Otto prevê um 2018 sombrio para o Brasil

Otto prevê um 2018 sombrio para o Brasil; Levi Vasconcelos comenta
O senador Otto Alencar (PSD) diz que não é bem certo que Temer escape na votação de quarta, mas seja ele ou Rodrigo Maia (DEM-RJ) quem vai governar em 2018, as perspectivas são sombrias para o Brasil.
Otto diz que Temer, com o resto do Brasil a reboque, está na contramão.
— Temer aumentou o PIS-Cofins nos combustíveis, o gás de cozinha já subiu mais de 30%, já reonerou parte das indústrias e quer reonerar mais e agora pretende aumentar os royalties sobre minérios, o que vai atingir em cheio o mercado de ferro e de petróleo. Está na contramão. E aí o Brasil, afora Estados e Municípios aumentarem mais impostos, vai dar como a construção civil de Salvador, que parou muito por conta do aumento do IPTU de ACM Neto, esse que está na justiça.
Otto lembra que a economia é arbitrada por Joaquim Levy, lá ainda com Dilma, que veio do Bradesco, e agora Henrique Meirelles, que vem do Banco de Boston:
— Com esses árbitros não dá. Na medicina quando o paciente vai para a UTI em estado grave costumamos dizer que o quadro é sombrio. É esse o quadro do Brasil
Sem nomes — Diz Otto que para temperar o ambiente ruim tem a falta de nome de presidenciáveis que inspirem confiança:
— Quem? Um secretário como Bolsonaro? Um mauricinho como João Dória?
Lolitas — Diz Otto que o STF perdeu uma chance de ouro de mandar às favas o foro privilegiado, que virou manto protetor de criminosos, o que alegrou a banda podre a ir as urnas de 2018 atrás do mandato que se torna garantia de impunidade.
— Sérgio Moro é o nome mais temido para grande parte do Senado. Quando falam o nome dele, tremem que nem vara verde. É uma coisa incrível. Parecem umas lolitas.
"Engraçado... Nunca soube que Geddel era o chefe. Para mim, o chefe dele era outro"
Renan Calheiros, senador, no Twitter, criticando a procuradora Rachel Dodge por ter dito que Geddel 'era líder de uma organização criminosa'.
"Só no Brasil, altura de beliche e tamanho de armário geram discussão sobre trabalho escravo"
Gilmar Mendes, ministro do STF, no Twitter, apoiando as mudanças na definição de trabalho escravo.
Passivo motoqueiro
Nos últimos anos as motocicletas substituíram o burro e o cavalo na zona rural, daí porque há muitos jumentos vagando a ermo pelas estradas. Resultado: estima-se que mais de 50% das pessoas que ocupam os leitos hospitalares são vítimas de acidentes com motos.
Mas como saber o tamanho do estrago se grande parte dos que chegam nos hospitais são registrados apenas como 'fratura'?
Fábio Vilas-Boas, o secretário de Saúde do Estado, está tentando desvendar o mistério.
Parceria — Um sistema de geoprocessamento dos acidentes, montado em parceria com a PM e o Detran, é o foco.
— Nós queremos saber onde eles mais acontecem e porque acontecem. Temos alguns indicativos. Para cada um acidente fatal há 25 não fatais, mas são insuficientes.
Chineses na ponte
Dos 17 chineses que vieram a Salvador olhar de perto o projeto da ponte Salvador-Itaparica, 14 traduziram tudo para o mandarim e o inglês (em apenas quatro horas, cada) e foram embora. Quatro ficaram, já com apartamento alugado e tudo mais.
Diz João Leão, vice-governador e secretário do Planejamento, que a coisa flui:
— Acho que temos condições de assinar o edital da ponte em fevereiro.
A caneta — E por falar em Leão, ontem ele encontrou o deputado Luiz Augusto (PP), vice-presidente da Assembleia que está na presidência porque o titular, Angelo Coronel (PSD) está em viagem na Ásia:
— E Coronel deixou a caneta? Porque Rui Costa quando viaja leva a caneta.
POLÍTICA COM VATAPÁ
Cinto apertado
Jonival Lucas, ex-deputado, se pelava de medo de avião. Segundo o irmão, Edmon Lucas, o ex-secretário, nunca subiu num.
Certa vez alguém lhe perguntou por quê. Ele brincou. Disse que se nenhum motivo outro houvesse, ainda corria o risco de 'dar uma de Flamarion'.
Perguntaram-lhe o que era 'dar uma de Flamarion'. Ele contou.
Flamarion Rios, prefeito de Pé de Serra, deixou a caatinga para subir num avião pela primeira vez na vida. Montou num Boing da Vasp para ir a Brasília avistar-se com Waldir Pires, então ministro da Previdência Social. Já instalado, ouviu a ordem:
— Senhores passageiros, queiram apertar os cintos, por favor.
Antes da decolagem, a aeromoça fazia a checagem, olhou para Flamarion, pediu:
— Senhor, aperte o cinto, por favor.
E ele:
— Ô, minha fia, então me arranje uma tesourinha para eu fazer mais um furinho aqui porque eu já atochei o que pude.

