Atividade humana já devastou 75% do solo

Cientistas alertam que degradação da superfície terrestre está levando o planeta à sexta extinção em massa - Foto: Marcello Casal Jr l Ag. Brasil
Um relatório divulgado pela Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES, na sigla em inglês) apontou que a degradação do solo, motivada pela atividade humana, já alterou 75% da superfície terrestre do planeta. O índice que permanece livre de impactos substanciais causados pelo homem deve cair para 10% até 2050, segundo projeções do órgão ligado às Nações Unidas.
“Apenas algumas regiões nos polos, desertos e as partes mais inacessíveis das florestas tropicais permanecem intactas. A degradação da superfície terrestre da Terra pelas atividades humanas está levando o planeta em direção à sexta extinção em massa”, alertou o sul-africano Robert Scholes, um dos coordenadores do relatório temático sobre Degradação e Restauração de Terras Degradadas.
O documento foi elaborado com a colaboração de 45 países e mais de 3 mil fontes. Além disso, o relatório foi revisado por mais de 200 especialistas, e se tornou o estudo mais completo já realizado sobre o tema.
Degradação
A expansão não sustentável de áreas dedicadas à agricultura e à pecuária é um dos pontos que preocupou os especialistas, e que tende a piorar com a demanda crescente por comida e biocombustíveis. O consumo em crescimento e o aumento da população provocam a expansão não sustentável da agropecuária, da extração mineral e de recursos naturais.
Só em 2014, mais de 1,5 bilhão de hectares de ecossistemas naturais foram convertidos para a agropecuária. Terras agrícolas e pastagens agora cobrem mais de um terço da superfície terrestre do planeta. 
Impactos
O relatório revelou, ainda, que os processos de degradação da terra já comprometem o bem-estar de 3,2 bilhões de pessoas e tem sido uma das principais causas de migração humana. Os pesquisadores estimam que pelo menos 50 milhões de pessoas terão de sair de seu território natal em busca de alimentos em 2050. “As pessoas podem perder seus meios de subsistência, e, no geral, terão de imigrar enquanto a terra se degrada”, complementa Scholes. 
Para reverter o quadro, os pesquisadores pedem que os produtores sejam incentivados a produzirem mais na mesma terra, e governos e empresas acelerarem projetos de reabilitação do solo de forma cada vez mais sustentável.
Agricultura
Os consumidores, por sua vez, devem ser mais conscientes sobre o que comem. “Não estamos dizendo para as pessoas pararem de comer carne, mas para se preocuparem com o modo com que ela foi produzida. E, acima de tudo, acabar com o desperdício. Hoje até 40% do que é produzido nos países desenvolvidos não é aproveitado”, conclui Watson. [...]


Um comentário: