Recursos para combate ao Aedes não foram liberados, diz chefe das Forças Armadas

Resultado de imagem para ilustrativas de combate a dengue
Um dos coordenadores do Dia Nacional de Mobilização de combate ao mosquito Aedes aegypit, o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, almirante-de-esquadra Ademir Sobrinho, afirmou neste sábado (13) que os R$ 136 milhões que as Forças Armadas solicitaram ao Ministério do Planejamento para atuar ao longo da campanha ainda não foram liberados. "Esses recursos são para as Forças Armadas e ainda não foram disponibilizados", disse. "Mas não vamos deixar de atender".

Sobrinho disse que não há uma previsão de liberação, ponderou que houve dificuldade em mapear os custos, mas que já conta com a verba. "Ainda não temos previsão, porque na realidade nós tínhamos que levantar esses custos. E, enquanto estávamos levantando esses custos, já estávamos trabalhando. É demorado levantar isso tudo", explicou.

Segundo o Almirante, esses recursos já estão sendo gastos com despesas de alimentação, combustível e até mesmo material que está sendo utilizado pelos militares que estão em ação. Questionado se os comandos militares estavam "utilizando o cheque especial", o Almirante afirmou que "mais ou menos". "Estamos com próprios recursos."

Mais cedo, em sua participação na campanha, em Belo Horizonte (MG), o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, disse que o combate ao zika vírus é uma prioridade nacional e que não faltarão recursos para ações de prevenção, informação e tratamento dos atingidos.

Operação prende 21 na Bahia por tráfico de drogas, roubos e homicídios

Deflagrada na manhã de sexta-feira (12/2), a Operação Sertão Livre, da Polícia Federal em parceira com as polícias Civil e Militar, prendeu 21 pessoas nos municípios baianos de Feira de Santana, Ribeira do Pombal, Tucano, Paulo Afonso e Serrinha. 
 
O objetivo da ação é desarticular uma quadrilha com forte atuação em cidades do sertão baiano. A estrutura da organização criminosa foi identificada através de investigações realizadas há mais de dois anos.
 
O líder do grupo é o traficante, membro da facção Katiara, Hugo Péricles Ribeiro de Santana, preso no último dia 28, em um condomínio em Aracaju (SE). A quadrilha praticava crimes como assaltos, assassinato de rivais, além de tráfico de drogas, armas e munições. A PF não informou para onde os presos foram encaminhados e não forneceu detalhes sobre possíveis apreensões. (Bocão News)
 

Menor é apreendido com arma e drogas em Maragogipe

Uma ação envolvendo policiais militares do Pelotão Tático Operacional (PETO) de Cruz das Almas, e guarnições da cidade de Maragogipe no interior baiano, apreenderam na manhã desta sexta-feira (12) um menor com arma e drogas. 

De acordo com a PM, o adolescente E.C.J, 15 anos, foi surpreendido no bairro da Comissão, com uma PT calibre 380 e 11 cartuchos intactos, além de pedras de crack e cinco trouxas de maconha. 

Ele foi levado, juntamente com o material apreendido, para a delegacia, ficando à disposição da justiça. Cruz na Tela

Delegado esclarece denúncia contra 4ª Coorpin de Santo Antonio de Jesus

Foto: Ueviton Santana
Após uma denúncia de um morador da cidade de Santo Antônio de Jesus,  que procurou a 4ª Coordenadoria de Policia do Interior, Coorpin, sediada em sua cidade por meio da Imprensa local, afirmando que encontrou o complexo fechado, o delegado Fabrício de Alencar, lotado na 4ª, esclareceu dizendo que durante todo o período de festa na capital, a delegacia funcionou normalmente, com investigadores e escrivão de plantão 24h. 

Fabrício disse ainda que a tranquilidade tomou conta da cidade até mesmo pelo fato de muitas pessoas terem viajado para Salvador ou região da ilha. 

O delegado e coordenador, Fred Barreto, deverá falar sobre o caso e consequentemente, apurar a denúncia contra a Polícia Civil. Cruz na Tela

Número de mortos em guerra civil na Síria chega a 470 mil, diz jornal

Fumaça escura ganha o céu sobre o distrito de El Edaa, na cidade síria de Aleppo, após um bombardeio feito por um jato da Força Aérea Síria, em combate contra rebeldes que tentam tomar a cidade. (Foto: Youssef Boudlal/Reuters)
Em cinco anos de guerra civil, 400 mil sírios foram mortos no conflito e outros 70 mil pereceram devido à falta de água e cuidados médicos, informou nesta quinta-feira (11) o jornal britânico "The Guardian" que divulgou com exclusividade dados do Centro Sírio para Pesquisa Política. 
A estatística é muito maior do que a de 250 mil mortos usada pela ONU até parar de coletar dados, há 18 meses, de acordo com o jornal. Com os feridos no conflito, o número de atingidos chega a mais de 11% da população, disse o jornal.
Segundo números do centro, cerca de 400 mil mortes ocorreram diretamente devido à violência, enquanto 70 mil pessoas morreram por não ter acesso a tratamento adequado, medicamentos, água limpa ou abrigo.
O número de feridos chega a 1,9 milhão de pessoas. A expectativa de vida no país caiu de 70 anos em 2010 para 55,4 em 2015. As perdas na economia são estimadas em 255 bilhões de dólares, segundo o Guardian.
Uma coalizão liderada pelos Estados Unidos tenta destruir o Estado Islâmico na Síria e quer que o presidente sírio, Bashar al-Assad, deixe o poder. Mas Rússia e Irã apoiam Assad e são contrários aos opositores dele, que recebem apoio do Ocidente e de aliados árabes, como a Arábia Saudita.

Cães são mortos envenenados e a tiros em loteamento em Cruz das Almas

Imagem Ilustrativa
Em um loteamento no centro da cidade de Cruz das Almas,  que fica a cerca de 146 km de Salvador, moradores estão se deparando com a verdadeira crueldade humana, contra cães indefesos que circulam pelas ruas. 

Segundo uma moradora do loteamento São Judas Tadeu, que procurou a redação do Cruz na Tela sem querer se expor, é comum encontrar ao amanhecer, animais mortos com sinais de pedradas, envenenamento ou até com perfurações de arma de fogo. 

A moradora ainda disse que chega a escutar, juntamente com a vizinhança, os bichos sendo sacrificados durante a madrugada, mas nada podem fazer nada para impedir a monstruosidade. "Não sei a quem recorrer. Não tenho nem ideia de qual órgão possa defender esses bichinhos", revelou. 

Acredita-se que sejam  criminosos que dominam a área, com raiva do latido dos cachorros, quando eles circulam de moto durante a madrugada. 
"Quero que a Imprensa nos ajude a encontrar uma solução para o que está acontecendo aqui", acrescentou a moradora. Cruz na Tela

Duas meninas fizeram-se explodir e mataram sete pessoas

As duas suicidas fizeram-se explodir durante um funeral na localidade de Nguetchéwé, explicou o porta-voz de um grupo de patrulha local. Além dos nove mortos (incluindo as duas raparigas), cerca de vinte pessoas ficaram feriadas, disseram as mesmas fontes.

O atentado não foi ainda reivindicado, mas esta região é atacada com frequência por 'jihadistas' nigerianos do Boko Haram. O país já registou cerca de 30 ataques terroristas desde o início do ano perpetrados pelo Boko Haram, em que morreram 30 pessoas.

A 01 de fevereiro, os representantes da comunidade internacional reunidos na sede da União Africana em Addis Abeba para uma conferência de doadores prometeram 250 milhões de dólares para combater o movimento radical islâmico nigeriano Boko Haram.

"Dispomos de mais ou menos 250 milhões de dólares (231 milhões de euros)" para financiar a Força de Intervenção Conjunta Multinacional (MNJTF), que combate o Boko Haram na bacia do lago Chade, anunciou naquele dia Smail Chergui, comissário para a Paz e Segurança da União Africana (UA).

Impostos vão pesar mais do que em 2014 mas menos do que em 2015

No parecer preliminar da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) à proposta de OE2016, a que agência Lusa teve acesso, os técnicos afirmam que o documento prevê que a carga fiscal represente 34,2% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano, um peso que, apesar de ser inferior ao sentido em 2015, "deverá permanecer ainda assim num nível superior ao registado em 2014".

Segundo as contas da UTAO, e excluindo as medidas 'one-off' (extraordinárias), a carga fiscal em 2015 ascendeu a 34,4% do PIB, sendo superior em 0,2 pontos do produto ao peso dos impostos este ano, e totalizou 34,1% do PIB em 2014.
Assim, o peso dos impostos na economia representará mais 0,1 pontos percentuais este ano do que em 2014.

No entanto, os técnicos independentes afirmam que a estrutura da carga fiscal é alterada, com uma recomposição do peso dos principais impostos. Ou seja, há uma redução da carga fiscal com impostos diretos, em 0,7 pontos percentuais do PIB, "compensada em grande parte por um aumento da carga fiscal nos impostos indiretos", em 0,5 pontos percentuais do PIB, e, "em menor grau", nas contribuições sociais efetivas, em 0,1 pontos do produto.

Em 2016, escreve a UTAO, "verifica-se um reforço do peso dos impostos indiretos para 43,5% e "uma aproximação entre o peso dos impostos diretos, que se reduz para 29,9% do total, e das contribuições sociais efetivas, que aumenta para 26,6%".No ano passado, os impostos indiretos pesavam 42% do total, enquanto os diretos representavam 31,8% e as contribuições sociais 26,2% da carga fiscal no PIB. (Jornal de Notícias)

Prefeitura de Salvador pode apertar ainda mais o cinto para equilibrar finanças

Ainda não se sabe ao acerto como estão as contas da prefeitura de Salvador este ano. Mas, o prefeito ACM Neto (DEM) disse que não descarta adotar medidas drásticas, do ponto de vista fiscal, ao longo deste ano, caso a arrecadação municipal não cresça na medida em que projeta, conforme notícia o jornal Tarde nesta terça-feira (9).
 
Conforme a publicação, o gestor municipal irá se reunir nesta quarta-de-cinzas, com o secretário da Fazenda, Paulo Souto, para obter informações mais detalhas sobre a receita tributária neste primeiro momento de 2016.“Fiz um pedido especial a Paulo Souto, que ele não me informasse o resultado da arrecadação até o fim do Carnaval, para não dividir a minha preocupação com toda a organização da festa, e sobretudo, o que foi arrecadado ou não de IPTU. Então, nós vamos saber isso logo a partir de quarta-feira de cinzas, para saber como é que vai ser de fato o ano e o desemprenho fiscal da prefeitura”, disse Neto ao jornal.
 
O município já contingenciou (segurou em recursos previstos) R$ 1,5 bilhão do orçamento para 2016 em razão da crise econômica. Janeiro e fevereiro, contudo, são os meses nos quais o IPTU entra com mais força nos cofres municipais, e também o Imposto Sobre Serviços (ISS) em razão das festas. Mas é com o IPTU que entra o grosso da arrecadação neste período, sobretudo porque á incentivos, como o desconto de 10%, quando o pagamento é à vista. (Bocão News)

Tiroteio assusta moradores do bairro Areal em Cruz das Almas

Um tiroteio na noite de domingo (07) no bairro Areal em Cruz das Almas, assustou moradores não só do local como também de outros bairros próximos, que tomaram conhecimento. 

Segundo informações repassadas a nossa redação, vários tiros foram deflagrados por criminosos da região em um suposto confronto entre eles.

A nossa reportagem entrou em contato com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mas a unidade desconhece qualquer entrada por disparo de arma de fogo. 

A Polícia Militar também não soube informar se alguém ficou ferido no tiroteio. A delegacia vai investigar o caso.  Cruz na Tela

Homem é preso após invadir restaurante e promover quebra-quebra em Cruz das Almas

Fábio da Paz Oliveira, aparentando ter 32 anos, morador da rua São Benedito no bairro Ana Lúcia em Cruz das Almas, foi preso por policiais militares do 1º Pelotão na manhã desta segunda-feira (08), feriado de carnaval. 

Segundo informações da própria policia, era por volta das 7h50 quando Fábio invadiu o restaurante Meu Cravo, que fica na rua Crisogno Fernandes, próximo a praça da rua da Jurema em Cruz das Almas e proveu um verdadeiro estrago no estabelecimento. 

Ainda segundo a polícia, o rapaz estava transtornado e quando avistou os policiais, os chamou para a porrada, partindo para cima da guarnição. 

Os agentes tiveram que usar a força para conter Fábio e depois o levaram para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde foi medicado e aos poucas acabou se controlando.

A sirene do alarme do restaurante, cadeiras e garrafas, foram danificados pelo acusado que inclusive se feriu.  
Há suspeita de que o homem sofra de problemas mentais. O caso foi encaminhado para a delegacia. Cruz na Tela

Polícia prende acusado de matar catador de lata no Carnaval em Ondina

Investigadores do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prenderam, na noite deste sábado (6), no bairro da Saramandaia, em Salvador, Daniel Santos da Paixão, 28 anos, autor confesso da morte do catador de latas Evilásio dos Santos, o ‘Cara de Cachorro’, 35.
Em depoimento na unidade policial, o acusado disse que tinha um desentendimento antigo com Cara de Cachorro, motivada pela disputa de pontos de venda de drogas, na Saramandaia. Ele disse também que, na noite de sexta-feira (5), trabalhou como cordeiro de um trio elétrico e, quando encerrou o serviço, viu o desafeto.
Daniel confessou que, ao ver a vítima, partiu na direção dele, dando murros até derrubar, atingindo-o em seguida com uma faca que furtou no balcão de um bar nas imediações. Uma camisa e uma bermuda manchadas de sangue, além de uma faca foram apreendidas na casa onde Daniel foi capturado.
O material será encaminhado para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT), para análise de DNA que vai identificar se o sangue encontrado nas vestes corresponde ao da vítima. Daniel confirmou que a roupa é dele e foi usada na noite de sexta. O acusado já acumulava duas passagens pela polícia pelos crimes de furto qualificado e tráfico de drogas, além de também responder a um processo por tráfico.
O delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito, elogiou a eficiência e rapidez dos profissionais envolvidos na captura do acusado. “Conseguimos um resultado positivo e é importante ressaltar a preocupação do nosso governador Rui Costa e do secretário Maurício Barbosa com a segurança dos baianos e turistas que aproveitam o nosso carnaval. Destaco também a dedicação e empenho dos nossos policiais, que realizam nos circuitos diversas ações para garantir a paz na festa”, concluiu. (Varela Notícias)

Mãe e filha são assaltadas no centro de Cruz das Almas

Resultado de imagem para ilustrativa para bandidos de moto
A mãe e a filha menor que preferiram não se expor, foram assaltadas na manhã deste sábado (06) na rua Silvestre Mendes no centro de Cruz das Almas. 

Segundo informações de uma pessoa ligada a família das vítimas, elas chegavam em casa quando dois bandidos de moto se aproximaram armados com um revólver e anunciaram o assalto, levando um celular e alguns pertences. 

Após o roubo, a dupla fugiu como se nada tivesse acontecido. A nossa redação foi informada que ocorreram outros assaltos na cidade com a mesma modalidade. O fato foi comunicado a polícia. Cruz na Tela

Ministro é atingido por pênis de borracha durante entrevista

Ministro Steven Royce no momento em que é atingido pelo objeto fálico em protesto em Waitangi
O ministro do Desenvolvimento Econômico da Nova Zelândia, Steven Joyce, foi surpreendido durante uma entrevista ao vivo, em Waitangi, nesta quinta-feira (5), ao ser atingido por um pênis de borracha arremessado por uma mulher. A imagem viralizou nas redes sociais.
O ministro falava sobre a assinatura do Tratado Transpacífico (TPP) – acordo de livre comércio do qual a Nova Zelândia participa junto com diversos países, como Estados Unidos, Austrália e Japão – quando foi atingido.
A mulher que lançou o objeto em Royce fazia parte de um grupo que protestava contra a assinatura. Ao ser retirada por seguranças, ela apenas riu.

Popó é vítima de tentativa de assalto na Barra

O ex-deputado federal e pugilista Acelino Freitas, o Popó, foi vítima de uma tentativa de roubo na madrugada desta sexta-feira (05), no Carnaval de Salvador. 
 
Segundo informações da polícia, ele teve a camisa rasgada durante a ação de um criminoso que tentou levar uma corrente. O fato ocorreu por volta das duas horas, no circuito Barra / Ondina, próximo ao Camarote da Band. 
 
Durante a fuga, o suspeito, identificado como Marcos Andrade do Nascimento, 21 anos, foi abordado por uma guarnição da Polícia Militar que passava pelo local. A corrente foi recuperada e um Boletim de Ocorrência foi registrado na Central de Flagrantes da 1ª Delegacia Territorial. (Bocão News)

Polícia investiga caso de mulher que morreu após cair da ponte de "Pedra do Cavalo" na BR-101

A Polícia Civil está investigando o caso de uma mulher que morreu após cair da ponte de "Pedra do Cavalo" na BR-101 entre as cidades de São Félix e Governador Mangabeira, no recôncavo baiano.  

O corpo de Cleide Rodrigues de Carvalho, 31 anos, natural de Salvador, foi encontrada por volta das 4h da manhã desta quinta-feira (04) embaixo da ponte, com ferimentos provocados pela queda.

A polícia acredita que ela pode ter se suicidado, mas irá investigar para saber os motivos que teriam lhe motivado a tomar esta decisão. O corpo foi removido para o (DPT) Departamento de Polícia Técnica, para ser necropsiado. Cruz na Tela

Cruz das Almas: delegado exclarece duplo homicídio na zona rural

O delegado Cristovão Eder, titular da Delegacia Territorial de Cruz das Almas (DT), falou ao site Cruz na Tela sobre o duplo homicídio da tarde de quinta-feira (03) na localidade de Santa Júlia, zona rural da cidade. 

Segundo Eder, Valdinei dos Santos Souza, o vulgo "Pinto" e o seu irmão Carlos Cardoso Souza Filho, que foram executados com vários tiros perto de onde moravam, podem ter sido mortos devido a uma confusão que uma das vítimas o Pinto, se envolveu na cidade de Santo Antônio de Jesus com alguns criminosos, no ultimo final de semana, onde acabou sendo baleado na perna. 

Ainda segundo o titular, ele ficou internado desde o dia do ocorrido, inclusive com o estado de saúde considerado grave, mas misteriosamente saiu do hospital e veio direto para a casa de seus parentes em  Cruz das Almas, não retornando para o município de Sapeaçu, onde residia. Para o delegado, Pinto temia a morte e por este motivo resolveu não retornar para a sua casa. 

A polícia Civil descobriu depois de comparecer ao local do crime, que uma das vítimas o Carlos, não tinha nenhuma participação com a vida do crime e que foi morto porque levou o irmão para fazer curativo na perna em um posto de saúde da localidade. O delegado ainda acrescentou, que já tem pista dos assassinos e tentará realizar a prisão deles nos próximos dias. 

Pinto foi responsável pela morte do jovem Maurício, ocorrida dentro da casa de um cigano no ano passado no bairro Itapicuru em Cruz das Almas. Cruz na Tela

Cruz das Almas: irmãos são assassinados na zona rural

Um duplo homicídio marcou a tarde destra quarta-feira (03) na localidade de Santa Júlia na zona rural de Cruz das Almas. 

Segundo a Polícia Civil ao Cruz na Tela, Valdinei dos Santos Souza, o vulgo "Pinto" e o seu irmão Carlos Cardoso Souza Filho, moradores da própria localidade, foram executados a tiros por criminosos não identificados. 

Ainda segundo a Civil, Valdinei havia saído do médico recentemente e estava indo fazer curativo na perna em um posto de saúde, quando foi encurralado pelos assassinos e morto, juntamente com o seu irmão, que provavelmente morreu por estar no lugar errado na hora errada. 

Pinto era acusado de ter assassinado a tiros um homem de prenome Maurício no bairro Itapicuru em Cruz das Almas, em 2015, dentro da casa de um cigano e também havia sido preso em Santo Antonio de Jesus há poucos dias, com um carro roubado. 

Os corpos foram removidos para o (DPT) Departamento de Polícia Técnica de Santo Antônio de Jesus. O caso está sendo investigado pela delegacia da cidade. Cruz na Tela

Som alto em veículos atormenta moradores de conjunto habitacional em Cruz das Almas

Resultado de imagem para ilustrativa pra som alto
Moradores do conjunto habitacional da Pumba na cidade de Cruz das Almas, enfrentam um sério problema com o desrespeito por parte de alguns proprietários de veículos que aparecem nos finais de semana para beber e curtir. 

De acordo com um morador que preferiu não se expor, no último domingo, foi um barulho tremendo no local. "Eu pelejava para assistir a televisão e descansas um pouco, mas o som  estava tão alto que acabei desistindo", desabafou. 

Ainda segundo este morador, a polícia foi chamada assim que o carro chegou fazendo o barulho, mas só apareceu uma guarnição por volta das 17h quando ninguém mais esperava e o proprietário já havia ido embora. Cruz na Tela

Yemanja: torcedor da Imbatíveis é preso com duas armas brancas

Policiais do Batalhão de Choque prenderam um jovem identificado como Mateus Pereira Santos, 18 anos, no circuito da festa de Yemanja no Rio Vermelho por volta das 18 horas, em posse de um punhal tipo canivete.
À reportagem do Bocão News, Mateus disse que estava com a arma para se defender de membros de torcidas rivais. "Foi por legítima defesa, nunca me envolvi com nada não" afirma.
Ele falou que saiu da Imbatíveis após sofrer um atentado. "Quando sai já era tarde demais", disse.
De acordo com informações dos policiais, Mateus estava na companhia de uma adolescente que também estava com uma arma branca. Ele assumiu a posse da arma encontrada com a adolescente. (Bocão News)