Mercado Modelo entra no circuito cultural

Programação foi aberta com o cortejo de visitas guiadas por baianas em trajes típicos - Foto: Luciano da Matta | Ag. A TARDE
Um dos principais cartões- -postais de Salvador, o Mercado Modelo oferece agora programações culturais gratuitas como mais uma opção de lazer  para soteropolitanos e turistas. O projeto foi aberto, na manhã desta sexta-feira, 16, com o cortejo intitulado Segredos do Mercado, com a participação de baianas caracterizadas em visitas guiadas pelo  local.
A proposta Viver o Mercado visa reativar o espaço artístico-cultural, ponto de encontro e convivência,  com ações  criadas para oferecer aos visitantes uma agenda diversificada. A ideia é proporcionar um ambiente de vivências culturais balizadas na identidade cultural de Salvador e da Bahia.
Conforme Viviane Vergasta, gerente de linguagens artísticas da Fundação Gregório de Mattos (FGM), as atividades têm como foco atrair  turistas e moradores da cidade: "É importante ressaltar que há muito baiano que não conhece a história do Mercado Modelo".
Inicialmente, haverá três atividades, em setembro e outubro. "Às  sextas-feiras  e sábados pela manhã, teremos a  visita guiada Segredos do Mercado e, sexta à noite, o Pôr do Som no Mercado, com shows das 18h às  19h, sempre com uma banda regional, que se apresentará no palco fixo na área externa, onde ficam os bares", informou Viviane. Toda a programação é gratuita.
Reforma
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Mercado Modelo está sob a administração da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), desde março deste ano.
Segundo Gislene Fortunato, auxiliar administrativo da Semop, 99% das obras de reparo no local já foram finalizadas. "Faltam alguns ajustes no piso da varanda do primeiro andar, onde funciona o restaurante. Houve alteração na ordem das barracas,  iluminação e  telhado, que também foi reformado", disse.
Rabeb Chammas, 65, professora aposentada, se diz  uma eterna turista. Mesmo  soteropolitana, ela afirma que visita os pontos turísticos com frequência: "O local agora ficou mais organizado, bem distribuído. Quando eu entrava aqui ficava atrapalhada", contou. 
"A última vez que estive aqui, achei o ambiente escuro, abafado, agora noto  uma grande diferença", elogiou a professora Priscila Torres, 33, do Espírito Santo, que  há três anos não visitava Salvador.
Rita de  Cássia, que tem um estande de vendas no local há cinco anos, também aprovou a reforma, mas disse que é preciso mais intervenções: "Seria bom investir no banheiro, com a inclusão de um fraldário, por exemplo", sugeriu.
Programação
Neste sábado, 17, das 10h às 12h, o Segredos do Mercado mais uma vez  leva visitantes a um passeio turístico conduzido por baianas trajadas a rigor. Domingo, 18, às 10h30, o Domingão no Mercado convida o público para curtir esse cortejo itinerante ao som do Bahia Experimental, com músicos referenciais da percussão baiana. (A Tarde)

2 comentários: