PT perde quase metade da influência no Nordeste

Resultado de imagem para imagem da bandeira do pt
O PT perdeu significativamente sua influência na eleição deste ano no Nordeste, principal reduto petista no País desde a chegada do partido ao governo federal, em 2002. No domingo, 2, a legenda elegeu 114 prefeitos na região, 37,7% a menos do que os 183 de 2012. Isso representa uma perda de quase metade dos eleitores governados pela sigla na região.
O PT diminuiu o número de prefeituras em seis dos nove Estados do Nordeste. As maiores perdas foram justamente naqueles que são governados por petistas. Na Bahia, administrada por Rui Costa, o PT elegeu 39 prefeitos neste ano, 53 a menos do que conseguiu eleger em 2012. No Ceará, governado por Camilo Santana, a legenda elegeu 15 prefeitos, quase metade dos 26 eleitos no último pleito.
O partido também elegeu menos prefeitos neste ano em Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte, Paraíba e Maranhão. O único Estado em que a sigla aumentou o número de prefeitos foi o Piauí, governado pelo petista Wellington Dias. No Estado, o partido elegeu 38 prefeitos, 17 a mais do que os 21 petistas que venceram a disputa em 2012. Em Alagoas, o PT elegeu este ano dois prefeitos, mesmo número da última eleição.
Das nove capitais do Nordeste, o PT teve candidatura própria em cinco, mas não conseguiu eleger nenhum prefeito no primeiro turno. Só disputará o segundo turno no Recife, com João Paulo. Em todas as outras (Fortaleza, Natal, João Pessoa e Maceió) foi derrotado. Nas outras quatro capitais, a sigla apoiou aliados. Em Aracaju e São Luís, esses aliados disputarão segundo turno. Em Salvador e Teresina, perderam no primeiro turno.
Eleitorado
Com a diminuição do número de prefeituras, o PT também viu o eleitorado sob sua influência diminuir no Nordeste. Em 2012, as 183 cidades da região em que elegeu prefeito somavam 2,569 milhões de eleitores. Neste ano, os 113 municípios com prefeitos eleitos pela sigla no Nordeste possuem 1,403 milhão de eleitores. Uma redução, portanto, de quase metade (-45,3%) de sua influência sob o eleitorado da região.
O número de eleitores "comandados" por petistas caiu em seis dos nove Estados do Nordeste. A maior diminuição ocorreu também na Bahia, seguido por Ceará, Pernambuco, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte. Em outros três Estados, o eleitorado sob comando de prefeitos petistas aumentou. O maior crescimento foi no Piauí, único que aumentou o número de prefeitos petistas, seguido por Maranhão e Alagoas.
Governismo
Para o líder do PT na Câmara, deputado Afonso Florense (BA), o resultado é consequência de "muitas variáveis". Uma delas, diz, é o fato de o partido ser oposição no plano federal - em 2012, a sigla era da base aliada do governo Dilma Rousseff. "Muitos munícipes votam pretendendo eleger governos que levam recursos do governo federal para lá. Na Bahia, por exemplo, PMDB e PSDB usaram o governismo a seu favor", diz.
Outro motivo, acrescenta Florense, foi a migração para outros partidos de prefeitos que se elegeram pelo PT em 2012, após o desgaste nacional da legenda. "Muitos que entraram no partido no auge saíram na hora do tranco", afirma o líder. Na eleição deste ano, a sigla lançou 989 candidatos a prefeitos, quase 44% a menos do que os 1.759 que concorreram quatro anos atrás.
O líder petista reconhece ainda que o desgaste nacional do PT com a Operação Lava Jato também atingiu os candidatos no Nordeste. "Aquela operação contra o Palocci anunciada pelo ministro durante um comício foi demais", diz, lembrando que o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, antecipou um dia antes, durante comício em Ribeirão Preto (SP), a operação que prendeu o ex-ministro petista Antonio Palocci.
Outras regiões
Apesar de significativa, a diminuição de prefeitos do PT no Nordeste foi a menor, em termos porcentuais, entre as demais regiões. A maior perda entre as eleições de 2012 e 2016 foi no Centro-Oeste (-85,4%), seguido por Sudeste (-74,8%), Norte (-69,7%) e Sul (-56,6%). No País, a perda total foi de 59,5% (de 630 para 256 prefeitos). Esse cenário deve permanecer após o segundo turno, pois a sigla só disputa em sete cidades. (Estadão)

15 comentários:

  1. Tem que deixa de ser cobaia e não anda na contra mal do país,pq termos que acordar muitos, pra esses políticos.

    ResponderExcluir
  2. e ainda fez muito, se o povo tivesse vergonha na cara não elegia nem um, mais o povo não em vergonha não ta vendo que o pt destruiu o brasil e ainda voto. gosta de sofrer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É aqueles preguiçosos que gostam de se encostar em Bolsa família

      Excluir
  3. Nordestino q reclama do Lula é pq nunca sofreu de sede nem de fome, VIVA LA BOLSA FAMILIA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOLSA FAMILIA É CRIAÇÃO DE VAGABUNDO E JOVEM USANDO DROGAS E ROUBANDO, ANTES VC BOTAVA SEU FILHO PRA TRABALHAR CEDO, HJ TEM BOLSA FAMILIA NÃO PRECISA TRABALHAR É SO POBRE PARINDO TODO ANO UM PRA GANHAR BOLSA, HJ VC NÃO ACHA NINGUEM PRA FAZER UMA FAXINA NEM PRA CAPINAR UM QUINTAL, TUDO COMENDO DO GOVERNO NINGUEM QUER TRABALHAR MAIS. A MARGINALIDADE AUMENTOU 80% E A CULPA É DO BOLSA FAMILIA. NÃO QUER SOFRER COM A FOME VAI TRABALHAR!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    2. Isso msm cara ladrão tem em todo partido acho q deve ter muito mais no pmdb do q no pt deixa o tempo passar q vamos ver

      Excluir
    3. Deve ser uma preguiçosa que se faz dependente de bolsa familia vá trabalhar que e mais bonito

      Excluir
  4. E Cruz das Almas vai sofre agora com o PT .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MERECE! TEM QUE SOFRER MUITO, NÉ POUCO NÃO, É MUITO.

      Excluir
  5. Era pra perder tudo mais os preguiçosos que se fazem dependentes de bolsa familia não deixam essa corja sair. Olha que eu tenho bolsa família mais prefiro um emprego

    ResponderExcluir
  6. Se o brasieliro fosse dinossauro, com certeza votaria no meteoro.

    ResponderExcluir
  7. iso e o quer vc tar achando vai ficar sabido ou sabida

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente. Minha. Cidade. Querida. Cruz. Das. Almas. Acaba. De. Dar. Longos. Passos. Pra. Traz. Ao. Contrário. Do. País. Que. Tá. Se. Libertando.

    ResponderExcluir
  9. Rebanhos de pobres... Vao sofre muito, vamos pra frente.

    ResponderExcluir
  10. Caros leitores, sem nenhum preconceito ou até mesmo crítica destrutiva, mas sim uma crítica racionalista o PT - Partido dos Trabalhadores na história política partidária do Brasil foi o partido que mais teve os seus governantes envolvidos em esquemas de corrupção. Foi o Mensalão, a Lava-Jato fora o que não se sabe. Infelizmente teremos que conviver com o desequilíbrio econômico em nosso país por anos. O país não tem como sair da crise, pois não provém de recursos financeiros e nem pode explorar nada do que produz ou possui, pois não se pode colher o que não se plantou. Pena que aparentemente Lula está envolvido. Lamentavelmente os eleitores das cidades que elegeram seus representantes do PT faltaram com o respeito a milhões de brasileiros que sofrem por conta do fracasso deixado pelos governantes deste partido. Não importa quem é o candidato eleito, pode até ser de boa índole, mas uma vez que permanece filiado a esse partido não merece atenção. Acorda Cruz das Almas, acorda Bahia, acorda Brasil o PT e sua quadrilha já mostrou para que vieram.

    ResponderExcluir