Itororó: hospital municipal é fechado e prefeitura alega falta de verba

O hospital municipal de Itororó, entre as regiões sudoeste e sul da Bahia, está fechado para atendimento desde terça-feira (5). A unidade, que encontra-se em reforma, já estava funcionando sem internações antes do fechamento nesta semana. Segundo informações do G1, a Secretaria de Saúde do município alega falta de verba para manutenção e pagamento de funcionários.
O secretário de Saúde de Itororó, Marcelo Andrade, disse que a verba mensal de R$ 60 mil que o Estado repassa para manter hospital está atrasada há dois meses. "O governo federal, através do SUS, pagou o estado dia 20 e a verba até hoje não foi repassada", alega. Segundo ele, os funcionários do hospital estão há 60 dias sem receber salários.
O governo informou ainda que o Ministério da Saúde realizou a transferência de recursos para o Estado referente ao mês de dezembro no dia 5 de janeiro, e que, na quarta-feira (6), o valor de R$ 77 mil foi transferido para o município. O secretário de saúde de Itororó nega que o depósito tenha sido feito.
Antes do fechamento, o hospital funcionava atendendo de 80 a 100 pacientes por dia. O hospital mais próximo fica em Itapetinga, a 26 quilômetros da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário