Cruz das Almas: Audiência de Chico do Táxi, acusado de feminicídio é adiada mais uma vez


Mais uma vez, a audiência do acusado de feminicídio, Francisco Xavier Nascimento de Santana, o "Chico do Táxi", foi adiada. 
Ele seria ouvido na manhã desta quarta-feira (25) pelo juiz, Renato Alves Pimenta, juntamente com testemunhas e advogados de defesa e de acusação. Chico é acusado de matar a companheira, Maria Malena da Silva, com diversas facadas, no último dia (11) de fevereiro. Familiares e amigos, foram para o fórum, vestidos com camisas, com a foto de Malena, mas acabaram tendo a informação, de que pela segunda vez a audiência não aconteceria. 
O advogado da família da vítima, Alan Borges, falou a reportagem do Cruz na Tela, que o motivo da audiência não acontecer, foi porque o advogado de defesa de Chico, pela segunda vez alegou que teria que fazer um tratamento médico, sendo que o juiz acabou remarcando para o dia 30 de maio. Com faixas, parentes e amigos de Malena, caminharam pela área central da cidade, apitando e pedindo justiça. Cruz na Tela

Acusado de furtar uma idosa de 77 anos e de usar o cartão dela para fazer compras é preso pela Polícia Civil

A prisão de Nilton da Silva Pereira, vulgo "Bule", aconteceu na tarde desta quarta-feira (25) no centro da cidade de Cruz das Almas. Segundo o chefe do Serviço de Inteligência (SI) Valnei, assim que a idosa procurou a delegacia para registrar queixa, a equipe passou a investigar o caso, até prender o acusado. 
Ainda segundo o investigador, ele furtou a casa da idosa e de posse do cartão de crédito dela, passou a fazer compras no comércio da cidade, dando um prejuízo de aproximadamente, 5 mil reais. Os investigadores saíram e diligência e conseguiram também, recuperar o material que ele havia comprado. "O importante é registrar o (BO) Boletim de Ocorrência e confiar na polícia", acrescentou Valnei. O acusado ficou preso à disposição da justiça. Cruz na Tela

Agente de saúde é vítima de estelionato após procurar um designer de sobrancelha em Cruz das Almas

A agente de saúde, Roselí, denunciou um designe de sobrancelha, após descobrir que foi vítima de estelionato. O caso aconteceu no município de Cruz das Almas. 
Segundo a vítima ao Cruz na Tela, tudo aconteceu depois que ela procurou um salão de beleza que fica no centro da cidade, bem próximo ao cemitério. Roseli, queria cuidar de sua sobrancelha e falou com o designer, identificado como, Richard Alberto, profissional da área. Ainda segundo a vítima, ele pediu para preencher uma ficha, inclusive com a numeração do CPF, o que lhe deixou desconfiada. 
"Peguntei a ele o porque de todos aqueles dados, se pagaria a vista, mas ele disse que era para ter um controle e que também eu me tornaria uma cliente dele", disse. Após o tratamento, ela acabou descobrindo, que o homem teria feito um contrato com o nome dela, junto a uma operadora de telefonia celular. 
A operadora ligou para a agente de saúde, informando sobre uma dívida de um pouco mais de 200 reais, não em seu número de telefone, e sim em (CPF). Ela então, acabou suspeitando do designe de sobrancelha e procurou a delegacia e registrou uma queixa. 
Ainda conforme Roseli, ao ser chamado na delegacia, o homem confessou o crime e chegou a se prontificar a pagar o valor da dívida, mas ela preferiu dar seguimento ao caso, inclusive na justiça. A Polícia Civil está investigando o caso, para descobrir se existem outras vítimas. 
Nesses tipos de caso, o autor responde por crime de estelionato, artigo 171 do Código Penal Brasileiro (CPB). Cruz na Tela

Dois homem são presos após tentarem subornar policiais militares em abordagem na BR-101 em Cruz das Almas

Mailson Gonzaga dos Reis e João Paulo Reis de Andrade, o Paulinho, foram presos na tarde desta terça-feira (24) durante uma abordagem da Polícia Militar (PM) na BR-101 em Cruz das Almas. 
Segundo a polícia, uma guarnição do (DPM) da localidade de São José do Itaporã, zona rural de Muritiba, passava nas proximidades do mercadão, quando abordou a dupla, que seguia em uma moto Biz vermelha de placa JQA-7568, sem nenhuma documentação. 
Ainda conforme a polícia,  eles carregavam um um televisor LCD de 32 polegadas e estavam com uma quantia de 640 reais em dinheiro. Durante a abordagem, os dois homens teriam oferecido todo dinheiro que portavam e que depois pagariam mais 400 reais, para serem liberados. Os agentes não aceitaram o dinheiro e deram voz de prisão aos dois, pelo crime de corrupção ativa. 
A polícia ainda apurou, que um deles, o Paulinho, já foi preso pelo crime de Maria da Penha e que também aparece em fotos nas redes sociais, expondo arma de fogo. 
Eles foram apresentados na delegacia, onde ficaram presos à disposição da justiça. Cruz na Tela

Cruz das Almas: Tiroteio no Itapicuru, terminou com um homem baleado

Resultado de imagem para imagens upa cruz das almas
A confusão aconteceu na tarde de domingo (22) na pracinha de "Gogó" no bairro Itapicuru em Cruz das Almas. Segundo a Polícia Militar que esteve no local, José Maurício Eli de Santana, 30 anos, foi atingido na perna. 
A PM ainda informou que a vítima fazia uso de bebida alcoólica no local. Ele contou para a polícia, que estava bebendo com outros amigos, quando um carro prata, modelo Fiesta, passou e um homem sacou uma pistola e apontou para eles. Um cigano que estava na praça, também sacou uma arma e começou a atirar contra o carro. 
No tiroteio, José acabou sendo atingido. No local, a polícia colheu cerca de nove balas, calibre 9mm. O homem foi atendido na Upa da cidade e ficou em observação médica. O caso está sendo investigado pela delegacia do município. Cruz na Tela

Ex-presidiário 'Som som' é morto a tiros em distrito de Mragogipe

Carlson Souza da França, vulgo "Som som", 38 anos, foi morto a tiros no distrito de Nagé em Maragogipe. Segundo informações da polícia, ele foi encurralado e baleado na manhã de domingo (22). 
Ainda conforme a polícia, a mãe dele, identificada como Zelaide também recebeu um tiro nas nádegas. Os dois foram socorridos para a (Upa) da cidade, mas Carlos acabou morrendo.
A mulher foi transferida para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Som som já havia cumprido pena pelo crime de homicídio e há poucos dias, também foi preso por tráfico de drogas na cidade de Sapeaçu. Ainda segundo a polícia, ele já morou em Cruz das Almas, no bairro do Itapicuru. O caso está sendo investigado pela delegacia da cidade. Cruz na Tela

Cruz das Almas: Mulher é encontrada morta dentro de uma freezer; parentes acreditam em suicídio

Elba Maria Lordelo Muti Peixoto, 51 anos,  foi encontrada morta dentro de uma freezer, na casa onde morava na rua Professor Boa Ventura, no bairrro Fonde do Doutor em Cruz das Almas.
A descoberto veio através de um genro que não teve o nome divulgado. Segundo a Polícia Civil, o rapaz acabou retirando a vítima de dentro da freezer, mas ela já estava morta. Ainda conforme a Civil, Elba antes de morrer, escreveu uma carta, dizendo o porque do suicídio.
Parentes acreditam que  teria sido, devido  uma depressão. 
Moradores ficaram chocados com o ocorrido, pois a mulher aparentava ser uma pessoa tranquila e bastante educada. O corpo foi removido para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e o caso está sendo investigado. Cruz na Tela

Cruz das Almas: Solto há menos de 11 dias pela justiça, homem é preso cometendo assaltos e com uso de violência

