Juiz proíbe calúnias a Neto em propaganda de Alice Portugal

. - Foto: Joá Souza | Ag. A TARDE
O juiz eleitoral Oséias Costa de Souza proibiu a coligação "Sim para Salvador", da candidata à prefeita Alice Portugal (PCdoB), de veicular no rádio e na televisão "afirmações caluniosas, difamatórias, injuriosas e fatos inverídicos" contra o prefeito ACM Neto (DEM), candidato à reeleição pela coligação "Orgulho de Salvador".
Baseado em uma denúncia  de desrespeito à legislação eleitoral praticada em propaganda da candidata comunista, veiculada no último dia 26, o magistrado determinou a imediata suspensão do conteúdo baseado em declarações já negadas pela também candidata Célia Sacramento à imprensa.
O descumprimento da decisão liminar, além das consequências previstas na lei eleitoral, prevê multa diária de R$ 10 mil. (A Tarde)

Morre Gene Wilder, ator de A Fantástica Fábrica de Chocolate

Eterno Willy Wonka Gene Wilder morre aos 83 anos
O ator americano Gene Wilder, muito conhecido por seus papéis em comédias como "Primavera para Hitler" (1967) e "O Jovem Frankenstein" (1974) e suas clássicas colaborações com Mel Brooks, morreu nesta segunda-feira aos 83 anos em sua casa de Stamford no estado de Connecticut (Estados Unidos). Seu sobrinho Jordan Walker-Pearlman disse hoje à revista especializada "Variety" que o ator morreu em decorrência de complicações derivadas do Alzheimer.
Também diretor, produtor e roteirista, Gene Wilder (Milwaukee, 1933) triunfou em Hollywood graças a seus papéis cômicos em filmes populares como "A fantástica fábrica de chocolate" (1971) e "Banzé no Oeste" (1974).Gene Wilder nasceu como Jerome Silberman em uma família de imigrantes de origem russa e começou sua trajetória como intérprete nos anos 60 na Broadway. Sua estreia na sétima arte chegaria com um pequeno papel no filme "Bonnie e Clyde - Uma Rajada de Balas" (1967), dirigido por Arthur Penn e protagonizado por Warren Beatty e Faye Dunaway. Nesse mesmo ano começou sua frutífera colaboração no mundo do cinema de comédia com o diretor e ator Mel Brooks graças ao filme "Primavera para Hitler" e Wilder, que foi duas vezes indicado ao Oscar, alcançaria seu período de maior popularidade nos anos 70.  
O ator também tentou a sorte atrás das câmeras e estreou como diretor em "O Irmão Mais Esperto de Sherlock Holmes" (1975), ao qual se seguiram os filmes "O Maior Amante do Mundo" (1977), "Amantes sensuais" (1980), "A dama de vermelho" (1984) e "Lua-de-mel assombrada" (1986).O ator se casou ao longo de sua vida em quatro ocasiões e sua atual esposa era Karen Boyer, com quem estava casado desde 1991.

Cruz das Almas: Acusado de deixar faca cravada nas costa de um homem é preso pela PM logo depois do crime

Policiais do (SOINT) Setor de Operações e Inteligência da 27ª CIPM, prenderam na manhã desta segunda-feira (29), Jailson Santana Oliveira, vulgo "Ninho", natural de Sapeaçu, que atualmente reside no (Beco de Régis), bairro Itapicuru em Cruz das Almas suspeito de ter aplicado uma facada nas costas de um homem identificado como, Uilton do Carmo Santos, 30 anos, de São José do Itaporã, zona rural de Muritiba

Segundo  a Polícia Militar ao Cruz na Tela, a tentativa de morte aconteceu depois de um desentendimento entre os dois,  na região do posto Ipiranga, na entrada da cidade de Cruz das Almas.

Ainda conforme a polícia,  a vítima assim que recebeu a facada, foi socorrida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e depois teve que ser transferido para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, com a faca tipo "peixeira" cravada nas costas. 

