Homem é preso furtando postes e materiais de energia da Coelba em Cruz das Almas

A Polícia Militar (PM) prendeu por volta das 4h da manhã de segunda-feira (18) três suspeitos de estarem furtando postes de energia e materiais da Coelba em Cruz das Almas. 
Segundo a PM, a guarnição rondava na região dos fundo da Bibi Calçados, na rua dos Ipês no bairro Ana Lúcia, quando percebeu um caminhão tipo Muck branco de placa, JQB-8096, parado com um pneu furado e a presença de alguns indivíduos perto do veículo. 
Ainda segundo a polícia, alguns postes de energia já estavam encima do caminhão, o que despertou a atenção dos agentes. Ainda conforme a polícia, ao ser perguntado sobre o que estava acontecendo, um dos suspeitos de nome André Luís da Luz dos Anjos, do bairro da Chapadinha no município, alegou que trabalhava na Coelba, porém ao ser solicitado a apresentação dos crachás, ele não mostrou o documento de identificação e acabou confessando que se tratava de furto. 
Ele ainda confessou ter furtado outros postes no local, bem como, 12 em Mragogipe, seis no distrito de Coqueiros e seis na sede da cidade e que instalou seis deles em uma fazenda na cidade de São Felipe e um na região do IAN. Ainda foi encontrado no caminhão, rolos de ramal antifurto, vários cabos, uma boa quantidade de material elétrico, conforme relatório da polícia. André recebeu voz de prisão em flagrante, juntamente, sendo levado para a delegacia. 
Os outros envolvidos, após serem ouvidos, foram liberado, mas André permaneceu preso à disposição da justiça. Com dois anos de atraso na documentação, o caminhão foi apreendido e encaminhado ao devido órgão de trânsito.  Cruz na Tela

Homem morto durante confronto em Cabaceiras participava da facção BDM, diz polícia

O confronto foi na tarde de segunda-feira (18) na Cerquinha, região rural de Cabaceiras do Paraguaçu. 
Segundo a Polícia Militar (PM) as guarnições do PETO e da localidade de São José do Itaporã, chegavam no local para conferir denúncias de tráfico de drogas e coação aos moradores, quando foram recebidas a tiros por meliantes da facção (BDM), onde um suspeito identificado pelo vulgo de "Léo" acabou  sendo baleado. Ainda segundo a polícia, três homens que estavam no confronto, conseguiram fugir. 
Dois revólveres calibre 38 foram apreendidos, além de uma quantidade significativa de drogas. A polícia ainda esclareceu que os criminosos pincharam uma boa parte da localidade com a sigla BDM, além de propagar que quem mandaria na área agora seria essa facção. Léo chegou a ser socorrido para a Upa de Cruz das Almas, mas não resistiu, vindo a óbito. Cruz na Tela

Morte de presidente de cooperativa de transporte intriga a polícia Muritibana

O crime aconteceu quando ele chegava em casa, na localidade de Pernambuco, região rural de Muritiba, no recôncavo. 
Segundo a polícia, Reginaldo Souza de Oliveira, de 37 anos, chegava em casa, por volta das 19h de segunda-feira (18) em sua Sprinter branca, quando recebeu os tiros. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu ao dar entrada na Upa de Cruz das Amas. Reginaldo era presidente da Cooperativa de Transporte Alternativo (Cootan). Um amigo e companheiro de trabalho dele, o Rogério Ramos, contou a nossa reportagem, que Reginaldo era uma homem amigável, inclusive religioso. Estou surpreso com isso que aconteceu com ele. Lamento muito essa violência", pontuou. O corpo da foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). 
O caso será investigado pelo delegado João Mateus, titular da cidade de Muritiba, para saber o motivo e a autoria, uma vez que fortes indícios, apontam para uma execução. Cruz na Tela

Suspeito de homicídio em Cruz das Almas é preso com drogas em Mucuri

A prisão de Rafael Ferreira Lima, o vulgo "Tiziu", morador do bairro Itapicuru em Cruz das Almas, aconteceu no domingo (17) em Mucuri, distrito de Itabatã, extremo sul da Bahia. 
Segundo a polícia, ele foi preso com drogas. Ainda segundo a policia, o suspeito também contou que tirou a vida do proprietário de uma academia de musculação, identificado como,  Edmilson dos Santos, 42 anos, o "Edmilson Malhado", quando a vítima varria a porta de sua academia no bairro do Itapicuru em Cruz das Almas, na noite do dia 04 desse mês, com disparos de arma de fogo.
Ainda conforme a policia, ele contou que praticou o homicídio com um outro homem, o qual já está sendo procurado. Ele ficou preso à disposição da justiça. Cruz na Tela


Alvo prioritário da Secretaria de Segurança é preso na BA-046



Um dos 80 suspeitos mais procurados pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), José Marques dos Santos Rocha, 40 anos, foi preso na madrugada deste domingo, 17, na BA-046, em um trecho entre as cidades de Iaçu e Milagres. Outros quatro homens que estavam com "Gago", como ele é conhecido, também foram detidos na ação.
De acordo com a polícia, Gago, acompanhado de Vitor dos Santos Gomes, 29, Valter dos Santos Ferreira, 29, Cícero Dantas Oliveira, 41, que possuem passagens por roubo, tráfico de drogas e estupro, e Manuel Edson Almeida Andrade, ainda tentaram fugir da barreira policial na rodovia, mas foram pegos. Com o grupo foram apreendidos um veículo adulterado, modelo S10, cerca de R$ 2 mil, celulares, um caderno com anotações da atividade criminosa da quadrilha e porções de maconha."Trabalhamos com intensidade. 
Recebemos as informações das equipes que desempenham as ações de inteligência e montamos o bloqueio. Em algum momento ele teria de passar", contou o comandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada, major Ricardo Passos, por meio de nota da SSP-BA. "Gago" foi encaminhado para Salvador, onde irá prestar depoimento nos departamentos de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). (A Tarde)

Filhote de baleia jubarte é encontrado morto em Jardim de Alah

Um filhote de baleia jubarte foi encontrado morto na manhã deste domingo (17) na praia de Jardim de Alah, em Salvador. De acordo com informações da Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb), que removeu o animal da faixa de areia, por volta das 11h, a baleia pesava, aproximadamente, 2,5 toneladas. 
As baleias estão presentes em todo litoral do estado entre os meses de junho a outubro. Em 2017, já foram registrados o encalhe de 33 baleias na costa da Bahia. No Brasil, o volume chega a 85. Os dados são do Instituto Baleia Jubarte que deve ir até o local nesta segunda (18) para registrar mais esta ocorrência, como afirma a pesquisadora da entidade, Luena Fernandes. O estado é o que tem o maior número de encalhes reportado em todo o país.
“Nesse caso, o que sabemos inicialmente é que se trata de um filhote recém-nascido. O litoral baiano é área de reprodução das baleias nesta época do ano”, afirma a pesquisadora. Ainda de acordo com Luena, com uma maior concentração de animais na costa, os encalhes se tornam naturais no período. Pelo menos, 17 mil baleias estavam no Brasil em 2015. A estimativa é de que a reprodução do animal aumente esta população de 10% a 12% anualmente. “85% das baleias que encalham já estão mortas, seja por motivos naturais ou por interações humanas, como colisão com embarcações ou redes de pesca”, acrescenta. Para ela, os ventos fortes também podem ter favorecido a morte do filhote. “Com estas condições de mar agitado, ele pode ter se separado da mãe e morrido em alto mar”. Há duas semanas, uma baleia macho jovem, com cerca 10 metros de comprimento e 20 toneladas, foi encontrada morta na praia de Ondina, atrás do Hotel Bahia Othon Palace. Na semana passada, um catamarã que saía de Morro de São Paulo em direção a Salvador se chocou com outra baleia.
Luena orienta ainda, o que deve ser feito ao encontrar uma baleia encalhada: é preciso acionar o quanto antes o Instituto Baleia Jubarte, através dos telefones (73) 3297-1340 e (73) 98802-1874, no Sul da Bahia; e (71) 3676-1463 e (71) 98154-2131, em Salvador, Litoral Norte e Região Metropolitana. (Correio)

Vítima de câncer, Marcelo Rezende morre aos 65 anos

Record/Divulgação
O apresentador de tevê Marcelo Rezende morreu neste sábado (16/9) vítimas de complicações de um câncer que afetava o pâncreas e o fígado. Ele estava internado desde terça-feira no hospital Moriah, na Zona Sul de São Paulo, para tratar uma pneumonia.  A morte foi confirmada pela TV Record.

Na sexta-feira (15), ele teve a situação agravada, com a falência de alguns órgãos. Em maio, Marcelo Rezende foi diagnosticado com o câncer, mas optou por não fazer quimioterapia por razões religiosas. 

Com 30 anos de profissão e famoso por bordões como "corta para mim", Marcelo Rezende comandava o programa policial "Cidade Alerta", da Record. Ele também passou pela Rede Globo, no famoso "Linha direta", além de RedeTV! e Bandeirantes. [...]

Cruz das Almas: Passageiro é preso após embarcar em uma Van com maconha

A prisão de um homem, transportando maconha no interior de uma Van de transporte alternativo, que seguia para Muritiba, aconteceu na manhã deste sábado (16) em Cruz das Almas. 
Segundo a Polícia Militar (PM) uma guarnição do Peto/Alfa,  prendeu George de Santana Brito, 19 anos, o "Júnior", por volta das 9h, no momento em que ele havia acabado de embarcar, já na região da antiga Cajá, prestes a deixar o município. 
Com o suspeito, foram encontrados, três trouxas de maconha, sendo duas grandes e uma pequena, além de dois pinos de cocaína.  O acusado foi flagranteado por tráfico de drogas, ficando à disposição da justiça. Cruz na Tela

Cruz das Almas: Moto roubada é recuperada com placa de outro veículo também roubado

A descoberta foi durante uma ronda na localidade de Toquinha em Cruz das Almas, na tarde de quinta-feira (14). 
Segundo a delegacia da cidade, uma guarnição da 27ª (CIPM) estava fazendo rondas pelo local, quando um homem suspeito fugiu, abandonando a moto CG 150, preta com a placa, NZI-3667 com licença de Castro Alves. 
Durante uma busca pelo sistema de informação da polícia, foi descoberto que a moto além de ter sido roubada, ostentava a placa de outra moto com restrição de furto ou roubo. Ainda segundo informações, uma empresa de seguro do município já havia feito o pagamento ao dono do veículo, de acordo o que reza no contrato. Um preposto da seguradora, disse que ficou surpreso ao ser informado do ocorrido. Cruz na Tela

Cruz das Almas: Aluno é levado para a delegacia após agredir verbalmente professora em escola pública

Um aluno do colégio da rede pública estadual, Luciano Passos, na região central da cidade de Cruz das Almas,  foi levado para a delegacia, suspeito de agredir verbalmente uma professora na manhã de quinta-feira (14).
Segundo informações, uma viatura do 1º Pelotão da 27ª (CIPM) foi chamada e conduziu o agressor que não teve a identidade revelada.
A professora foi ouvida pela Policia Civil, sobre o ocorrido. O aluno contou que perdeu a cabeça e disse ainda que está bastante arrependido. Após ser ouvido, ele foi liberado. Cruz na Tela

Morre o ex-deputado Pedro Irujo

Foto: Reprodução/ Facebook
Espanhol, mas de carreira política formada na Bahia, o ex-deputado Pedro Irujo morreu nesta sexta-feira (15), informou um de seus filhos.
Irujo tinha 87 anos e, recentemente, tinha sofrido dois infartos. Em decorrência das complicações, ficou internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital da Bahia.
O sepultamento dele está marcado para as 16h30 desta sexta, no cemitério Jardim da Saudade.
Pedro Irujo Yaniz nasceu em Pamplona, na Espanha, no dia 29 de junho de 1930. Conheceu o Brasil em viagens ocasionais, até transferir-se para São Paulo, em 1956, e para Salvador, em 1963, onde se tornou sócio proprietário e presidente da Breda Turismo (1963-1966), da Nordeste Transportes Especializados Ltda. (1966), da Stella Azurra S.A. (1973), da TV Itapoã, repetidora do Sistema Brasileiro de Televisão, em Salvador, da Rádio Sociedade da Bahia S.A. (1980), e da Polystar Indústria e Comércio de Produtos Sintéticos Ltda. (1985-1987).
Iniciou a vida política em 1980 e foi delegado nacional do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (1987-1990). Elegeu-se deputado federal no pleito de outubro de 1990 pela legenda do Partido de Renovação Nacional, a mesma sob a qual Fernando Collor de Melo conquistou a presidência da República.
Irujo retornou ao PMDB em outubro de 1992, candidatando-se sem sucesso à prefeitura de Salvador. De volta ao Legislativo, foi titular das comissões de Desenvolvimento Urbano e Interior, Viação e Transportes, e da comissão especial que discutiu a política nacional de habitação.
Em outubro de 1993, foi acusado pelo economista José Carlos Alves dos Santos, ex-assessor do Senado, de participar do esquema liderado pelo deputado João Alves (PPR-BA), responsável por desvios de verbas federais. A comissão parlamentar de inquérito que apurou os fatos considerou-o isento de culpa, mas em novembro o Ministério Público denunciou-o por crime eleitoral.
Pedro Irujo reelegeu-se em outubro de 1994, tornando-se vice-presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, titular das comissões especiais sobre os serviços de telecomunicações e sobre a criação de novos municípios, e suplente da Comissão de Agricultura e Política Rural.
Transferiu-se para o Partido da Frente Liberal (PFL) em 2000, e nesta legenda reelegeu-se para a Câmara Federal, pela Bahia, nas eleições de 2002. No ano seguinte, deixou o PFL, ingressando no Partido Liberal (PL), de onde sairia em 2005.
Após ficar um período sem legenda, retornou no mesmo ano para o PMDB. Ao longo desta legislatura (2003-2007) atuou como titular das comissões permanentes de Desenvolvimento Urbano e Interior, e de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, da qual foi também terceiro vice-presidente.
Em março de 2007, decidiu aposentar-se da vida parlamentar. Casado com Irene Rodrigues Irujo, teve dois filhos. Um deles, Luís Pedro Irujo, foi deputado estadual (1987-1991). (I Bahia)

Imagens de câmeras poderão ajudar a Polícia Civil a identificar bandidos que arrombaram lotérica em Cruz das Almas

Imagens captadas pelo sistema de monitoramento da casa lotérica, Avenida que foi arrombada na noite de quarta-feira (13) na Avenida Alberto Passos, no centro de Cruz das Almas no recôncavo, irão ajudar nas investigações. 
Segundo a Polícia Civil ao Cruz na Tela, o Serviço de Inteligência  (SI) da delegacia, coordenado pelo investigados Valnei, analisou as imagens captadas pelo sistema de monitoramento do estabelecimento arrombado, além de câmeras das proximidades e  obteve informações importantes para identificar os autores do crime. Segundo a (PC), a quadrilha chegou ao local do crime, por volta das 22h50, passando a dar vida ao arrombamento. 
Os criminosos estavam em um veículo com placa de outro estado, segundo apurou o SI. Ainda segundo a PC, existiam dois cofres no local es os criminosos foram direto ao que estava com dinheiro, excluindo o outro que estava vazio, fato que chamou a atenção dos investigadores. Os criminosos entraram na lotérica através de uma construção ao lado. 
Um cadeado foi quebrado e até uma parede foi arrombada. Algumas pessoas foram ouvidas na manhã desta quinta-feira (14), inclusive o dono da lotérica. O valor levado não foi informado pela polícia. Cruz na Tela

Inaugurações na administração de G. Mangabeira tem mais um capítulo

Resultado de imagem para imagens de governador mangabeira
Na próxima sexta-feira, dia 15, acontecerá a inauguração do Paço Municipal de Governador Mangabeira . Durante o evento haverá uma coletiva do prefeito, onde serão abordados as ações do Governo da Mudança. O evento está marcado para às 17h e conta com a presença de todo povo da cidade. Cruz na Tela

Suspeitos de participar da morte de investigador na Liberdade são presos

Luizinho estava na Polícia Civil há 29 anos - Foto: Arquivo pessoal
Três suspeitos de participar da morte do investigador Luiz Santos de Jesus, de 59 anos, no bairro da Liberdade, em Salvador, foram presos. A informação foi confirmada pela Polícia Civil nesta terça-feira, 12. Eles serão apresentados na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), localizada na Pituba, nesta quarta, 13, às 10h.
Luizinho, como o investigador era carinhosamente chamado, foi assassinado na madrugada do dia 15 de junho quando passava de carro pela rua Lima e Silva, próximo ao Terceiro Centro de Saúde. Ele, que havia saído de uma festa com a esposa e um casal de amigos, foi abordado por criminosos por volta das 3h.
Na ação criminosa, os suspeitos teriam visto que ele estava armado, tomaram a arma e, mesmo sem o policial reagir, atiraram. Em seguida, os bandidos fugiram levando a pistola calibre .40 do investigador. A arma foi encontrada no mesmo dia do crime, com um adolescente de 17 anos, na rua Nilo Peçanha, na localidade Beco do Sabão, no bairro da Calçada (Cidade Baixa).
O jovem e outros três homens foram conduzidos ao DHPP, onde foram ouvidos pelo delegado Odair Carneiro, da Força-tarefa da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA), que apura mortes de policiais. Todos foram liberados em seguida.
Luizinho estava na Polícia Civil há 29 anos e trabalhava no Serviço de Investigação (SI) da Delegacia de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Dreof).  (A Tarde)

Muritiba: Acusado de roubar e ameçar moradores na zona rural é preso pela PM

Um homem foi preso na manhã desta terça-feira (12) durante uma ação de combate a assaltos em localidades rurais de Muritiba. 
Segundo a Polícia Militar (PM) Emerson Santiago da Silva, o vulgo "Orêa", foi preso por policiais militares do (DPM) de São José do Itapoã, na localidade de Tabuleiro, região rural da cidade. A PM informou que o Orêa é suspeito de vários assaltos, além  de ameaçar moradores com uma arma de fogo. Ele foi surpreendido pela guarnição e levou os agentes até a sua casa, onde foi encontrada ama arma, tipo garrucha, a qual foi localizada e apreendida. 
O suspeito e a arma, foram levados para a delegacia, ficando à disposição da justiça. Cruz na Tela

Cruz das Almas: Polícia Militar faz abordagens nas portas das escolas de olho na criminalidade

Visando acabar com a aglomeração de criminosos, nas portas das escolas em Cruz das Almas, a Polícia militar tem feito diversas abordagens em vários horários, para coibir a violência. 
Guarnições principalmente do 1º Pelotão, vem abordando suspeitos nas portas das escolas da rede pública, onde traficantes aproveitam para colocar soldados para vender drogas e ladrões aproveitam também para tomar aparelhos de telefone celular dos alunos. 
"Queremos que seja assim sempre, pois ficamos mais tranquilos com os nossos filhos nas escolas", declarou o pai de um aluno do (CEC) Centro Educacional Cruzalmense. Cruz na Tela

Homem é assassinado dentro de Boteco no Bom Viver

Homem é assassinado dentro de Boteco no Bom Viver
Um homem até o momento conhecido pelo prenome de Misael foi assassinado com vários tiros, no inicio da noite desta segunda-feira (11-09-17), na localidade conhecida como Bom Viver, no bairro George Américo.
Segundo informações de moradores do bairro, Misael conversava com amigos no interior de um barzinho, quando foi surpreendido por homens que estavam em um veiculo de dados ignorados. Eles sacaram as armas e deflagraram vários tiros acertando em diversas partes do corpo de Misael, que não resistiu e morreu.
Há maiores informações sobre esse fato, mas a qualquer momento traremos maiores detalhes. (Polícia é Viola)

PF conclui inquérito e cita Temer, Moreira, Padilha, Geddel, Cunha e Alves

Presidente e ministros são investigados no inquérito do 'quadrilhão' do PMDB na Câmara - Foto: Sergio Lima l AFP
A Polícia Federal concluiu nesta segunda-feira, 11, o inquérito 4327 do Supremo Tribunal Federal (STF), instaurado para apurar crimes supostamente praticados pelo chamado "quadrilhão" do PMDB. A PF cita no inquérito o presidente Michel Temer, os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco, o ex-ministro Geddel Vieira Lima e os ex-presidentes da Câmara Henrique Eduardo Alves e Eduardo Cunha.
O inquérito da PF diz que há indícios da prática do crime de organização criminosa - artigo 1.º, parágrafo 1.º e artigo 2.º da Lei 12.850/2013.
Os integrantes da cúpula do partido, supostamente, mantinham "estrutura organizacional com o objetivo de obter, direta e indiretamente, vantagens indevidas em órgãos da administração pública direta e indireta".
Em nota, a PF destacou. "O grupo agia através de infrações penais, tais como corrupção ativa, passiva, lavagem de dinheiro, fraude em licitação, evasão de divisas, entre outros crimes cujas penas máximas são superiores a 4 anos."
Defesas
Em nota divulgada nesta segunda-feira, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, sugeriu que o relatório da Polícia Federal não merece resposta. A PF sustentou, na conclusão do inquérito que investigou o "quadrilhão" do PMDB na Câmara, que a cúpula do partido participava de uma organização criminosa, voltada para obtenção de vantagens indevidas na administração pública.
"O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, informa que só irá se pronunciar quando e se houver acusação formal contra ele que mereça resposta", diz a nota, assinada pela Assessoria de Comunicação da Casa Civil.
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, disse que a Polícia Federal não agiu de forma democrática ao "vazar" as conclusões do inquérito que investigou o "quadrilhão" do PMDB na Câmara, sem dar conhecimento aos citados no relatório. "Jamais participei de qualquer grupo para a prática de ilícito. Repudio a suspeita", reagiu o ministro.
Segundo o relatório final da PF, há indícios de que o presidente Michel Temer, Moreira e o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, cometeram crimes de corrupção. As investigações apontaram que integrantes da cúpula do PMDB participavam de uma organização criminosa, com o objetivo de obter, direta e indiretamente, vantagens indevidas na administração pública.
"Responderei de forma conclusiva quando tiver acesso ao relatório do inquérito. Lamento que tenha que falar sobre o que ainda não conheço. Isto não é democrático", afirmou Moreira Franco. [...]

Suspeito de fazer parte de facção é morto pela PM no Engenho Velho da Federação

Um suspeito de envolvimento com tráfico de drogas foi morto pela Polícia Militar na noite do sábado (9) na Rua Nazaré, no Engenho Velho da Federação. Ainda não identificado, ele era suspeito de fazer parte de uma facção criminosa. A PM foi chamada ao local para atender a uma ocorrência de troca de tiros entre dois grupos rivais.
Viaturas da 41ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Federação) e da 11ª CIPM (Barra/Graça) foram até o local. Em nota, a PM diz que os policiais foram recebidos a tiros e reagiram. Na troca de tiros que se seguiu entre polícia e suspeitos, Um dos criminosos foi baleado. Ele chegou a ser levado ao Hospital Geral do Estado (HGE), mas acabou morrendo.
O Engenho Velho da Federação passa por momento de tensão com a disputa entre Bonde do Maluco (BDM) e Comando da Paz (CP). Na quarta-feira (6), um adolescente morreu e duas pessoas ficaram feridas durante um ataque na localidade da Lajinha.  A ação aconteceu na Rua Santo Amaro, três dias após a Secretaria da Segurança Pública (SSP) terminar a segunda operação de ocupação no bairro. No ataque, o adolescente Guilherme Godinho Batista, 15 anos, foi baleado no tórax. Ele chegou a ser levado para o HGE com vida, mas morreu assim que deu entrada na unidade de saúde. A professora Claudilene das Neves Marinho, 42, e uma adolescente de 13 anos também foram baleadas, mas não correm risco de morte. Para a polícia, o adolescente era o alvo. "Era um rapaz envolvido. Eles foram atrás dele e, na hora, outras duas pessoas foram atendidas", conta uma moradora, que prefere não se identificar.
"Essa guerra precisa acabar. Na terça-feira, um grupo chegou aqui atirando. Todos gritando 'CP chegou'. Eles estavam com armas pesadas, como fuzis", relatou um morador ao CORREIO após a morte de Guilherme. "Tem dias que eles se enfrentam mais de uma vez. Ficamos presos em nossas pórprias casas com medo de balas perdidas". Um idoso que mora na Ladeira da Paz há mais de 20 anos disse que na segunda-feira levou um susto quando percebeu que o portão da casa dele estava pichado com a sigla CP. O carro dele e de outros moradores também tinham a sigla. 
Na segunda-feira (4) outra pessoa foi baleada na mesma localidade da Lajinha. Um adolescente de 17 anos foi ferido com um tiro na mão após se desentender com um traficante. 
Duas ocupações contra o tráfico
Em menos de um mês, as  forças da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) já ocuparam o bairro do Engenho Velho da Federação duas vezes. O ataque de ontem ocorreu três dias após as tropas deixarem a região pela segunda vez.