Solto há menso de 11 dias pela justiça, Dailan dos Santos Silva, o "Dailan", da Baixa de Toquinha em Cruz das Almas, foi preso mais uma vez assaltando. 
Segundo a polícia, ele foi surpreendido no sábado (21) por uma guarnição da Polícia Militar (PM) com um comparsa da cidade de Conceição da Feira, identificado como, Thiago Lima de Jesus. Ainda segundo a polícia, eles roubaram uma moto Fan preta de um idoso, dando uma coronhada de revólver na cabeça da vítima. 
Logo em seguida, a dupla teria usado a própria moto para praticar assaltos, contra duas mulheres, levando celulares, na área do fundo da empresa de calçados Bibi. "O que nos deixa triste é saber que a justiça fica soltando esses caras, para roubarem o povo que trabalham e lutam pela vida. 
Dailan é bastante violento e isso nos preocupa, porque uma hora dessas ele pode acabar matando um pai de família", desabafou um policial. Os dois foram levados para a delegacia de Cruz das Almas, onde foram reconhecidos pelas vítimas. Cruz na Tela

Com carência de efetivo, Polícia Civil trabalha com apenas 30% da capacidade

Efetivo previsto em lei deveria ser de pelo menos 23 mil agentes
O Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) abriu a caixa-preta da crise na Polícia Civil Segundo dados da entidade informados à coluna, atualmente a corporação trabalha com cerca de 9 mil profissionais, ou seja, opera com apenas 30% da capacidade, já que deveria ter 23.100 agentes, conforme determina uma lei de 1983.
O que deixa a situação da corporação ainda pior é que, do total de policiais na ativa, 20% já estão em idade de se aposentar, ou seja, caso solicitem o benefício, pode deixar a situação ainda mais precária, pois não há previsão de convocação de aprovados em concursos já realizados ou de novas seleções. E a falta de pessoal na Polícia Civil afeta diretamente a população.
Segundo Fernando Bandeira, presidente do sindicato, cerca de 92% dos crimes ficam sem apuração, pois não há investigadores suficientes para a quantidade de inquéritos instalados. Só de inspetores, o déficit chega a 6.717 agentes. “Não há policiais suficientes para investigar os crimes. Além disso, a falta de pessoal afeta todo o processo de trabalho. Desde receber uma denúncia na delegacia até investigar crimes, como homicídios” diz Bandeira.
E quando o assunto é homicídio, os números são ainda mais alarmantes. Conforma uma fonte ligada a Polícia Civil informou à coluna, aproximadamente 95% destes crimes não são resolvidos. “Como o policial vai fazer o trabalho dele se falta tudo? A culpa não é do policial, é do Estado que sucateou a corporação”, questiona a fonte.
Corporação está sucateada
Uma agente que está há mais de 20 anos na corporação denuncia as condições precárias de trabalho nas delegacias. Segundo ela, não há manutenção em carros, em várias delegacias a limpeza não é feita, pois não há terceirizados, e muitas vezes faltam até papel e caneta.
— Os banheiros são podres, impossíveis de usar. Em muitas delegacias não existe mais serviço de limpeza e os próprios agentes precisam comprar materiais para fazer a higienização. Os carros estão sucateados. Às vezes, a manutenção é feita na camaradagem porque os agentes conseguem fazer o serviço em oficinas mecânicas de amigos. Com isso tudo quem sai prejudicada é a população, que vê a violência crescer e não consegue ter uma resposta com a apuração dos crimes — detalha.
Sindicato quer convocações
Para chamar a atenção para a precariedade, o Sinpol se reunirá na próxima quinta-feira com o chefe de polícia, delegado Rivaldo Barbosa, e em breve com o secretário de Segurança Pública, general Richard Fernandez Nunes, para pedir a nomeação de 248 oficiais de cartório aprovados no curso de formação da Acadepol, e de 96 papiloscopistas, ambos dos concursos de 2015.
O sindicato ainda vai levar uma proposta às autoridades: o aproveitamento emergencial de aposentados em condições de trabalho para fazer o primeiro atendimento nas delegacias, já que os profissionais terceirizados que faziam esse serviço foram dispensados pela empresa contratante por falta de pagamento do Estado, segundo o Sinpol. O Sindicato também vai cobrar o pagamento do 13º salário de 2017 que ainda não foi pago. (Extra)

Dez acidentes com moto são registrados em Cruz das Almas somente na quinta-feira

Resultado de imagem para ilustrativa de moto na pista
Dez acidentes com moto foram registrados, somente na quinta-feira (19) no município de Cruz das Almas, no recôncavo. 
Esse número revela uma violência no trânsito e a irresponsabilidade de muitos condutores motociclistas, que usam o veículo para praticar direção perigosa. Entre as vítimas, estava um jovem de 24 anos, o Lucas Silva, que acabou colidindo sua moto em um carro, na Avenida Getúlio Vargas, em frente a antiga estação do trem. 
Ele foi socorrido para a (Upa) com escoriações pelo corpo e também com suspeita de Traumatismo Craniano, precisando ser transferido para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Cruz na Tela

Homem fica ferido em acidente com quadriciclo na zona rural de Cruz das Almas

Resultado de imagem para imagem de um quadriciclo na estrada rural
Um homem identificado como, Reginaldo Santos de Jesus, 48 anos, fico ferido em um acidente com um quadriciclo, na localidade da Pumba, região rural de Cruz das Almas. 
Segundo informações, ele vinha com um amigo, por uma ladeira, quando perdeu o controle da direção e o veículo virou. O colega de Reginaldo, que não teve o nome divulgado, chegou a desmaiar na hora, mas assim que reagiu, preferir ir embora para casa. 
Reginaldo foi socorrido para a (Upa) por uma equipe do (SAMU192) com escoriações pelo corpo. Após ficar em observação, ele foi liberado. Cruz na Tela

Pesquisa Times Comunicação elege o Cruz na Tela como melhor site de Cruz das Almas

A Times Comunicação- Pesquisa e Eventos, elegeu o site Cruz na Tela, como melhor site da cidade de Cruz das Almas. O Prêmio Destaque Empresarial e Profissional, foi entregue em uma cerimônia na Drib Eventos, na noite de quarta-feira (18) em Cruz das Almas. Vários empresários e profissionais, foram homenageados no evento, que contou com a presença de autoridades e pessoas influentes. Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade.

Agradecimentos 
Polícia Civil da Bahia
Delegacia Territorial (DT) de Cruz das Almas
Delegado Cristovão Eder
Delegado André Piedade
Coordenador do Serviço de Inteligência (SI) Valnei e equipe
PMs: Paulo Sérgio, Chabi, tenente Eliel e sub-tenente Neto

Após flerte do PR com DEM na Bahia, Araújo promove encontro de prefeitos com Sílvio Pinheiro

[Após flerte do PR com DEM na Bahia, Araújo promove encontro de prefeitos com Sílvio Pinheiro]
O flerte do DEM baiano, leia-se prefeito ACM Neto, com o PR, presidido pelo deputado federal José Carlos Araújo, não foi adiante. No entanto, os republicanos mantêm proximidade com caciques da legenda. Sílvio Pinheiro (DEM), presidente do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), recebeu uma comitiva de prefeitos levada pelo dirigente do PR.
O encontro solicitado por José Carlos Araújo teve como pauta as reivindicações de prefeitos que estão em tramitação no FNDE. Para tentar agilizar os atendimentos e ajudar no ajuste de projetos, um grupo de assessores técnicos do FNDE foi disponibilizado aos prefeitos participantes. 
"A pasta está inteiramente à disposição para orientar os prefeitos com relação aos projetos em andamentos, inclusive aqueles que porventura estejam parados", disse o democrata Sílvio Pinheiro.
Ao fim da reunião, Araújo teceu elogios ao adversário político na Bahia. "Saímos felizes por perceber que o FNDE está de portas abertas à Bahia. Sílvio se mostrou sensível às necessidades dos nossos prefeitos, mas principalmente por compreender a importância destes projetos em benefício da população e seu desenvolvimento", disse o republicano. (B. News)

