Seis detentos são mortos dentro de presídio em Manaus

Seis detentos são mortos dentro da Unidade Prisional de Puraquequara, em Manaus (Foto: Divulgação/Seap)
Seis detentos foram mortos dentro da Unidade Prisional de Puraquequara (UPP), em Manaus, nesta sexta-feira (7). A informação foi confirmada pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) do Amazonas. A UPP abriga presos provisórios desde 2002 e tem capacidade para 626 internos. No entanto, de acordo com a secretaria, 1.286 estão alojados no presídio.
Foram encontrados mortos Janderson Araújo da Silva, (vulgo "Boca Rica"), Leonardo Almeida de Souza, Marcos Henrique Neves de Lima, Tiago de Araújo, Felipe Xavier Oliveira, e Felipe Gonçalves Marques. Em nota, a Seap informou que não houve rebelião ou motim dentro da unidade prisional. Ainda não há informações sobre o que motivou as mortes.
A Polícia Militar está no local fazendo a contagem de internos. A ação está sendo acompanhada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Policiais civis também estão fazendo oitivas na unidade prisional.
Crise carcerária
A unidade de Puraquequara é uma das unidades onde ocorreram mortes de presos no começo do ano no Amazonas. Ao todo, 65 presidiários morreram em unidades na capital e 225 fugiram. Em janeiro, 284 presos foram transferidos para a então desativada Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus. Os presos transferidos também se rebelaram e quatro foram mortos no local.
Rebeliões e mortes no Complexo Penitenciário Antônio Jobim (Compaj) assustaram a população. A onda de mortes nos presídios se espalhou por outros estados como Roraima e Rio Grande do Norte, revelando uma crise carcerária no país. (Correio)

Um comentário: