Homem é preso durante operação "Pé de Coelho"; armas, drogas e lanchas também foram apreendidas

[Homem é preso durante operação
José Passos Juncal foi preso nesta quinta-feira (22) durante a Operação “Pé de Coelho”. Também foram apreendidos durante a ação dois revólveres, oito notebooks, sete cheques, euros e maconha, segundo dados apresentados em coletiva sobre o caso,  na sede do Ministério Público, em Nazaré, nesta quinta-feira (22).
A operação desarticulou um esquema de sonegação das empresas Pier Marin Distribuidora, H.J. Distribuidora LTDA, HC Juncal e José Passos Alimentos, empresas do setor atacadista de alimentos que causaram prejuízo de R$ 25 milhões aos cofres estaduais.
De acordo com o promotor do Ministério Público, Hugo Casciano, o mandado de prisão era destinado para Hugo Coelho Juncal que não foi encontrado. O pai do acusado acabou detido pois além indícios de fazer parte do esquema e estava com uma arma e droga na residência. “Durante as buscas encontramos na casa do genitor de Hugo uma arma sem registro, 2 mil euros e uma quantidade de maconha. José Passos foi conduzido por policiais para sede da Draco. E as buscas por Hugo Coelho Juncal continuam. A Interpol  foi  acionada pois temos suspeita que ele fugiu para Espanha”, afirma.
Ainda de acordo com promotor do Ministério Público, quatro laranjas eram utilizadas durante a sonegação fiscal. “As pessoas utilizadas como laranjas não tinham os bens compatíveis com os valores declarados nas ação dos contraventores. Entre eles uma empregada doméstica e um senhor que teve a assinatura falsificada para abertura dessas empresas. Ele só descobriu pois o nome foi protestado”, relata.
Durante a operação “Pé de Coelho” também foram confiscados três lanchas, oito veículos e imóveis de luxo. Todos os bens estão indisponibilizados para os acusados e após análise da Polícia Civil deverão auxiliar na condenação contra os suspeitos.
Participaram da coletiva Hugo Caeciano do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e aos Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica, as Relações de Consumo e a Economia Popular (Gaesf) do Ministério Público da Bahia, Sheila Meirelles, Inspetoria de Investigação e Pesquisa Fazendária (Infip) da Sefaz-Ba e Ana Carolina Asfora do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco).
A operação "Pé de Coelho"
Um mandado de prisão e nove de busca e apreensão foram sendo cumpridos nas primeiras horas desta quinta-feira (22) em Salvador, Itaparica e Lauro de Freitas pela “Operação Pé de Coelho”, promovida por força-tarefa reunindo o Ministério Público estadual (MPBA), a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba) e a Polícia Civil. O objetivo da operação é desarticular um esquema de sonegação no setor atacadista de alimentos que causou prejuízo de R$ 25 milhões aos cofres estaduais.

As investigações foram iniciadas a partir da constatação do elevado grau de sonegação fiscal praticado pelas empresas HJ Distribuidora e Pier Marin Distribuidora. A força-tarefa constatou o uso de laranjas na composição dos quadros societários das empresas, lavagem de dinheiro cometidos com a intenção de burlar o fisco estadual. Esses crimes permitiram aos envolvidos acumular patrimônio de forma irregular. Tais condutas podem ser enquadradas na Lei Federal nº 8.137/90, que define os crimes contra a ordem tributária. (B. News)

Um comentário:

  1. Tá checando perto se a lava jato entra na UFRB vai faltar algema

    ResponderExcluir