Muritiba: Homem é preso após espancar companheira na cadeira de rodas

A covardia aconteceu no Posto Sanca, zona rural da cidade de Muritiba, no recôncavo. Segundo parentes da vítima que é cadeirante, a senhora Erinelza, conhecida como "Galega", estava em sua casa que também funciona como um bar,  no final da tarde deste sábado (21), quando o seu companheiro de prenome Ailton, o vulgo "Iu", perdeu a cabeça e começou a quebrar vários objetos, abriu diversas garrafas de cerveja, cerca de dois engradados, quebrou ovos, além de refrigerantes, jogando toda a bebida encima da vítima . 
Ele ficou transtornado, passando a espancar a companheira, que não teve nem como se defender, presa a uma cadeira de rodas. A Polícia Militar foi chamada e chegou a tempo de prender o acusado em flagrante, levando para o Plantão Central da delegacia da cidade de Cruz das Almas. 
Na delegacia, ele ainda estava nervoso, inclusive apresentando sinais de embriagez. Ailton ficou preso à disposição da justiça, sob a lei Maria da Penha. Cruz na Tela

Filho de desembargador e pediatra estão entre os presos suspeitos de pedofilia

Em Salvador, a Polícia Civil cumpriu nove mandados de prisão - Foto: Divulgação l Polícia Civil
A operação  Luz na Infância deflagrada na manhã desta sexta-feira, 20, em Salvador,  resultou na prisão de oito pessoas, suspeitas de pedofilia. Entre eles estão David Gomes Passos, de 30 anos, médico residente em pediatria, e Antônio Cláudio Silva Conceição, 46, filho de desembargador. 
David Gomes foi detido no bairro do Stiep e Cláudio Silva, no Chame-Chame. Além deles, foram presos o estudante de engenharia química Thomas Ferreira Silva Lopes, 22 (Pituba); o aposentado Ednilton Dias, 67 (Barbalho); Roberval Santos Batista, 41 (Baixa dos Sapateiros); o técnico em informática Gustavo Oliveira Ferreira, 33 (Caminho de Areia); Robson Cay Rabello (Coutos) e Jesuíno Marcondes Machado, 79 (Pituba), onde os policiais ainda apreenderam uma arma tipo espingarda e munições.
Todos foram conduzidos para a Delegacia Especial de Repressão a Crimes contra a Criança e o Adolescente (Dercca), em Brotas. Um nono suspeito foi encontrado em Itapuã, mas, apesar de os investigadores encontrarem material em seu computador, ele não foi detido, já que a sua internet é compartilhada com outras seis pessoas. A polícia vai investigar.
A polícia cumpriu nove mandados de busca e apreensão. Destes, oito foram presos em flagrante. Durante a operação, oram apreendidos computadores, celulares e vários documentos. Além da Bahia, a operação foi realizada em outros 23 estados e Distrito Federal. (A Tarde)

Tasso Jereissati se reúne com Alckmin e FHC em São Paulo

O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos senador Tasso Jereissati, durante sabatina de Alexandre Barreto de Souza, indicado ao cargo de presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica
Um dia depois de defender a saída definitiva do senador Aécio Neves da presidência do PSDB, o presidente interino do partido, senador Tasso Jereissati (PB), veio à capital paulista se encontrar com o governador Geraldo Alckmin e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O encontro acontece no apartamento de FHC, no bairro de Higienópolis, zona central, e começou por volta das 15h45. Há pouco, Alckmin deixou o local.
Aécio está afastado do comando do PSDB desde maio, quando foi revelada a delação da JBS, que o implicou diretamente. Na terça-feira, 17, o Senado derrubou as medidas cautelares impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao mineiro, que pode retomar o posto na Casa.
Agora, uma parcela dos integrantes da sigla querem que Aécio deixe o comando do PSDB para minimizar os danos à imagem do partido. O mineiro, no entanto, ainda não deu sinais claros do que pretende fazer. (Estadão)

Sai preventiva contra acusado da morte de professor de musculação em Cruz das Almas

Resultado de imagem para imagens de tiziu por matar edmilson malhado, cruz na tela
Será mantido preso, o acusado da morte do professor de musculação, Edmilson dos Santos, o "Edmilson Malhado", que foi assassinado na porta de sua academia, na noite de segunda-feira (04-09) no bairro Itapicuru em Cruz das Almas. 
Segundo informações da Polícia Civil de Cruz das Almas, com exclusividade ao Cruz na Tela, Rafael Ferreira de Lima, o "Tiziu", que se encontra preso no presídio de Teixeira de Freitas aguardando transferência para a comarca de Cruz das Almas, local onde confessou ter matado Edmilson, onde responderá por homicídio. Ainda conforme a Civil, o delegado titular, Cristovão Eder, se apressou na conclusão do inquérito, ouvindo todas as testemunhas do caso e em tempo, pediu a prisão preventiva do acusado, o que foi concedido pela justiça. A Civil ainda informou, que Tiziu estava preso, por ter sido flagrado pela Polícia Militar, com drogas em Itabatã, distrito de Mucuri, extremo sul da Bahia,  no domingo (17-09) local para onde fugiu depois do homicídio. 
Tiziu seria liberado pela acusação de tráfico de drogas, mas recebeu a notícia de que permaneceria custodiado, devido a prisão preventiva existente em seu desfavor, pelo crime de homicídio. Tido como um delegado atuante nas investigações e conclusões de inquéritos, Cristovão Eder vem crescendo a cada dia no conceito da população cruzalmense, ao lado de seus investigadores, escrivães e também do delegado adjunto, André Piedade. Cruz na Tela

Cruz das Almas: 'Eles pareciam viver tranquilos', afirmam moradores após marido esfaquear mulher no Itapicuru

Moradores da rua Andaraí, no bairro do Itapicuru em Cruz das Almas, foram pegos de surpresa com a tragédia que aconteceu no início da tarde desta quarta-feira (18). 
O vigilante de um posto de gasolina na cidade, acabou esfaqueando a sua esposa, identificada como Roquelina. Segundo moradores ao Cruz na Tela, no local do ocorrido, após ser golpeada na região do peito a mulher saiu correndo em direção a um pasto, onde acabou caindo toda ensanguentada. 
Ainda conforme informações, apos a tentativa de homicídio, Evandro colocou os filhos no carro e fugiu. 
Um irmão do acusado, disse ao chegar no local para os moradores, que Evandro vem apresentando crises de ciúmes ultimamente. "O homem tá em um ciúme besta da zorra", pontuou. A mulher foi socorrida por populares, para a (Upa) mas teve que ser transferida  para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, com o estado de saúde periclitante. Guarnições da Polícia Militar, realizam rondas para tentar prender o acusado, que fugiu . Cruz na Tela

Professor é roubado e humilhado em Cruz das Almas

Resultado de imagem para imagem viaturas cruz das almas
O assalto foi registrado no final da tarde de segunda-feria (17) na região do Iper no bairro da Coplan em Cruz das Almas. 
Segundo a vítima que é professor, e que não teve a identidade divulgada, caminhava pelo local, quando dois meliantes em uma moto, usando capacetes, se aproximaram e anunciaram o assalto. A vítima contou na delegacia para um dos investigadores de plantão, o André, que teve que entregar a sua mochila com materiais de trabalho, além de pertences. 
Os meliantes ainda mandaram a vítima deitar com a cara no chão, o que lhe fez se sentir humilhado. O professor chegou na delegacia nervoso, com a roupa toda suja de lama, pois chovia  no momento. To me sentindo humilhado, isso causa uma grande revolta na gente", acrescentou. O caso foi registrado pela Policia Civil e já está sendo investigado. Cruz na Tela

Idoso tem carro tomado de assalto na entrada da cidade de Cruz das Almas

Resultado de imagem para imagens delegacia de policia cruz das almas
A vítima foi um morador da zona rural da cidade de Governador Mangabeira. Segundo o idoso de cerca de 62 anos na delegacia, ao chegar na entrada da cidade de Cruz das Almas,  região da antiga Cajá, na BR-101, na tarde de segunda (17) parou a espera de outros carros que passavam pela rodovia, quando dois meliantes em uma moto de dados não anotados se aproximaram e anunciaram o assalto com uma arma de fogo em sua direção. 
Um dos assaltantes entrou no carro do idoso, um Siena verde de placa JSY- 5533, licença de Governador Mangabeira, enquanto o comparsa seguia de moto em direção a Baixa de Toquinha. Antes de fugir com o carro, os bandidos saquearam a vítima, levando a carteira com documentos e uma pequena quantia em dinheiro, além de um aparelho de telefone celular. O caso ficou registrado na delegacia. Cruz na Tela

Cruz das Almas: Mototaxista é obrigado a levar homem que depois roubaria sua moto

Resultado de imagem para imagem ilustrativa de arma em punho
Um mototaxista foi vítima de assalto na cidade de Cruz das Almas, na tarde de terça-feira (17) ao fazer uma viagem, como de costume. 
Segundo informações, um homem solicitou a viagem na região da Cardioimagem e depois seguiu na garupa da moto, até a região do Alegre, área rural de São José do Itaporã, na cidade de Muritiba no recôncavo. 
O ladrão apontou a arma para a vítima e levou a sua moto, modelo Fan 15 preta de placa, OZS-0982, fugindo em seguida. 
A polícia tomou conhecimento do caso e segue a procura do criminoso. Cruz na Tela

Foragido da justiça cruzalmense é preso com mais três comparsas em Santo Antônio de Jesus

Carlos Souza da Conceição, 26 anos, o "Brow", natural de Cruz das Almas e mais três comparsas identificados como, Roque Silva Santos, 21 anos, Roberto Carlos Barbosa Santos, 34 e Bruno Palmeiras, 21, foram presos por policiais do Serviço de Inteligência (SI) da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) no Conjunto Habitacional Cidade Nova em Santo Antônio de Jesus, na manhã desta terça-feira (17). 
Segundo a Polícia Civil, todos são integrantes da facção criminosa, "Bonde de Saj". Na ação, foram apreendidas, várias trouxas de maconha e cocaína, além de aparelhos de telefone celular. 
Durante interrogatório na delegacia, Brow chegou a se identificar com Daniel, mas os investigadores descobriram seu verdadeiro nome e ainda que existia em seu desfavor, seis mandados de prisão, por latrocínio (roubo seguido de morte), assaltos, tráfico de drogas e homicídios, crimes praticados em Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Muritiba. 
A ação foi coordenada pelo chefe de (SI) Marivan, que juntamente com a sua equipe, já vinha tentando prender Brow, que também é apontado pela polícia como autor de vários homicídios e assaltos em Santo Antônio de Jesus. Ainda conforme a Civil,tem mais ou menos uma semana que um deles foi solto pela justiça, após ter sido preso por porte ilegal de arma de fogo. 
A quadrilha e o material apreendido, foram apresentados na delegacia, ficando à disposição da justiça. Cruz n Tela

