Ao menos 40 migrantes morrem no Mediterrâneo

Italien Mittelmeer Rettungsaktion Küstenwache Flüchtlinge Boot
Pelo menos 40 migrantes que estavam a bordo de um navio que navegava no Mediterrâneo foram encontrados mortos neste sábado (15/08), anunciou a Marinha italiana em sua conta no Twitter.
Centenas de pessoas foram salvas em uma operação de resgate que durou a manhã e a tarde deste sábado. Segundo a imprensa italiana, as vítimas aparentemente morreram sufocadas, presas sob o convés da embarcação.
Massimo Tozzi, comandante do navio da marinha Cigala, unidade responsável pelo resgate, confirmou o salvamento de "319 pessoas de várias nacionalidades, entre elas 45 mulheres e 3 menores de idade".
O barco teria começado a apresentar dificuldades na costa líbia, ao sul da ilha italiana de Lampedusa, e tinha entre 300 e 400 pessoas a bordo, segundo o jornal italiano Corriere della Sera. Os mortos foram descobertos no porão de carga da embarcação.
Na semana passada, um barco de refugiados com pelo menos 600 pessoas a bordo afundou ao largo da costa da Líbia. Mais de 360 refugiados foram resgatados e cerca de 200 pessoas morreram.
De acordo com a agência da ONU para refugiados (Acnur), 224 mil refugiados chegaram na Europa desde janeiro através do Mediterrâneo, incluindo 98 mil na Itália.
Mais de 2 mil migrantes morreram em 2015 ao tentarem fazer a perigosa travessia do Mar Mediterrâneo até a Europa, segundo a Organização Internacional de Migração (IOM, na sigla em inglês). Quase todas as mortes registradas ocorreram na rota entre a Líbia e a ilha italiana localizada na Sicília. (DW)

Nenhum comentário:

Postar um comentário