Durante a permanência da polícia na segunda ocupação, que terminou no domingo, nove pessoas foram presas e um homem morreu durante um confronto logo no primeiro dia da ocupação. 
Participaram da ação  um total de 50 policiais de cinco unidades da SSP-BA: o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o Draco, o Batalhão de Choque, a Rondesp Atlântico, o Grupamento Aéreo e a 41ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Federação).  
Um dos principais objetivos das ocupações era enfraquecer a ação das facções criminosas Bonde do Maluco (BDM) e  Comando da Paz (CP) nas áreas dominadas no Engenho Velho da Federação.
 O CP controla, atualmente, as localidades do Forno e da Baixa da Égua, enquanto o BDM atua na Lajinha - local do ataque de anteontem. 
Segundo fontes da Polícia Civil ouvidas pelo CORREIO, o comando do CP na região está com Kléber Nóbrega Pereira, o Kekeu, e José Henrique de Souza Conceição, o Rick. Eles já foram autuados por tráfico de drogas e homicídios. 
Kekeu e Rick estão mais diretamente ligados à administração das bocas de fumo na localidade da Baixa da Égua. Para não deixar o Forno sem comando, os dois colocaram como gerente da localidade o traficante Reinaldo Souza Santos Filho, o Fofão, promovido devido à relação antiga de amizade com os “patrões”. Ele também já foi preso por tráfico de drogas.
A localidade da Lajinha, tomada pelo BDM, tem como líder um presidiário. O homem identificado apenas como Leonardo cumpre pena por tráfico de drogas e homicídio no Complexo Penitenciário da Mata Escura. Ele desertou da facção Caveira para juntar-se ao BDM. (Correio)

Veículo que atropelou e matou três pessoas em C. do Paraguaçu era dirigido por um policial militar, diz Polícia Civil

Resultado de imagem para viatura da civil de cruz das almas
O acidente que aconteceu na noite de sábado (10) na BA 491, no município de Cabaceiras do Paraguaçu, tirou a vida de  três pessoas.
Segundo a Policia Civil as vítimas foram identificadas como, Rodrigo da Conceição Adorno, Girlene da Conceição, da localidade rural de  Mil Peixes no município, e Eliene Bernadino da Silva, do bairro da Assembleia em Cruz das Almas. Ainda segundo a Civil, uma das vítimas, chegou a ser socorrida para a (Upa) de Cruz das Almas, mas não resistiu e morreu. As vítimas seguiam para uma novena.
A Civil ainda esclareceu que o veículo atropelador, modelo L200 de placa NZX-9616, era conduzido por um policial militar reformado de prenome, Aloísio. A reportagem do Cruz na Tela conversou com exclusividade com a delegada Ana Neide, que estava de plantão na delegacia de Cruz das Almas, e ela informou que a princípio, o homem disse em depoimento que não era policial, mas um filho revelou que realente era essa a profissão do pai. 
Ainda conforme a delegada, ele alegou que ingeriu bebida alcoólica em um bar na localidade de Olhos d'água, mas que não possuía hábito de beber. Após ser ouvido, o policial foi recolhido a carceragem da delegacia, onde ficou preso em flagrante, à disposição da justiça. 
O carro, modelo L 200 de placa NZX-9616, foi levado para o pátio da delegacia da cidade de Cabaceiras do Paraguaçu. Os corpos das vítimas foram levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Cruz na Tela