O acusado foi detido depois de algumas diligências  e  levado para a delegacia, onde ficou  preso à disposição da justiça. Cruz na Tela

Tomar aspirina a cada três dias reduz risco de infarto

No entanto, o uso constante e diário da aspirina costuma provocar complicações gastrointestinais - Foto: Getty Images
O ácido acetilsalicílico (AAS), conhecido como aspirina, é utilizado para prevenir o infarto, a doença vascular periférica ou o acidente vascular cerebral (AVC). No entanto, o uso constante e diário da aspirina costuma provocar complicações gastrointestinais nestes pacientes.

Mas um estudo desenvolvido por pesquisadores brasileiros concluiu que tomar aspirina a cada três dias pode ser tão eficiente quanto na prevenção dessas doenças e também evita as complicações gastrointestinais causadas pelo uso diário do medicamento.
O estudo foi coordenado por Gilberto De Nucci, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP).

"De uns 35 anos para cá, verificou-se que a aspirina tem um efeito benéfico seja no tratamento do infarto seja como profilaxia do infarto. O problema de usar aspirina é que ela tem um efeito colateral importante, causando irritação no estômago. Essa irritação pode não dar sintomas e o paciente pode apresentar uma hemorragia gástrica", explicou.
O que se fazia até então para reduzir esses efeitos colaterais, segundo De Nucci, era reduzir a dose de aspirina. "Toda a literatura [médica] dos últimos 35 anos procurava reduzir a dose de aspirina para minimizar o risco da hemorragia gástrica. Mas demonstramos a segurança desse sistema terapêutico", disse.

"Tem pacientes que não tomam aspirina, e que deveriam tomar, porque [a aspirina] apresenta risco de hemorragia muito alto. Mas agora demonstramos que esse esquema terapêutico é tão benéfico quanto os anteriores com a vantagem demonstrada de não causar nenhuma irritação", ressaltou.
O estudo, desenvolvido por cerca de um ano, teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Biolab Farmacêutica e foi publicado no The Journal of Clinical Pharmacology.
A pesquisa
O ácido acetilsalicílico evita que as plaquetas se agrupem e obstruam os vasos sanguíneos. Por isso é que popularmente se diz que o AAS "afina" o sangue. Por outro lado, ao mesmo tempo, a aspirina atua na mucosa gástrica, diminuindo a produção de prostaglandinas - substâncias lipídicas que protegem o estômago e o intestino.
Durante o estudo de doutorado de Plinio Minghin Freitas Ferreira, na USP, sob orientação de De Nucci, 24 voluntários sadios foram divididos em dois grupos. Metade deles recebeu AAS todos os dias durante um mês. A outra metade recebeu o medicamento a cada três dias e, no intervalo dos dias, apenas placebo (substância sem efeito direto em doenças, simulando um medicamento).

Neste período, os voluntários passaram por diversos exames como endoscopia, biópsia gástrica, teste de agregação plaquetária e medição do nível de prostaglandina, por exemplo. "Quando fizemos esse estudo, verificamos que, quando tomada a aspirina de três em três dias a eficácia para prevenir a formação do trombo era a mesma.
Entretanto, a produção de prostaglandina, quando se tomava [a aspirina] todo dia, havia redução de 50%. Quando tomava de três em três dias, não havia redução da produção de prostaglandina", disse o coordenador do estudo. (Agência Brasil)

Acusado de homicídio no 1º dia do ano em Cruz das Almas é preso pela PM

Marcos Antônio Conceição, 23 anos, o vulgo "Dan", foi preso por policiais militares na manhã deste sábado (27) na praça do bairro da Tabela em Cruz das Almas. 
Segundo informações da delegacia, ele estava na companhia de E.S.S,16 anos, e de Tiago Santana dos Santos, 21, quando foi surpreendido pelos agentes. Com eles foram encontrados, duas trouxas de maconha.  

A polícia ainda apurou, que Marcos é acusado de ter participado da morte de Carlos Alves da Conceição, no dia 01 de janeiro de 2016, por volta das 18h, dentro da casa da mãe da vítima, com vários tiros. 

