Cruz das Almas: tiros da PM atingem cinco pessoas em local de queima de espadas

Gerson foi atingido na perna

Policiais Militares da 27ª CIPM foram realizar a prisão de um jovem que estava tocando espadas na Rua da Estação na cidade de Cruz das Almas  na tarde  deste domingo (24), por volta das 17h40 e tiveram a insatisfação de alguns populares que partiram para cima da viatura dando vários tombos e protestando. 

De acordo com sargento J.Carlos, comandante da guarnição, os seus soldados se sentiram acuados pela população que partia em direção dos mesmos, totalmente revoltada.  “Parecia uma guerra, eles partiam em nossa direção com muita raiva, subiram na viatura e começaram a bater com toda força,  teve um momento que tentaram até segurar a arma dos soldados, foram momentos difíceis”, disse. Ainda de acordo com o sargento, os disparos ocorreram de forma acidental e reconheceu que em alguns momentos tiveram que atirar para cima no sentido de amedrontar os mais nervosos. Foram atingidos, Tainá Conceição, 18, Derlon Melo Vidal, 27, Gerson de Jesus Carvalho, 25, Fraga Almeida, 55 e Pedro Alves da Silva Junior, 22. 

 Mantivemos contato com a mãe de uma das vítimas, a senhora Maria de Lurdes e a mesma nos informou que o seu filho, Pedro Alves, contou que viu a população partir para cima da viatura e depois ouviu os disparos, quando percebeu que havia sido baleado no pé. Todos deram entrada na (Upa), com ferimentos considerados sem gravidades, a maioria entre pernas e braços. Somente duas das vítimas estiveram na delegacia para reclamar o fato. O caso será investigado pela Polícia Civil. Informações: Cruz na Tela.

15 comentários:

  1. A POLICIAL FEZ O QUE PODE PARA EVITAR MAS O POVO PAGOU PARA VER E NO MEU VER A POLICIA TINHA QUE FAZER ALGO ATE TENTAR TOMAR A ARMA DA POLICIA ELES TIVERAM CORAGEM.

    ResponderExcluir
  2. Loucura sou conta a violência mas a policia não poderia fazer outra coisa no momento.

    ResponderExcluir
  3. A POLICIA FEZ TALVEZ O QUE NÃO DEVERIA MAS NA HORA CREIO QUE FARIA O MESMO PQ ATE BATER NA POLICIA ELES TENTARAM

    ResponderExcluir
  4. VEJO QUE REAÇÃO GERA REAÇÃO E NESSE CASO FOI BALA... LAMENTÁVEL MAS QUEM TEM MEDO DE CAGAR NÃO COMA.

    ResponderExcluir
  5. FOI O POVO EXALTADO CONTRA A POLICIA QUE CUMPRE SEU PAPEL... PROTEÇÃO A CIDADE E CUMPRIR A LEI.

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente alguns jornalistas, tentando a oportunidade de noticiar primeiro um fato e, quem sabe na tentativa de vender a noticia, que só serve se for ruim, divulgou informações inverídicas que comprometeram uma instituição e também uma cidade de grande porte como é Cruz das Almas, já que todos os jornais, televisivos,ouvidos e escritos, repassaram a informação de que 05 (cinco) pessoas foram baleadas. Pra começar a noticia verdadeira é que algumas pessoas tentaram contra a autoridade de uma guarnição, que estava apenas cumprindo o seu papael, o que deve ser compreendido, momento em que, houve um disparo para o chão, fragmentando o projétil e pedaços de concretos que atingiram cinco pessoas de forma leve, na região das pernas e braço. Foram estas socorridas por guarnições, outras se apresentaram voluntariamente na UPA e
    sequer, pela leveza das escoriações, ficaram por mais de uma hora no ambulatório. Mesmo assim a PM procedeu, após atendimento, a condução dessas pessoas para a delegacia, na intenção de prestarem registros, favoraveis ou não a ação da PM, garantindo o direito de uma apuração que verificará os excessos. O que não se pode conceber é uma guarnição ser atacada por vândalos, que desrespeitam as leis e ferem os direitos dos outros, quando não a integridade fisica e moral, e também se divulgar, de forma irresponsável, noticias levianas que são repassadas para todo o Estado. E agora eu pergunto a Paulo Galvão, onde estão os 05 (cinco) baleados? Difícil responder, você não sabe o que é isso.
    Capitão William





    ResponderExcluir
  7. O pm j.carlos foi pacifico e mostro ce um pm preparado,mais tevi um pm que estava na mesma viatura de Zé Carlos que estava dezesperado e mostrando não ce diguino de esta nas ruas,eu tenho um vídeo no momento que um vandalo que estava batendo na viatura e um protestante em purra ele pra não vandaliza,onde o mesmo video mostra os desparo da arma de fogo do pm despreparado!!!!

    ResponderExcluir
  8. Agora eu pergunto quem paga por isso? assim como não teve vitima fatal, poderia ter e como casos e a casos que acontecem em Cruz das Almas como sempre não dar em nada.

    ResponderExcluir
  9. Quem proibio as espadas q deveria estar la enfrentando a populaçao, nao agravando a todos muitos policiais abusarao do poder. Se tivese vitimas fatais fariao como os outros casos depois teria aquela repercusao no momento mas depois eles esquece pq os policiais se acham donos do mundo.
    Queremos as nossas espadas de volta.

    ResponderExcluir
  10. Tudo isso por falta de planejamento, infelizmente a Policia Militar não se preparou para o trabalho preventivo. Kd os escudos,as armas não letais e as bombas de efeito moral? Ir para a rádio falar eh fácil difícil e executar ou fazer a coisa certa.

    ResponderExcluir
  11. O ministerio publico informou ha tempo q estava proibido, então quem estava errado, policia ou quem derespeitou uma determinação judicial? E se algum inocente tivesse sido atingido por espada, a culpa também seria da policia? Talvez os mesmos q estão criticando a policia agora, seriam os mesmos a reclamar omissão da própria policia, e olhe q ate 2009, ou seja, ate a proibição eu sempre curti espadas. Então gente vamos deixar de hipocrisia.

    ResponderExcluir
  12. Cruz das almas nunca tevi e nunca tera uma pilicia pacificadora ou preparada,mais tem sim um bando que pença que é dono de tudo e de todos polícias que so sabi fazer politica!!!!

    ResponderExcluir
  13. Tenho vergonha de ser cruzalmense por ver que uma tradição de decadas cendo proibida e um aluguel de carros que tem despesas de 2,5milhões não ser investigado quanto mais ser impedido vergonhoso!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Se tivesse as espada não tinha acontecendo isso
    cader q nos anos q não tinha essa proibição acontecia essas coisa..Não ne então, quem vai pro fogo é pra se queimar era pro povo jogarem espada neles, como foi ferimento leve poderia ser grave!!!!

    ResponderExcluir
  15. QUE POVO SEM NOÇÃO ESSA MEIA DÚZIA DE ESPADEIROS!

    ResponderExcluir