nação pouco é de meu interesse partido A ou B,quero resprito como cidadao brasileiro seja de Lula de Temer seja do filho do capeta se estar na gerencia do pais tem que gerir para a população nao para si...

    ResponderExcluir
  5. A vagabundagem e o roubo nao param no pais sem ordem.

    ResponderExcluir