Traficantes matam mãe e filha em ato de vingança contra rival

Homens encapuzados invadiram casa e disparam contra quem viram pela frente - Foto: Andrezza Moura l Ag. ATARDE e Arquivo pessoal
As mortes da faxineira Adriana Nogueira Venas, de 41 anos, e da filha dela, Laiana Venas Silva, 18, foram motivadas por vingança, segundo afirmou a delegada Elaine Laranjeira, titular da 27ª Delegacia (Itinga).
Mãe e filha foram executadas a tiros dentro da casa de número 52, da Rua Milton Coelho, no Parque São Paulo, em Itinga – Lauro de Freitas –, na noite de domingo, 15.
Na ação, a filha caçula de Adriana, uma adolescente de 14 anos, foi baleada no tórax e em um dos braços, e uma jovem de 16 foi atingida com um tiro no braço esquerdo. Elas foram levadas ao Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. Até esta segunda-feira, 16, a garota de 14 anos seguia internada. A outra teve alta médica.
Testemunhas contaram que o crime foi praticado por seis homens encapuzados. Eles arrombaram o portão e a porta do imóvel e, em seguida, quebraram a fechadura do quarto onde as vítimas estavam.
Na hora da invasão, além de Adriana, as filhas e a jovem, a filha de Laiana, de 2 anos, estava no quarto. A garotinha não foi ferida.
“Isso é briga do tráfico, queriam pegar o irmão dela [Adriana]. Já tentaram matá-lo duas vezes, como não conseguiram, fizeram isso com elas”, revelou um morador do bairro, sob anonimato.
A delegada confirmou que o irmão de Adriana, Airan Nogueira Venas, era realmente o alvo dos criminosos. “Ele tem envolvimento com a criminalidade e já respondeu por tráfico de drogas”, disse a titular.
Marcado para morrer
Conforme a delegada Elaine Laranjeira, há um mês, Airan agrediu, com um facão, um morador do Loteamento Vila Pedrita, também em Itinga, e, desde então, os traficantes de drogas que agem na localidade tentam matá-lo.
“É briga entre grupos rivais, uma rixa. Airan bateu em um senhor que não tem envolvimento. Aí os traficantes se revoltaram e disseram que iam se vingar”, reafirmou Elaine.
Segundo ela, todos os suspeitos de praticar o crime foram identificados. “Já sabemos quem são, todos foram identificados. As equipes estão na rua trabalhando para tentar prendê-los”, declarou.
Revolta
“Foi uma covardia o que fizeram. Na casa, só tinha mulheres e uma criança. Minha irmã era guerreira, trabalhadora. Lutava para colocar comida em casa para as filhas e os netos, a vida dela era ajudar as pessoas”, desabafou um irmão de Adriana.
De acordo com ele, a mulher era bastante conhecida e querida no Parque São Paulo e, devido a sua morte, o comércio e as escolas não funcionaram durante a manhã. Até as 12h30 desta segunda, a reportagem presenciou alguns comerciantes fechando as portas dos estabelecimentos e colando papéis com a palavra “paz”.
“Era minha vizinha, gostava muito dela, estamos de luto. As meninas que trabalham no caixa estão abaladas, não têm condições de trabalhar, por isso fechei”, disse o dono de um mercado.
Policiais da 81ª CIPM (Itinga), que trabalham na Base Comunitária, fizeram rondas na região. A Base Comunitária fica aproximadamente a 30 metros da casa onde ocorreu o crime. (A Tarde)

Poluição sonora termina com apreensão de aparelhagem de som na zona rural de Muritiba

Policiais militares do (DPM) de São José do Itaporã, apreenderam um equipamento de som de um veículo, após denúncia de poluição sonora, na Pindobeira, localidade rural da cidade de Muritiba. 
Segundo a polícia,  a apreensão foi na noite de sábado (15) no bar de 'Zé da Pindobeira', onde um carro com um som potente, interrompia o sossego dos moradores, o que é combatido pelo Ministério Público (MP), juntamente com a polícia. 
O dono do carro e o material apreendido, foram levados e apresentados no plantão central da delegacia de Cruz das Almas, para adoção das medidas cabíveis. Cruz na Tela

Cruz das Almas: Idoso de 74 anos é agredido com garrafada na cabeça por filho que chegou em casa embriagado

Resultado de imagem para imagens da upa cruz das almas
O caso foi na Embira, região rural da cidade de Cruz das Almas, no recôncavo. Segundo o sargento Edmilson do 1º Pelotão ao Cruz na Tela, a sua guarnição foi até o local na noite de sábado (14) para averiguar o que estava acontecendo, quando se deparou com com o senhor, Antônio Bernado Oliveira, de 74 anos, sangrando, alegando que o seu próprio filho, identificado como, Hélio Conceição Pinto havia lhe agredido com uma garrafa de cerveja.  
Ainda segundo o sargento, após levar a garrafada, o idoso partiu para cima do filho e acertou uma paulada na cabeça dele, provocando um corte no coro cabeludo. Os dois foram socorridos para a (Upa) seguindo direto para a sala de sutura. 
Um irmão do Hélio, que não teve a identidade divulgada, contou que não é a primeira vez que ele chega em casa embriagado, procurando problemas. Apos o atendimento na Upa, o acusado foi levado para a delegacia, onde foi ouvido pela delegada de plantão, Ana Neide, que também colheu o depoimento  idoso e dos policia militares, envolvidos na ocorrência. Após o depoimento, o acusado teve que ser levado novamente para a unidade de saúde, pois ainda apresentava sangramento na cabeça. Cruz na Tela

Mais um caso de estupro é registrado em Cruz das Almas

Resultado de imagem para imagens ilustrativa de uma adolescente estuprada
Para a polícia,  ainda é um mistério o caso de uma adolescente de 12 anos, que saia do colégio no ultimo dia (11) desse mês, e foi obrigada a entrar em um carro, por um homem que logo em seguida cometeria um estupro. 
Segundo informações levantadas pela reportagem do Cruz na Tela, com uma pessoa que conhece a família da vítima, ela saia do colégio, por volta das 11h, quando foi levada em um carro, para o campo da Coplan, onde aconteceu o estupro. A vítima só chegou em casa por volta das 16h, momento em que foi liberada pelo criminoso. Ainda conforme informações, o caso já está sendo investigado pela delegacia da cidade, para tentar identificar o acusado e através de exames, comprovar o crime. 
Nos últimos dias, casos de violência sexual contra menores em Cruz das Almas, tem despertado a atenção da polícia, que com a ajuda do Ministério Público (MP), vem buscando investigar as denúncias, com o objetivo de identificar e punir os autores, mas acima de tudo, ampara as vítimas. Cruz na Tela

