Apagão no Nordeste foi causado por queimada no Piauí, diz ministro

Apagão atinge Região Nordeste; energia começa a ser restabelecida
O ministro das Minas e Energias, Edison Lobão, explicou que o apagão no Nordeste desta quarta-feira (28) foi uma queimada na fazenda Santa Helena em Canto do Buriti, no Piauí. Lobão dá coletiva sobre o assunto em Brasília nesta noite. Com a queimada, duas linhas de transmissão foram desligadas. As causas da queimada ainda estão sob investigação, segundo o ministro - não se sabe se foi por motivos naturais ou por ação humana. O ministro informou que em um primeiro momento a preocupação era de restabelecer o sistema.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disse que houve uma queda de energia no Nordeste às 15h03, classificada de "grandes proporções". A carga na região foi derrubada para 10% do nível normal.

Segundo Lobão, o apagão atingiu "todo o Nordeste" e algumas cidades do interior dos 9 estados da região ainda podem estar sem energia.

Por volta das 16h40, o fornecimento de energia elétrica começou a ser retomado em alguns pontos da cidade. A falta de luz prejudicou o trânsito - sem semáforos funcionando, o tráfego ficou intenso e houve congestionamento nos principais pontos da cidade. 

Sem luz: O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou ao Correio24Horas o apagão que atinge grande parte dos estados do Nordeste desde às 15h15. Foram atingidos os estados do Piauí, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe, Bahia, Paraíba e Pernambuco. Segundo o ONS, equipes já foram direcionadas para a recomposição do sistema. A operadora não tem ainda a dimensão exata da interrupção do serviço, nem o que motivou o apagão. (Correio da Bahia)

Última atualização (Qua, 28 de Agosto de 2013 22:08)

Nenhum comentário:

Postar um comentário