Crie espaço em casa para afastar estresse e relaxar

A luz natural ajuda a trazer uma sensação de bem-estar e sintonia com a natureza - Foto: Lucas Silva e Hamilton Penna | Divulgação
Com a correria e o estresse do cotidiano, ter um espaço em casa para relaxar, meditar ou ler um livro pode ajudar a desacelerar depois de um dia difícil, ou aproveitar o tempo livre com mais sossego.
E a boa notícia é que, para criar um local de relaxamento em casa, não é preciso ter muito espaço: qualquer cantinho no quarto, na sala ou na varanda pode servir, desde que se consiga um ambiente acolhedor.
“É interessante escolher um local que tenha pouco barulho e seja mais reservado. A iluminação natural também é importante, quando a gente consegue”, ensina o arquiteto Marcus Paffi, do escritório Cipriano Paffi Arquitetura.
A luz natural ajuda a trazer uma sensação de bem-estar e sintonia com a natureza. Mas para quem não pode fazer o cantinho do relaxamento próximo a uma varanda ou janela, a arquiteta Cris Paola sugere o uso de um dimmer, um recurso que controla a intensidade da luz artificial. “Caso não seja possível, uma luminária de chão ou um abajur também podem ajudar a solucionar facilmente a questão”, explica Cris.
Escolhido o local, outro fator importante é a escolha dos móveis, que devem ajudar na sensação de conforto. O ideal é escolher móveis com texturas suaves e, pensando no calor baiano, tecidos que não esquentem muito, como o linho, o algodão e o couro. Poltronas e futons amplos funcionam bem nesse tipo de ambiente.
Estimular os sentidos
Um toque interessante é pensar em elementos que estimulem os sentidos: velas aromáticas, pot-pourris ou incensos agradam o olfato e têm efeito terapêutico. Já para o tato, investir nos pés pode ser uma boa ideia: “Piso de madeira, tapetes ou esteiras de fibras naturais, onde a pessoa possa andar descalça, trazem boas sensações pelo contato”, sugere Marcus. 
As cores também têm um papel importante no estímulo da visão, e para um ambiente de meditação e tranquilidade se pensa logo em cores claras. “A escolha depende do espírito do usuário; tem gente que se sente mais acolhida em meio a cores mais intensas; outras, em tons mais neutros. Entretanto sempre costumo usar tons frios, como o azul e o verde, para esse tipo de espaço”, conta a arquiteta Ana Burity. [...]

Nenhum comentário:

Postar um comentário