Promotor revela preocupação com aumento da violência e fala sobre tradicional "guerra de espadas" em Cruz das Almas

O promotor de justiça José Reis Neto, falou com exclusividade ao  Cruz na Tela na manhã desta segunda-feira (07), na sede do Ministério Público de Cruz das Almas, sobre o aumento da violência no município

Segundo o membro do MP, o aumento do número de assaltos, inclusive na zona rural, tem lhe preocupado muito, principalmente nos últimos dias, que foram vários e com violência contra as vítimas. 

Ao ser questionado sobre o que pode ser feito para ajudar a população rural, ele disse que os moradores tem que colaborar informando aos poderes sobre o que vem acontecendo, para que o problema possa ser combatido, mesmo sabendo das dificuldades que passa a polícia. 

Para o promotor, tem que haver uma investigação mais intensa para que se possa chegar até os autores desses crimes e acima de tudo a colaboração dos moradores. 

Ele ainda esclareceu sobre os assassinatos neste início de ano, e deixou claro que analisa todos os casos de forma minuciosa, cobrando da polícia elucidação e prisão dos autores. 

Tradicional "Guerra de espadas"
Sobre o fabrico e a queima de espadas em Cruz das Almas, uma tradição que Desde 2011, com a decisão do Tribunal de Justiça (TJ-BA) ficou proibida a confecção, uso e vendas, o promotor disse que se os espadeiros buscarem junto ao Exército Brasileiro se adequarem aos padrões exigidos, a exemplo do tamanho, ainda se pode até pensar em ter de volta a tradição. 

Ainda segundo o mesmo, teria que ter o local adequado para a queima do artefato e também outras normas que teriam que ser respeitadas. 

Para o promotor, não haveria mais possibilidade da liberação para este anos, uma vês que o tempo é curto para que se consiga até o período da festa, que é no mês de junho. 

Ele acredita que se começar agora a lutar pela liberação, talvez possa conseguir, mas somente para o ano de 2017. O magistrado ainda acrescentou que neste ano será mais duro o combate a queima, fabrico ou armazenamento de espadas. 

"Posso garantir que quem desobedecer será preso, processado e responderá  na justiça pelo crime praticado. Os trabalhos serão mais duro e ninguém queira pagar para ver" . Cruz na Tela

9 comentários:

  1. A população da zona rural ainda tem que fazer o trabalho da Polícia, quantos B. Os existem registrados na delegacia de Cruz das Almas e região em decorrência desse tipo de crime? O que falta competência das autoridades e interesse em solucionar um problema tão grave a sociedade que vem tirando a paz desse pessoal humilde e trabalhador.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro promotor Jose Reis Neto, acho que em vez de ter mais fiscalização contra os espadeiros de Cruz das Alma e região, todo o Ministério Publico e Policia Militar e Civil deveria se empenhar mais em roda policial pela zona rural e pelos bairros de Cruz das Alma. Gosto de ver a Guerra de Espada e acho aquilo incrível e acredito que não só eu, proibir nas ruas, mas liberar um espaço para essa praticar, porque não criar um espaço? Pois ate com o Exercito conseguir normalizar ( tamanho entre outro) quer proibir proíbe mais de condição e opção para os tocadores pois muito pais de família aproveita essa época para garantir um reda extra em sua casa. Sou afavor da lei mais que seja justa para todos M

    ResponderExcluir
  3. Eh promotor estamos perdendo a credibilidade diante do poder pois registramos queicha e nada é feito!!!olha o caso de Leo todo mundo sabia que era estuprador queicha tinha e nada nunca foi feito....mas como a lei divina nunca falhou ele pagou

    ResponderExcluir
  4. Tirem como exemplo a cidade de Estância, em Sergipe. Aqui tem lugar apropriado e os espadeiros respeitam os locais em que são proibidas a queima de espadas. No fim das contas todos saem ganhando.

    ResponderExcluir
  5. Então ta certo vou ser preso por toca espadas pq ja comecei a compra meu material e vou toca sim essa tradição n pode acaba amo espadas

    ResponderExcluir
  6. daqui a pouco vai aparecer um bando de gente dizendo q a puliça prende e o promotor solta. e um monte de babaca defendendo a guerra de espadas. a guerra só é proibida se n seguir as normas. será que é tão difícil entender? e qdo sofrem um acidente e se queimam e ficam internados nos hospitais, qm paga somo nós que recolhemos impostos, sem falar no deslocamento de ambulancia que quer queira ou não é custo para os cofres da prefeitura e nós que pagamos. um monte de de gnt que n recolhe imposto e não querem andar na linha, querem fzr espada na tora.
    qto a vagabundagem da zona rural, tem que cortar no aço e mandr tudo para o colo do tinhoso.

    ResponderExcluir
  7. e cada coisas que acontece pessoas inocentes morrendo sendo assaltada ninguém mais sai a noite e o cara tá preocupado com a queima de espadas aaaaa nem disfarça

    ResponderExcluir
  8. A justica tem q se preocupar em prender os assasinos q estao ai matando e ficando em puni como se nada tivesse acontecido a lei tem q se preocupar com a maes q choram a dor de ter perdido seus filhos e ñ com espadas

    ResponderExcluir