Polícia Civil evita fuga na carceragem da delegacia de Cruz das Almas

Policiais civis da delegacia da cidade de Cruz das Almas, no recôncavo, frustraram a fuga de presos da Delegacia Territorial (DT) do município. 
Os investigadores fizeram uma revista na área da carceragem e descobriram que os presos já haviam cavado um buraco, por onde planejavam fugir. Os internos usaram pedaços de cabo de vassoura com pontas, para cavar o chão no interior de uma das celas. A carceragem foi interditada, devido a uma decisão  judicial, mas mesmo assim continua abrigando presos da própria justiça. 
O pedido foi feito pelo promotor José Reis Neto e determinado pela juíza Marcele de Azevedo Rios Coutinho, titular da Vara Cível no ano de 2014. 
Os dez presos que estão custodiados na carceragem da delegacia, poderão ser transferidos para um presídio nos próximos dias. Cruz na Tela

Teto de escola desaba no interior de São Paulo e deixa 11 feridos

12º Grupamento de Bombeiros de Bauru
SÃO PAULO - O teto da Escola Municipal infantil Diomira Napoleone Paschoal, em Agudos, no centro-oeste do Estado de São paulo, desabou na manhã desta quarta-feira, 18, e deixou 11 feridos. O 12º Grupamento de Bombeiros de Bauru, que atende a região, foi acionado por volta das 8 horas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, parte do teto do refeitório da escola desabou. Segundo informações preliminares, os alunos, de 6 meses a 3 anos, conseguiram sair do local e não há vítimas fatais. (Estadão)

Cortejado pelo PT, prefeito de Barreiras declara apoio a Zé Ronaldo para governador

[Cortejado pelo PT, prefeito de Barreiras declara apoio a Zé Ronaldo para governador]
Zito Barbosa (DEM), prefeito de Barreiras, vinha sendo cortejado por integrantes do governo do PT na Bahia. O democrata chegou a ser especulado em um partido da base do governador Rui Costa (PT), mas decidiu por apoiar o pré-candidato ao governo da Bahia Zé Ronaldo (DEM).
O martelo foi batido em uma reunião com Ronaldo e com o presidente nacional do DEM, o prefeito de Salvador ACM Neto. No encontro, diz um nota divulgada por Zé Ronaldo, Zito descartou qualquer possibilidade de optar por outro nome nas eleições de outubro.
“Zé Ronaldo é um gestor público de competência testada e aprovada em quatro mandatos como prefeito de Feira de Santana. Ele também é um político experiente que fala a língua do povo e conhece os problemas da Bahia. Está pronto para ser o nosso futuro governador do estado. Estou com ele”, disse o prefeito de Barreiras.
O gestor democrata deve ainda assumir a coordenação da campanha de Zé Ronaldo no oeste baiano. “Político vitorioso, Zito é uma grande liderança de nosso partido e, com certeza, vai nos ajudar muito nesta jornada”, diz ACM Neto.
Para José Ronaldo, o apoio de Zito reforça a sua determinação de lutar por dias melhores para a Bahia. “Fico muito feliz em contar com o apoio de um prefeito comprometido com o povo e determinado, como eu, a mudar a Bahia para melhor, com saúde digna, educação eficiente e segurança pública”, listou. (Bocão News)

Prefeito de Conceição do Almeida usa redes sociais para anunciar implantação de Pelotão da PM na cidade

O prefeito da cidade de Conceição do Almeida, "Ito de Bega", usou as redes sociais para anunciar a implantação da base do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) em seu município. Esse assunto tem provocado polêmica entre os moradores da cidade de Cruz das Almas, que revelam insatisfação com a possível saída do Peto, que inclusive pertence a 27ª (CIPM) que tem sede na cidade. 
Até o momento, nenhum representante da Polícia Militar, se pronunciou na Imprensa, para explicar essa saída repentina do pelotão, uma vez que Cruz das Almas, mais do que nunca, vem atravessando um momento crítico na questão da violência, com diversos assaltos, homicídios e com o tráfico de drogas.
Alguns culpam a administração municipal pela saída do pelotão, pelo fato do prefeito Orlandinho ser do (PT) mesmo partido do governador do estado, Rui Costa. "Ele tá sem prestígio com o governador, por isso estamos perdendo tudo para as cidades vizinhas, lamentou um comerciante. A data da implantação do policiamento em Conceição do Almeida, ainda não foi divulgada. Cruz na Tela

Romário tem bens bloqueados pela Justiça

[Romário tem bens bloqueados pela Justiça]
O ídolo da Seleção Brasileira e atual senador Romário Faria teve alguns bens bloqueados pela Justiça. Segundo o colunista Leo Dias, do jornal O Dia, dois veículos do ex-jogador, uma moto BMW F 650 GS e um carro Mercedes ML320 AB54 foram penhorados para pagar uma dívida que ele tem com o município do Rio de Janeiro. 
Com base nas informações do processo, o valor que o senador deve é referente a tributos municipais e foi inscrito na dívida ativa em 2004. De acordo com a publicação, a Prefeitura do Rio até tentou que o pagamento fosse feito de forma amigável, mas como não conseguiu, entrou com uma ação judicial na qual Romário foi citado. 
Em nota, a assessoria do senador afirma que as "dívidas estão parceladas e em dia" e que por isso a defesa de Romário vai "pedir para reverter essa decisão em virtude do parcelamento". Entretanto, chama atenção o fato de constar quatro restrições judiciais (penhora) na pesquisa das placas destes mesmos veículos. 

Dupla que assaltou casa lotérica de C. do Paraguaçu tem foto divulgada pela polícia

A Polícia Militar divulgou fotos dos dois suspeitos de assaltar a casa lotérica da cidade de Cabaceiras do Paraguaçu, na manhã desta segunda-feira (16). 
Um dos indivíduos fugiu baleado, conforme informou a PM. Alex Ferreira Santos, o Paulista e o vulgo 'Vaninho', conseguiram escapar durante uma troca de tiros com a guarnição do (DPM) da cidade, que conseguiu impedir que o trio levasse o dinheiro, subtraído da lotérica. Cerca de 9,065,00 em dinheiro, dois revólveres calibres, 38 e 32 foram deixados para trás. 
Um deles, identificado como, Jacson Pereira da Silva, vulgo 'Quinho', acabou sendo preso. A polícia realiza diligências, na tentativa de preder os dois foragidos, que inclusive, são considerados de alta periculosidade. Cruz na Tela

Assalto a casa lotérica de Cabaceiras é frustrado pela polícia; um bandido é preso

O assalto foi por volta das 8h30, contra a casa lotérica da cidade de Cabaceiras do Paraguaçu.  Segundo informações da Polícia Militar (PM), o assalto foi informado por populares. Dois criminosos conseguiram fugir, um deles baleado. Uma moto Honda fan 150,  vermelha, dois revólveres, calibres 38 e 32 com numeração suprimida, foram apreendidas. 
Os agentes ainda conseguiram recuperar uma sacola preta, com a quantia de 9,065,00 reais em dinheiro, roubado da lotérica. O homem preso, foi identificado como, Jacson Pereira da Silva, vulgo 'Quinho', que acabou confessando a participação no assalto. Ainda de acordo com a polícia, os outros dois bandidos, foram identificados como, Alex Ferreira Santos, o Paulista e o vulgo 'Vaninho' que estão sendo procurados. 
Durante a presentação na delegacia, Quinho revelou ao Cruz na Tela, que foi chamado para participar do assalto, só para ficar olhando a possível aproximação da polícia, ficar como "olheiro" do trio crimino. O comandante do DPM da cidade, Paulo Sérgio, Paulinho, destacou a importância da participação da população, dando informações para a polícia.O suspeito e todo material apreendido, ficaram à disposição da justiça.