O motivo do crime, foi porque ele queria se vingar da morte de Henrique de Jesus Santos, o "Gun", que foi assassinado com uma facada, horas antes, por um irmão de Carlos. 

Cumprindo um mandado de prisão preventiva e de busca e apreensão, o delegado Cristovão Eder, com sua  equipe de policiais civis e com apoio da PM, foram até a casa de Dan, e encontraram, duas trouxas de maconha e um batidão, com a sigla (BDM) "Bonde do Maluco". 

Ainda conforme relatos da delegacia,  ele é investigado pela Civil, como autor de outros homicídios e de ser um dos líderes do tráfico de drogas para a facção Bonde do Maluco no bairro da Tabela. Cruz na Tela

Cruzalmense com problemas mentais está desaparecido

Familiares procuram por Nádson dos Anjos Cavalcante, conhecido como "Nau", 37 anos, morador do Loteamento Santo Antônio, no bairro Itapicuru em Cruz das Almas. 

Segundo um familiar, ele saiu de casa na manhã de ontem, sexta-feira (26/08) e desapareceu. Nádson tem problemas mentais e precisa  tomar seus remédios na hora certa, conforme orientação médica. 

A família já registrou queixa na delegacia, dando conta de seu desaparecimento e pede a quem tiver informação,  por favor ligue, para (190 Polícia Militar) ou qualquer delegacia mais próxima. Cruz na Tela

Homem fica ferido em acidente com moto no centro de Cruz das Almas

Um homem ficou ferido, depois de sofrer um acidente com moto  em frente a agência dos Correios no centro  de Cruz das Almas, na tarde deste sábado (27). 

Segundo testemunhas, a vítima identificada como Epitácio, irmão de Luís da Carpintaria,  vinha pilotando uma  moto, quando  perdeu o controle da direção e caiu. 

Ele foi socorrido em uma ambulância do (SAMU) para a Unidade de Pronto Atendimento (Upa) com fratura no braço e escoriações pelo corpo. 

"Eu ouvi a pancada e em seguida uns gritos, o coração disparou logo, pensei até que ele tinha  morrido", contou uma mulher que saia do supermercado. Cruz na Tela

Três são presos com armas no terminal rodoviário de Cruz das Almas

Três pessoas foram presas  no início da noite desta sexta-feira (26) no terminal rodoviário da cidade de Cruz das Almas, distante cerca de 146 km de Salvador.
A prisão foi realizada pelo soldado da PM, Ademir "Cara Preta",  ao lado do sargento Edigar, que faz a segurança do terminal, os quais acionaram uma guarnição para conduzir os indivíduos até a delegacia.

Segundo informações colhidas pelo Cruz na Tela, Álison Alves da Silva, vulgo "Alinho", 35 anos, de cabelo loiro, E.A.L.S, de 17 anos e Leandro de Almeida Pereira, 20, foram surpreendidos no interior de um ônibus da empresa Águia Branca, portando dois revólveres, um calibre 38 e o outro calibre 32.  Os três suspeitos são oriundos da cidade de Santo Antônio de Jesus.

Eles foram levados para a delegacia, juntamente com as duas armas, onde ficaram à disposição da justiça. Cruz na Tela

Acidente entre carro e moto 'ciquentinha' deixa duas pessoas feridas na Getúlio Vargas

Um acidente envolvendo um carro de passeio e uma moto 'cinquentinha', deixou duas pessoas feridas na manhã desta sexta-feira (26). 

De acordo com uma pessoas que presenciou o acidente, uma mulher e uma garota com cerca de 10 anos de idade, foram socorridas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com escoriações leves pelo corpo. 

Agentes da (SMTT) Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito, estiveram no local para analisar as circunstâncias do acidente. Cruz na Tela

Câmeras flagram ação de ladrões em joalheria no centro de Cruz das Almas

A ação criminosa foi flagrada na madrugada de quinta-feira (25) na joalheria Oliveira Joias, que fica na Avenida Alberto Passos no centro de Cruz das Almas. 
Dois assaltantes chegam na frente da joalheria, andando, param e quando percebem que estão sendo filmados, danificam a câmera de segurança. 

Um outro meliante é visto caminhado do outro lado da rua, observando uma possível aproximação da polícia, enquanto os comparsas praticam o arrombamento. 

Segundo a Polícia Civil ao Cruz na Tela, eles forçaram a porta e conseguiram entrar no estabelecimento, levando cerca de 200 relógios, além de joias, relógios que segundo o proprietário da joalheria, custa um valor de R$ 80,00 a R$ 200,00  cada um. 

A Polícia Civil ainda informou que já tem pista dos criminosos, e acredita que serão presos a qualquer momento.

Dona de casa comete suicídio em São Félix

Uma dona de casa, que morava no município de São Félix, no recôncavo, cometeu suicídio na terça-feira (23). 

Segundo informações, a dona de casa, identificada como Luciene, ingeriu uma substância, conhecida como soda ustica e depois disso foi encontrada caída dentro da casa onde morava com familiares, no bairro da Caanga. Ela foi socorrida para o hospital da cidade, mas não resistiu e morreu. 

O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal, para exames cadavéricos.  Há uma suspeita de que, a motivação tenha sido por conta de uma depressão. Familiares e amigos da dona de casa, lamentaram o ocorrido. 

Alguns místicos apontam o mês de agosto, como um mês pesado, com fatos marcantes, uma vez que foram registrados no últimos dias, alguns casos de suicídios na região, em um curto espaço de tempo. Cruz na Tela

Cruz das Almas: Ratinho morre em confronto com a polícia na "Estrada de Ferro"

Robson Mário Carvalho Silva, 27 anos, o "Ratinho",  foi morto durante uma ação da Polícia Militar na Rua Rio Branco, antiga "Estrada de Ferro" em Cruz das Almas, na manhã desta quarta-feira (24)

Ele chegou a ser socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mas não resistiu e morreu. Ratinho já possuía passagens pela delegacia local. 

O corpo será removido para o (DPT) Departamento de Polícia Técnica de Santo Antônio de Jesus. Não há informações sobre prisão, apreensão de arma ou drogas.

A polícia informou que Ratinho era suspeito de tráfico de drogas na cidade. Cruz na Tela

Receptador é preso e carro furtado é recuperado em Itatim

Um homem identificado como, Geidson Santana Souza Lemos, natural de Santo Estevão, foi preso por policiais militares na cidade de Itatim. 
A prisão aconteceu no último domingo (21/08) mas só foi divulgada na tarde desta terça-feira (23). Segundo o delegado titular, Aléx Wendel ao Cruz na Tela, ele foi surpreendido pelos policiais com um veículo Hyundai, que foi furtado na cidade de Jequié. 

Ainda conforme o delegado, ele confessou que comprou o veículo, mesmo sabendo que era produto de furto, por apenas, R$ 2.500,00 em Salvador, na feira do rolo, que fica na Cidade Baixa, e que passaria o veículo pelo valor de  8.00,00 reais. 

A Polícia Civil ainda apurou, que ele já foi preso outras vezes com veículos provenientes de furto. Geidson foi flagranteado e ficou à disposição da justiça. Cruz na Tela

Barracão de fogos do Aristeu é arrombado em Cruz das Almas

O barracão de fogos, Aristeu Fogos, que fica próximo da antiga e desativada Estação do Trem em Cruz das Almas, foi arrombado na noite de segunda-feira (22). De acordo como próprio Aristeu ao Cruz na Tela, o criminoso destruiu partes da parede do fundo do barracão, para tentar invadir o imóvel. 
Uma espuma na ponta do ferro para não fazer barulho
Na primeira tentativa, o meliante deu direto no banheiro, e bem no local onde fica assentado o vaso sanitário, mas passou a destruir outra parte da parede até conseguir, só que ele deu azar, pois o alarme acabou acionando

O ladrão fugiu sem levar nada, mas acabou deixando para trás a ferramenta usada no crime, um pedaço de ferro com uma espuma na ponta, justamente para não fazer barulho na destruição da parede. 

"Ao chegar agora pela manhã, para trabalhar, percebi um clarão no fundo do barracão e ao olhar direito, foi que vi o estrago", contou Aristeu. 

Estamos tentando buscar no sistema de filmagem, para identificar o criminoso, pois já vou registrar um Boletim de Ocorrência", acrescentou. Cruz na Tela

Polícia apreende armas usadas em duplo homicídio e prende três em Castro Alves

Três suspeitos foram presos na noite de segunda-feira (22) na cidade de Castro Alves, no recôncavo. Segundo a Polícia Militar, as prisões foram realizadas por policiais do (SOINT) Setor de Operacional e Inteligência da 27ª (CIPM), acompanhados por uma guarnição da CIPE/Central. 
Ainda conforme a polícia, um homem de vulgo "Malzinha", autor de dois assassinatos na cidade, na noite de domingo (21),  teria sido morto por um indivíduo  identificado como Jonathan,  por vingança, o qual antes de fugir, pediu  ao seu pai, o senhor Antônio 
Alves de Oliveira, para guardar o revólver calibre 32, usado no crime. A polícia conseguiu localizar e prender o pai dele, além de apreender a arma. 

Logo em seguida foi preso  Manoel Eloy dos Santos, acusado de ter levado Jonathan em sua moto, um dia após o crime,  até a cidade de Santo Antônio de Jesus, de onde fugiu para Salvador. 

Uma terceira pessoa identificada como, Elielson, o "Nico", também foi presa e entregou para os agentes,  um revólver calibre 38, usado por Malzinha no duplo homicídio. 

Ele alegou que um  homem de vulgo "Soldado", achou a arma no local do crime e lhe deu para guardar. Todos foram levados para a delegacia, juntamente com as armas, onde ficaram à disposição da justiça. Cruz na Tela

Célia teve encontro com Rui Costa após romper com ACM Neto

Depois de romper com o prefeito ACM Neto (DEM), a vice-prefeita Célia Sacramento (PPL) teve um encontro com o governador Rui Costa (PT).
Segundo apurou o Bocão News, a ex-aliada do democrata disse ao petista que ficou “magoada” com atitude do gestor municipal de descartá-la e colocar o deputado estadual Bruno Reis (PMDB) como vice na chapa. De acordo com fontes ligados ao Palácio de Ondina, Rui teria afagado a vice-prefeita, mas não teria prometido nada.
Todavia, essa versão é rechaçada por aliados do prefeito ACM Neto. Coordenadores da campanha do democrata afirmam que Célia teria, inclusive, tido outra reunião com pessoas do governo na última sexta-feira (19), na Casa Civil. No encontro, segundo apoiadores do gestor municipal, teria sido “instruída” a declarar ao jornal A Tarde que Neto “superfaturou obras” na administração.
O irônico, dizem os aliados do democrata, é que as construtoras Axxo Construtora LTDA e Metro Engenharia e Consultoria LTDA, que reformaram o Mercado do Rio Vermelho e a orla, respectivamente, e prestaram outros serviços à prefeitura de Salvador também já firmaram contrato com o governo, como para a reforma da Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA).
Na entrevista ao jornal, Célia fez questão de ressaltar, entretanto, que era “especialista em análises de custos e formada pela USP”. “Se tem uma pessoa que entende de controladoria sou eu. Fui a primeira mestra em Contabilidade de Salvador. 
Os principais especialistas em controladoria e sistemas de custos na área empresarial como FIEB, Polo, Prefeitura, passaram por mim. Com essa expertise posso dizer: tivemos uma série de obras que foram feitas na prefeitura com custo muito maior que deveria”, frisou. (Bocão News)

Corpos de PMs mortos em assalto na BR-324 são sepultados

Familiares e amigos de Tayrone Carlos da Silva durante sepultamento - Foto: Edilson Lima | Ag. A TARDE
O corpo do policial Tayrone Carlos da Silva, morto com um colega neste sábado, 20, dentro de um ônibus na BR-324, foi enterrado neste domingo, 21, no Cemitério Bosque da Paz, em Salvador. Amigos e familiares acompanharam a cerimônia emocionados.
O corpo do também policial Agnaldo Almeida já tinha sido sepultado mais cedo, no Cemitério do Campo Santo.
Os dois estavam dentro do ônibus quando o coletivo foi assaltado. Durante a ação, um dos bandidos percebeu um volume na calça de Agnaldo e pediu que ele levantasse. O criminoso esfaqueou o policial ao ver sua arma.
Tayrone, que estava acompanhado da esposa, saiu em defesa de Agnaldo, mas acabou sendo baleado por um dos assaltantes. O bandido usou o revólver de Agnaldo para atirar em Tayrone. (A Tarde)

Chacina deixa cinco homens mortos na Portelinha

001 (247)
Derramamento de sangue. Cinco homens terminaram mortos na madrugada deste domingo, dia 21/8, na comunidade da Portelinha. De acordo com relatos de populares, o crime foi praticado por cerca de dez homens bem armados e alguns mascarados.
Segundo informações da imprensa local, os criminosos atacaram duas casas na Comunidade da Portelinha, bairro Pedra do Descanso, Cidade de Feira de Santana, disparam dezenas de balaços, sendo que, em uma das casas, os criminosos usaram bombas que destruíram o telhado e um portão de ferro.
Os moradores apavorados informaram que as pessoas mortas na chacina não residiam na localidade. Segundo foi informado, eles chegaram ao local em um carro de passeio com placas da Cidade de Conceição de Jacuípe, para dar apoio as pessoas que estavam dentro das residências. A Polícia não descarta a participação de traficantes da chacina. 
(Hora do Bico)

Cruz das Almas: Morador de Sapeaçu é vítima de tiros no Areal

Um jovem que mora na cidade de Sapeaçu, foi vítima de uma tentativa de morte, na tarde deste domingo (21) no bairro Areal em Cruz das Almas. 

Segundo informações da Polícia Militar ao Cruz na Tela, Elisandro Santos de Jesus, 24 anos, recebeu tiros na cabeça e no tórax, quando caminhava pelo local. 

Ele conseguiu correr, mesmo atingido e ao chegar em frente ao Fórum Eleitoral, já na saída do bairro, ficou caído, mas logo foi socorrido por uma equipe do (SAMU) direto para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Ainda de acordo com a polícia, ele alegou que entrou no bairro para comprar droga. 

Em contato com o delgado Cristovão Eder, titular da delegacia do município, o mesmo informou que designou investigadores para  buscar informações sobre o caso. 

Viaturas do 1ª Pelotão, rondam o bairro, para tentar prender os autores. O estado de saúde da vítima é considerado de risco. Cruz na Tela

Professora baleada em assalto na BR-101 é atendida na UPA de Cruz das Almas

Resultado de imagem para pm fratura a perna em cruz das almas
Uma professora identificada como Risovânia Elaine Ramos Santos, 43 anos, moradora da localidade de São José do Itaporã em Muritiba, deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruz das Almas, depois de ter sido baleada na noite deste sábado (20) em um assalto na BR-101. 

Segundo informações da policia, ela teria dado carona a um casal e uma criança em seu carro, e ao chegar no trecho de Pedra do Cavalo, foi anunciado o assalto e em seguida acabou sendo baleada. 

O casal e a criança, fugiram levado celular e dinheiro da vítima. Toda suja de sangue, Risovânia conseguiu dirigir até a unidade de saúde e pediu socorro. 

Ela foi atendida inicialmente, e depois teve que ser transferida para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, com um ferimento na cabeça, provocado pelo tiro que pegou de raspão. O caso será investigado pela Polícia Civil. Cruz na Tela