Expeirentes inativos da PM-DF serão homenageados

Os policiais da reserva remunerada e os inativos devem ser reconhecidos e aplaudidos como bravos guerreiros. Convém lembrar que entre as organizações públicas, os policiais dedicam-se integralmente à profissão. Os inativos de hoje foram combatentes corajosos e eficientes no exercício pleno de suas funções, durante todos os anos de atividade. A carreira de policial militar é caracterizada por atividade continuada e inteiramente devotada às finalidades precípuas. Existe um devotamento infatigável na ânsia de servir. 
A missão da Polícia Militar, obviamente, é influenciada pelos ideais profissionais em relação às incumbências e às expectativas da sociedade no que diz respeito ao papel das forças policiais. Valores como honestidade, honra, lealdade e o sentimento do dever cumprido são os que tecem estes experientes militares. Os policiais militares que hoje estão em atividade e os que são recém-chegados à corporação devem continuar o legado dos bravos guerreiros, que abriram os caminhos para os novos combatentes.
A diferença entre PMs e os demais agentes da Administração Pública está na formação militar, que por ser calcada na disciplina e na hierarquia, é fundamentalmente voltada ao cumprimento do dever. Tendo isso em vista, muitas vezes, o que para o civil é uma faculdade, para o militar é um compromisso. É essa afeição constante ao cumprimento do dever que faz o militar ser diferente. O policial militar deve organizar sua vida profissional e estar preparado para responder às adversidades de toda ordem, ciente de que sua existência poderá ser sacrificada para que a lei, a liberdade e a integridade preponderem. 
O exercício da profissão deve atingir plenamente os ideais de realização do bem comum, mediante a preservação da ordem pública. Os valores repassados de geração em geração são os seguintes: patriotismo, civismo, hierarquia, disciplina, profissionalismo, lealdade, constância ou perseverança, espírito de corpo, honra, dignidade, honestidade e coragem. 
Os policiais da reserva merecem toda a honra por terem atuado com devotamento no interesse público, dedicaram-se, muitas vezes, integral e exclusivamente ao serviço, buscando, com todas as energias, o êxito do serviço e o aprimoramento profissional e moral. Protegeram a vida, o patrimônio e o meio ambiente com abnegação e desprendimento pessoal, arriscando, se necessário e sacrificando a própria vida em detrimento da sociedade. Saudações a esses militares e agradecimentos pelo cumprimento de seu dever!
A Polícia Militar do Distrito Federal comemora, no dia 08 de outubro, o Dia do Inativo. Assim, como em outros anos, a celebração será na Academia Militar. O Comando Geral honradamente, convida os policiais militares da reserva remunerada, e também os inativos, que poderão comparecer à solenidade fardados.  (Polícia Militar DF)

Um comentário:

  1. Isto serve de grande exemplo e espelho para o governo da Bahia em homenagear aqueles que em outrora arriscaram suas vidas em pró da sociedade em manter à ordem e que tiveram o privilégio de galgar suas reservas honradamente como exemplos de profissionais.

    ResponderExcluir