Senado articula votação secreta em caso de Aécio

Resultado de imagem para IMAGEM SOBRE SENADO
Senadores intensificaram a articulação por uma votação secreta para deliberar sobre as medidas cautelares e o afastamento impostos ao senador Aécio Neves (PSDB-MG). O tema está em discussão pela cúpula do Senado e tem como objetivo diminuir o desgaste de senadores que pretendem reverter a suspensão das funções parlamentares do tucano.
A votação no plenário da Casa está marcada para a próxima terça-feira. Por 6 votos a 5, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram na quarta-feira, 11, que medidas cautelares, como o recolhimento noturno, determinadas a deputados federais e senadores devem ser submetidas ao aval da Câmara ou do Senado.
O regimento interno do Senado prevê votação secreta para deliberação sobre prisão de parlamentar. Na semana passada, a Coluna do Estadão já havia adiantado que senadores debatiam a possibilidade de tornar a votação sigilosa. A Constituição, porém, não diz que modelo deve ser adotado. Até 2001, o artigo 53 estabelecia votação secreta - a expressão foi suprimida pela Emenda Constitucional 35.
Segundo um integrante da Mesa Diretora do Senado, a votação será como determina o regimento - ou seja, fechada. Reservadamente, um ministro do Supremo disse ao jornal O Estado de S. Paulo que, como a regra interna da Casa determina o modelo de votação, há espaço para tal interpretação.
"Seguir o regimento e a Constituição, e respeitar e proclamar o resultado livre do plenário, que é soberano, é meu dever como presidente (do Senado)", disse Eunício Oliveira (PMDB-CE) ao comentar a discussão sobre o sigilo da deliberação. A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) criticou a articulação na Casa: "Eu espero que não haja nenhuma manobra e o voto seja aberto."
No caso da prisão do senador cassado Delcídio Amaral (sem partido-MS), em novembro de 2015, o então presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), tentou realizar a votação de forma sigilosa. Parlamentares, no entanto, reagiram e entraram com um mandado de segurança contra a iniciativa.
O pedido foi deferido pelo ministro Edson Fachin com base na Emenda Constitucional 35. "Não havendo menção no art. 53, § 2.º, da Constituição, à natureza secreta da deliberação ali estabelecida, há de prevalecer o princípio democrático que impõe a indicação nominal do voto dos representantes do povo", escreveu Fachin na decisão. Na ocasião, Aécio apoiou o entendimento do Supremo.
Para o líder do PMDB no Senado, Raimundo Lira (PB), não está claro se o caso de Delcídio definiu uma regra para as próximas votações. "Não posso dizer com absoluta certeza que aquela votação definiu um padrão a ser seguido ou se precisa, em cada caso, ser revertido o voto secreto em voto aberto', afirmou.
O professor de Direito Constitucional Paulo de Tarso Neri, porém, afirmou que "a regra é a votação aberta". "Só se permite voto secreto quando o texto expressamente diz que deve ser secreto', disse. "Já houve votações abertas na Câmara. Por exemplo, a cassação de Eduardo Cunha. Se até a cassação, que é muito mais grave, é aberta, votação menos gravosa também tem de ser transparente."
Oposição
Senadores da oposição - que são minoria e defendem punição a Aécio - dizem que dificilmente a Casa vai manter as medidas cautelares impostas ao senador tucano. Para Randolfe Rodrigues (Rede-AP), há um acordo de proteção ao tucano firmado entre PMDB e PSDB. Pelas suas contas, os votos pela manutenção das medidas impostas a Aécio podem chegar a 30 senadores caso o PT feche questão pelo afastamento do tucano.
Após o mal-estar causado pela nota em que o PT criticou a decisão do Supremo em relação a Aécio, o líder da minoria no Senado, Humberto Costa (PT-PE), afirmou que sua bancada deve votar unida para manter o tucano afastado do cargo. "O Senado vai ter de entrar no mérito da discussão. Agora nós vamos discutir se as coisas que têm contra o Aécio justificam ou não essa recomendação do Supremo. Eu vou defender que nós votemos para seguir a recomendação", disse Costa.
Com nove inquéritos abertos no Supremo, Aécio foi afastado do mandato e submetido ao recolhimento domiciliar noturno por decisão da Primeira Turma do Supremo no dia 26 de setembro com base no relato dos delatores do Grupo J&F.  (O Estado de S. Paulo)

Suspeito de furto é agredido a golpes de facão em Cruz das Almas

O suspeito, identificado como Renilson Souza Santos, 32 anos, o "Júnior", deu entrada na (Upa) na manhã de quarta-feira (11) com cortes de facão pelo corpo. 
Segundo a Polícia Civil, foi avisada que havia um indivíduo na unidade de saúde, o  qual  havia sido agredido pela população a golpes de facão, depois de tentar furtar uma residência no bairro Ana Lúcia em Cruz das Almas. Uma guarnição do (SI) Serviço de Inteligência da delegacia, foi até a unidade de saúde e o próprio Júnior, admitiu ter sido agredido após tentar praticar furto.
Devido aos ferimentos, o suspeito ficou em observação a espera de transferência para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. O caso está sendo investigado pela Civil. Cruz na Tela

Mãe procura a polícia e diz que filha de dois anos foi estuprada em Cruz das Almas

Resultado de imagem para imagem ilustrativa para abuso sexual contra criança
A Polícia Civil da cidade de Cruz das Almas no recôncavo, investiga o  estupro de uma menina de dois anos, que teria ocorrido no interior da casa onde ela mora com a mãe. Segundo o delegado adjunto da cidade, André Piedade com exclusividade ao Cruz na Tela, a mãe foi quem procurou a polícia para denunciar o estupro. O delegado ainda informou que o relatório médico comprovou a ruptura de hímen, o que significa que a menina acabou perdendo a virgindade, depois de ter sido forçada pelo estuprador. Piedade não deu nenhum detalhe do acusado, se é da família ou até mesmo sobre o vínculo que tem com a criança. A mãe contou para a Polícia Civil que desconfiou após a filha ter se queixado de dores na vagina, sendo levada ao médico de imediato, onde foi descoberto o abuso sexual. O caso foi denunciado na noite de segunda-feira (9) na delegacia. "Mesmo com o resultado que já temos do médico que observou a criança, nós a encaminhamos para a perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Santo Antônio de Jesus e a partir daí, vamos cumprir o que a justiça determinar, provavelmente a prisão do autor", acrescentou Piedade. Cruz na Tela

Segurança do traficante Rogério 157 é preso no Rio, anuncia PM

A Polícia Militar informou, no fim da tarde desta segunda-feira, que um dos seguranças do traficante Rogério 157 foi preso em Nova Iguaçu, Região Metropolitana do Rio. Ele foi encontrado em uma casa no bairro Rodilândia.

A informação foi anunciada nas redes sociais da corporação e confirmada ao EXTRA. Ainda de acordo com a PM, o criminoso, identificado como Adaílton da Conceição Soares - o "Mão", de 32 anos - foi capturado por policiais do Setor de Inteligência da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) e da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Jacarezinho e conduzido até a 11ª DP (Rocinha), onde a ocorrência será registrada.
De acordo com as investigações, ele é apontado como um dos integrantes da quadrilha e segurança pessoal de Rogério 157, que ainda está foragido. Contra o acusado, havia um mandado de prisão por tráfico de drogas. Rogério 157 é um dos protagonistas da guerra na Rocinha. No dia 17 de setembro, moradores da comunidade testemunharam o confronto entre traficantes. Cerca de 60 bandidos ligados a Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem — que está preso num presídio federal em Porto Velho — invadiram a comunidade para expulsar Rogério Avelino da Silva, o Rogério 157, seu antigo aliado. (Extra)

Porteiro de escola em Mucugê é preso por coordenar ponto de drogas

Além do porteiro, o comparsa, Gerfson França Silva (à esq.), também foi preso na ação - Foto: Divulgação | SSP-BA
João José Biondi Lima, que trabalhava como porteiro da escola estadual Horácio de Matos, na cidade de Mucugê (a 448 km de Salvador), foi preso por supostamente coordenar um ponto de venda de drogas na rua do Beco. O homem foi preso no sábado, 7, mas o caso foi divulgado pela Polícia Civil neste domingo, 8.
De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-BA), a equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada chegou até o ponto de venda de drogas após uma denúncia anônima. Foram encontrados com o porteiro pés de maconha, meio quilo da mesma droga prensada, entre outros materiais.
Na casa utilizada por João José também foi preso o comparsa Gerfson França Silva. Os dois e o material ilícito foram encaminhados para a Delegacia Territorial do próprio município. "Felizes em conseguirmos mais um flagrante e da confiança da população em denunciar. 
Por outro lado estamos tristes em saber que este criminoso pode ter corrompido muitos jovens da escola. Temos a certeza de que a Polícia Civil vai aprofundar as investigações nesse sentido", comentou o comandante da Cipe Chapada, major Ricardo Passos, por meio de nota da SSP-BA. (A Tarde)

IEEJ Cursos Técnicos e UNIP- Universidade Paulista, Reinauguram em Novo Endereço

A reinauguração, aconteceu com a presença de diversos alunos e professores, além da direção. 
A instituição de ensino oferece cursos técnicos na área de enfermagem, saúde bucal, análises clínicas, farmácia e segurança do trabalho, e cursos de graduação (nível superior), como educação física, pedagogia, serviço social, contabilidade, administração, redes de computadores e muito mais. Contamos com mais de 60 cursos  de nível técnico, graduação e pós-graduação, e sempre procuramos oferecer educação de qualidade a acessível para todos. Agora com mais estrutura, mais laboratórios, mais ambientes e qualidade de ensino. O novo prédio está funcionando na rua Desidério Brandão, a poucos metro da Cardio-Imagem, no centro da cidade de Cruz das Almas. Vale salientar que a o processo seletivo esta aberto para realização de matrículas para novos alunos.